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Mel Engorda ou Emagrece? Dicas e Análise

Para muitos de nós, mel é uma delícia e pode ser combinado com muitos alimentos para se fazer refeições deliciosas. Mas afinal, mel engorda por conter calorias e açúcares, ou o mel emagrece por ser natural? Vamos investigar aqui os argumentos usados por especialistas para defender cada um dos pontos e você entender se vale a pena ou não usar mel na sua dieta para emagrecer ou engordar.

O que é Mel?

Os ingredientes principais do mel são açúcares simples (ou monossacarídeos) como glicose, frutose e galactose, e açúcares complexos (oligossacarídeos) como a sacarose. Os maiores componentes são a glicose e frutose.

O nível alto de açúcares simples fazem do mel um bom alimento pré exercício, porque esses açúcares são “pré-digeridos” e facilmente absorvidos no sangue, mas essa absorção é sustentada e gradual.

Uma colher de sopa de mel tem 17 gramas de carboidratos e 64 calorias.

Açúcares no Mel

  • frutose 38,5%
  • glicose 31%
  • sacarose 1%
  • outros açúcares 9%

O mel também contém esses minerais: 

  • ferro
  • cálcio
  • magnésio
  • cobre
  • manganês
  • sódio
  • fósforo
  • potássio
  • zinco

O mel contém essas vitaminas:

  • Tiamina (Vitamina B1)
  • Riboflavina (Vitamina B2)
  • Niacina (Vitamina B3)
  • Ácido Pantotênico (Vitamina B5)
  • Vitamina B6:
  • Ácido Fólico (Vitamina B9)
  • Vitamina C

Mas antes de ficar animado, você tem que saber que essas vitaminas e minerais estão presentes em pequenas quantidades. Pense neles como um bônus.

Como o Mel Engorda?

Bem, como muitos outros carboidratos, o mel engorda se você comer demais. Caso contrário, ele não engorda. É muito difícil alguém ingerir mel demais, então as chances de que as calorias a mais vão para sua cintura são muito pequenas. Carboidratos te fazem engordar porque a energia extra que não é queimada por atividades físicas é convertida em gordura.

Lembre-se, uma colher de sopa de açúcar, que é uma porção de bom tamanho, tem apenas 64 calorias. Agora, se você coloca mel em duas fatias gordas de pão coberto com manteiga duas vezes ao dia, você pode ter um problema; caso contrário, você ficará bem. Os benefícios do mel são muito maiores que o potencial de te fazer engordar.

O mel contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Entretanto, essas quantidades são tão pequenas que você teria que comer grandes quantidades antes de receber qualquer benefício. Assim como o açúcar, o mel oferece 4 calorias por grama. Entretanto, o mel é mais doce do que o açúcar, então você só precisa usar metade para ter o mesmo sabor.

De forma geral, as pessoas consideram que o mel engorda por ser doce. Mas isso não é verdade. O mel engorda mais por estar acompanhado de pães, waffles e doces diversos do que pelo mel em si. É difícil você, por puro prazer, comer várias colheres de sopa de mel. Isso não é comum. A verdade é que somente 5 biscoitos já têm mais calorias do que uma colher de sopa de mel. E isso vale mesmo para os biscoitos sem recheio como o biscoito maisena.

Gordura e açúcar são as principais fontes de energia para o corpo humano. O açúcar é usado para pequenas e intensas cargas de energia, como levantamento de peso, enquanto a gordura é usada para atividades prolongadas, constantes e moderadamente intensas, como caminhada. Você pode ganhar peso na forma de músculo ao utilizar o mel como fonte de carboidratos para seu treino.

Como o Mel Emagrece?

O índice glicêmico do mel é mais saudável que o do açúcar refinado. Um IG mais saudável quer dizer que o açúcar não é queimado rapidamente quando uma pessoa consome mel. Assim, ele é gentilmente absorvido em todas as partes do corpo.

Assim ele se torna uma fonte de energia consistente. Estudos expuseram a importância do fato de que, devido ao consumo de mel, uma pessoa não enfrenta o aumento e queda de energia do açúcar.

Aqui está como o mel emagrece:

  • A doçura do mel é maior que a do açúcar refinado. Uma pessoa não irá consumir muito mel simplesmente porque ele é mais doce que o açúcar. Dessa forma, ele ajuda a derreter a gordura. Menos ingestão de açúcar quer dizer menos gordura armazenada. Além disso, depois de consumir esse ingrediente de perda de peso natural, uma pessoa certamente se sentirá bem e energizada. Uma colher de mel adicionado ao seu chá de manhã irá funcionar de forma rápida e positiva.
  • Perda de peso envolve a quebra de gorduras que foram armazenadas no seu corpo. Conforme essas gorduras são quebradas, radicais livres são liberados. Essas substâncias são carcinogênicas, então a remoção delas é importante. O mel é muito rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres.
  • Adoçantes podem contribuir para um ambiente ácido no organismo, o que leva ao ganho de peso e dificuldade de emagrecer. Alguns especialistas afirmam que adoçantes intoxicam o organismo, dificultando o trabalho do fígado em ajudar o corpo a queimar gordura. Sendo o adoçante um fator que complica o emagrecimento, o mel aparece com uma ótima alternativa natural de poucas calorias para adoçar alguns alimentos.
  • Preparos com mel e canela aparecem em algumas pesquisas com resultados positivos para emagrecer. Se essa mistura pode ser consumida toda manhã de estômago vazio logo após acordar, o ritmo da perda de gordura pode aumentar. Tome uma colher de sopa de mel com uma ou duas colheres de canela em um copo com água quente para se livrar dos quilos extra.
  • Uma mistura de água morna com duas colheres de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de mel cru pode funcionar de forma mágica se tomada todas as manhãs ou noites, afirmam esses especialistas. Esse coquetel cítrico ajuda a manter o corpo hidratado e ao mesmo tempo alcalinizado. Um organismo com ambiente alcalino teria muito mais facilidade para eliminar a gordura acumulada. Além disso, o limão tem sido aclamado com um alimento que ajuda a desintoxicar o organismo e, consequentemente, a emagrecer.
  • O mel também funciona de forma eficiente se tomado antes e depois dos exercícios. Adicione uma colher de mel em uma garrafa de água gelada e beba antes e depois de completar o exercício. O mel é realmente um tratamento doce para perder peso.

Mel x Açúcar

  • Peso a peso, o mel tem em média 75% das calorias do açúcar normal, e a maioria das pessoas o acha mais doce. Isso quer dizer que você pode usar menos, ingerir menos calorias e ainda ter a mesma doçura – mas é melhor que você use menos!
  • O mel contém vitaminas e minerais nutritivos em níveis baixos. O açúcar não tem nenhum.
  • A maioria do açúcar do mel entra na corrente sanguínea de forma gradual, então você tem uma liberação de energia sustentada e não uma dose de açúcar que queima rápido.
  • O mel é de fácil digestão, enquanto o açúcar tem que ser quebrado em açúcares simples primeiro.

Dicas para consumir mel:

Você precisa entender que qualquer mel tem benefícios nutricionais, mas o mel cru e não processado é muito melhor para você. Isso porque quando ele é aquecido, as vitaminas, enzimas e outros nutrientes que fazem do mel tão diferente são ou muito reduzidos ou destruídos inteiramente, deixando um produto que é pouco melhor que uma calda industrializada.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Como que você gosta de consumir mel? Você o utiliza mais como um acompanhamento do quê? Você ainda acredita que comer mel engorda? Comente abaixo!

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16 comentários em “Mel Engorda ou Emagrece? Dicas e Análise”

  1. Consumo Mel orgânico livremente e estou emagrecendo.Dizer que o mel engorda é uma grande mentira.o meu consumo diário ultrapassa 100 ml, haja visto eu o substituir pelo açucar refinado

    • Comprei meio kilo domingo e já ta acabando, toda hora ovu na geladeiro e consumo direto da bisnaga… acho que já vai acabar amanhã… bom demais

  2. Uso mel em tudo que usava acucar , principalmente sucos , cafe, cha, com iogute natural , com varias sementes , eu adoro, antes do treino entao é maravilhoso com frutas e iogurte natural, tudo pra um rico pre treino. Pos treino no shake . Super recomendo !

  3. Estou usando uma colher de mel com o suco de um limão, tomo em jejum, todas as manhãs. Tem me dado energia para a rotina corrida do dia a dia e desde que comecei a utilizar essa mistura, não tenho ficado doente. Antes vivia resfriada, com garganta inflamada e hoje não sei mais o q é isso. Rsrss

  4. À noite costumo tomar um iogurte com cereais e mel. Pode ser consumido à noite?
    E na parte da manhã, como não consigo me alimentar bem e não posso ficar muito tempo em jejum por conta da hipoglicemia, posso tomar água morna com mel e limão?

  5. Gostei da matéria , consumo 1 colher de chá de mel em Jejum, li em algum artigo , dizia que mel consumido desta forma, ajuda a subir a imunidade e regula o funcionamento do intestino para quem tenha problemas de prisão de ventre, so k noto que estou emagrecendo e como tinha uma areata, esta crescer uns fiozinhos espero k seja mesmo do benificio do mel

  6. consumo mel para adoçar o meu iogurte de kefir, que é um iogurte natural feito com lactobacilos vivos, e naturalmente ele é azedo, por isso o mel me ajuda a adoçar.

  7. Consumo mel com avocado (abacate pequeno encontrado em USA) e banana, na quebra do jejum, apenas 1 vez ao dia. Cortei o açúcar que usava no café, embora usasse Brown sugar, percebi a diferença, estou menos inchada.

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