Calorias da Salada de Frutas – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Leve, saborosa e refrescante, a salada de frutas é uma sobremesa saudável que pode ser feita em poucos minutos. E além de ser consumida após as refeições, a salada de frutas pode ser uma ótima opção para começar o dia com poucas calorias e muita energia.

Confira então quais são as calorias da salada de frutas e também dicas para incrementar seu cardápio sem atrapalhar a dieta.

Benefícios da Salada de Frutas

Você já sabe que para manter a boa forma e a saúde não basta apenas contar a quantidade de calorias de cada alimento, mas sim levar também em consideração a presença de nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas e minerais. Nesse quesito, a salada de frutas é campeã, pois além de ser uma das sobremesas menos calóricas para fazer parte da sua dieta, ela ainda é uma das mais saudáveis.

Vitaminas A, C e Complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, fibra alimentar e proteínas são alguns dos nutrientes das saladas de frutas que podem ajudá-lo a cuidar do peso e também a melhorar a saúde.

As fibras e proteínas são especialmente importantes nesse quesito, uma vez que trazem saciedade com menos calorias que os doces e ainda por cima melhoram o funcionamento do sistema digestivo – além de serem fontes de uma série de antioxidantes.

Calorias da Salada de Frutas com Banana, Laranja, Maçã e Mamão

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Essa tradicional combinação é certamente uma das maneiras mais comuns de se consumir a salada de frutas, que em algumas ocasiões ainda pode receber o acréscimo de laranja espremida para aumentar o caldo da sobremesa.

Confira todas as calorias da salada de frutas:

Porção de:

  • 1 colher de sopa: 22 kcal
  • ½ xícara: 54 kcal
  • 1 xícara: 108 kcal
  • 1 concha (150g): 86 kcal
  • Porção individual (90g): 51.3 kcal
  • 100g: 57 kcal

Calorias da Salada de Frutas com Maçã, Banana, Manga, Abacaxi, Mamão, Kiwi e Uva

kiwi

Excelente fonte de antioxidantes com poucas calorias, uma porção de 1 xícara da combinação acima fornece somente 62 kcal a cada 100g, ou 118 kcal por xícara.

Calorias da Salada de Frutas com Açúcar

Ainda que as frutas já sejam uma fonte natural de açúcar, para muitas pessoas a salada de frutas ainda precisa ser adoçada. Como uma colher de açúcar contém 46 kcal, uma porção (90g) de salada de frutas com açúcar pode conter até 96 kcal.

Calorias da Salada de Frutas com Adoçante

Bem mais leve que a versão anterior, a salada de frutas com adoçante fornece praticamente as mesmas calorias da salada convencional, já que o adoçante tem baixo valor energético. São 54 kcal por porção (90g).

Calorias da Salada de Frutas com Suco de Laranja

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Uma xícara da sobremesa com suco de laranja fornece 135 kcal. Ou o equivalente a 98 calorias por copo.

Calorias da Salada de Frutas com Creme de Leite

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Apesar do creme de leite ser liberado na dieta das proteínas, ele ainda é um alimento altamente calórico, que em combinação com os carboidratos das frutas pode fazer um pequeno estrago na sua dieta.

Uma porção de 1 xícara de salada de frutas com 2 colheres de creme de leite contém 210 kcal.

Calorias da Salada de Frutas com Leite Condensado

Outra combinação rica em calorias, a salada com uma colher de leite condensado pode conter até 173 kcal por xícara.

Caloria da Salada de Frutas com Iogurte e Aveia

Excelente opção para o café da manhã ou até mesmo de lanche pós treino, a combinação das frutas com a aveia e o iogurte fornece energia e uma série de nutrientes importantes para a regeneração e construção muscular, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Uma porção de 1 xícara da mistura acima com iogurte desnatado fornece, em média, 143 kcal.

Calorias da Salada de Frutas com Iogurte Desnatado e Granola

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Para não exagerar nas calorias, a dica aqui é acrescentar uma ou no máximo duas colheres de granola – e preferencialmente não adoçar. As calorias de uma taça como a da figura acima (com aproximadamente 200 ml) ficam em torno de 175 kcal.

Como calcular as calorias da salada de frutas

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É claro que com tantas combinações de frutas possíveis em uma única salada fica praticamente impossível determinar as calorias de todos os tipos de salada de frutas. A boa notícia é que você mesmo pode somar as calorias da salada de frutas de sua escolha utilizando a tabela abaixo, que contém as calorias das frutas mais utilizadas para a sobremesa.

Para quem adora salada de frutas e está fazendo dieta, basta manter a tabela abaixo sempre acessível para dar uma olhadinha antes de extrapolar nas calorias.

Calorias das frutas mais utilizadas para saladas:

  1. Abacaxi, 44 kcal. / fatia
  2. Melancia, 48 kcal. / fatia
  3. Banana, 58 kcal. / unidade
  4. Mamão Papaia, 96 kcal. / unidade peq.
  5. Melão, 25 kcal. / fatia
  6. Morango, 8 kcal. / unidade
  7. Manga, 229 kcal. / unidade
  8. Maçã, 52 kcal. / unidade
  9. Pêssego, 29 kcal. / unidade
  10. Laranja, 43 kcal. / unidade
  11. Uva, 6 kcal. / unidade

Dicas

Não é porque a salada de frutas é saudável que você pode simplesmente encher o prato com a sobremesa e ficar despreocupado com a balança. Veja algumas dicas para evitar ganhar peso ao consumir salada de fruta:

  1. Apesar de saudáveis, as frutas contêm carboidratos e não devem ser consumidas em excesso por quem está acima do peso. Isso porque todo o excesso de energia que não é utilizado pelo corpo será estocado na forma de gordura – e preferencialmente na região abdominal. O segredo é consumir a salada de frutas com moderação (leia-se uma porção de 90g) e fugir do açúcar, leite condensado, creme de leite e afins. Prefira opções mais saudáveis como a linhaça, chia, quinoa e aveia, que são menos calóricos e fornecem mais fibras.
  2. Para quem não fica sem um pouco de leite condensado sobre a salada de frutas, o leite de soja zero pode ser uma alternativa menos calórica. Com menos carboidratos e calorias, a bebida vai dar aquele gostinho doce na salada sem que você precise exagerar nas calorias.
  3. Muitas pessoas que consomem salada de frutas logo após o almoço costumam se sentir estufadas e com gases, e um desses motivos pode ser pela combinação dos alimentos. As frutas são ricas em açúcar e possuem digestão mais rápida que as proteínas e gorduras, motivo pelo qual recomenda-se que sejam consumidas até uma hora antes ou somente duas horas após a refeição.
  4. Mirtilo, cereja, morango, pêssego, melão, melancia, nectarina e pera são algumas das frutas menos calóricas que você pode utilizar na sua receita de salada de frutas. Já o abacate, a banana e a uva costumam ser as opções mais calóricas e exigem moderação por quem está tentando emagrecer.
  5. Assim como acontece com qualquer receita, o segredo para uma boa salada de frutas é a qualidade individual de cada um dos ingredientes. Frutas verdes, passadas ou muito azedas podem estragar sua salada. Escolha as frutas firmes, e de preferência da estação, já que frutas fora de época tendem a ser menos saborosas e muitas vezes bem mais caras. E lembre-se de que frutas mais maduras são naturalmente mais doces e eliminam a necessidade de açúcar ou qualquer outro adoçante na receita.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você é uma pessoa que costuma comer saladas de frutas como sobremesas para suas refeições? Como é a sua combinação preferida? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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2 comentários em “Calorias da Salada de Frutas – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Adoro salada de frutas, gosto da tradicional banana, laranja, maçã e mamão. Gosto de comer no lanche da tarde e também a noite em maior quantidade, substituindo a janta.