Óleo de Coco Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

O óleo de coco, extraído da polpa do coco fresco e maduro, contém cerca de 90% dos ácidos saturados. É um dos suplementos nutricionais mais vendidos do mercado. Muitas pessoas atribuem a esse composto, que é formado quase que totalmente por gorduras saturadas, o poder da perda de peso eficaz, por isso é tão aclamado. Mesmo com controvérsias de médicos e especialistas da nutrição, o óleo de coco continua levando a fama que tem e é muito consumido pela sociedade.

Vendido em farmácias, em sua maioria, sob a forma de pílulas ou líquido, o óleo de coco é de fácil acesso, sendo consumido sem qualquer prescrição médica ou qualquer conhecimento aprofundado sobre seus efeitos no corpo humano. Especialistas alegam que óleo de coco não faz milagres, mas pode ser benéfico a saúde se consumido da maneira correta. A principal pergunta é se óleo de coco emagrece, e isso iremos esclarecer melhor a seguir.

Propriedades do óleo de coco

O óleo de coco é formado por triglicerídeos (ácidos graxos) de cadeia média, como por exemplo, o ácido láurico, ácido caprílico e ácido capróico. A maioria desses ácidos graxos são gorduras saturadas de cadeias médias, as quais são metabolizadas mais facilmente pelo fígado. O ácido láurico contém propriedades antibactericidas e estudos mostram que o óleo de coco contém diversos antioxidantes, responsáveis por “limpar” o corpo dos radicais livres, os quais podem acelerar o envelhecimento e o surgimento de doenças.

Demais ácidos, os quais também são triglicerídeos médios, presentes no óleo de coco, possuem propriedades antifúngicas, antivirais e anti-infecciosas. Protegem o corpo de problemas de pele, como: coceiras, micoses, erupções cutâneas. Protegem, ainda, de diversas doenças virais e bacterianas, como: gripes, herpes e até mesmo HIV.

Uma porção de 15g de óleo de coco (1 colher de sopa), possui em torno de 130 calorias. Sendo que, na mesma porção, há uma média 15g de gorduras; 13g destas, saturadas. Óleo de coco é feito, em sua maioria, de gorduras saturadas, por isso há tantas controvérsias sobre o seu uso, já que esse nutriente pode aumentar a quantidade colesterol ruim no corpo, segundo uma corrente médica.

A vitamina E, também presente no óleo de coco, é uma excelente antioxidante e é essencial para o funcionamento correto do organismo. Garante a saúde da pele, unhas e cabelo.

Benefícios

Queremos realmente saber se o óleo de coco emagrece, mas primeiramente ele possui uma lista enorme de benefícios à saúde. Ele ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, controla a glicose e insulina, ajuda a melhorar a circulação e tratar tumores, úlceras no estômago, infecções, inflamações etc. Além disso, age contra infecções e agiliza a recuperação cutânea.

Esses benefícios são graças aos triglicerídeos de cadeia longa, que são absorvidos mais facilmente pelo fígado, sendo imediatamente convertidos em energia e não se acumulando como forma de gordura (o que é muito temido ao se consumir um alimento que é feito só de gorduras saturadas, como o óleo de coco). 

Colesterol, imunidade e beleza estética

Outro benefício do óleo de coco é de controlar o colesterol. Estudos mostram que este óleo favorece o aparecimento do colesterol bom, o HDL. Porém, infelizmente, as gorduras saturadas presentes no óleo de coco, também trazem à tona o colesterol ruim, LDL.

O óleo de coco auxilia na digestão por ser gorduroso, já que a gordura mistura-se ao bolo alimentar e facilita seu processo dentro do sistema digestivo. Além disso, alguns ácidos presentes no óleo de coco, como o ácido láurico, possuem características antibacterianas, eliminando elementos ruins do intestino. Isso favorece a flora intestinal e auxilia na saúde e o bem estar desse órgão, também evitando a prisão de ventre.

Quanto à imunidade, o óleo de coco auxilia na prevenção da proliferação de fungos, vírus e bactérias. Esse benefício ainda não é bem compreendido pela comunidade médica, porém, há a hipótese de que isto esteja ligado ao fato da melhoria do funcionamento do intestino, responsável por eliminar as bactérias ruins do corpo.

Além de todos esses benefícios, o óleo de coco é auxiliador da beleza e melhora a aparência da pele, agregando-a mais elasticidade e combatendo o envelhecimento precoce. O óleo também pode levar à hidratação dos cabelos e da pele, se adicionado a outros cosméticos.

Muitas pessoas dizem também que o óleo de coco emagrece. Mas há muitas controvérsias e muitas informações erradas sobre esse assunto. Vamos entender o porquê desta fama de que óleo de coco emagrece e veremos se isso é realmente verdade.

Óleo de Coco Emagrece Mesmo?

Assim, surge o debate em torno da questão do emagrecimento. A pergunta é se óleo de coco emagrece e como isso ocorre, já que este nutriente é composto apenas por gorduras.

Estudos mostram que esse óleo executa uma maior oxidação de gorduras, levando-as à lipólise. Essa ação poderá levar a perda de peso, já que gorduras são queimadas no processo.

Outra pesquisa mostra que o óleo de coco acelera o metabolismo, pois o ácido láurico faz as células do corpo trabalharem de forma mais rápida. Esse processo queima mais calorias, buscando nas gorduras localizadas uma fonte de energia para esse trabalho.

No entanto, não há nenhuma evidência de que óleo de coco realmente ajude as pessoas a perderem peso. Aliado a uma dieta e a exercícios físicos, esse óleo possui diversos benefícios para a saúde, podendo levar como verdadeira sentença de que óleo de coco emagrece. Porém, sozinho, não faz milagres. 

Controle da saciedade

A verdade é que óleo de coco, queimando gorduras ou não, controla a saciedade e esse fato pode ser um real aliado para quem deseja perder peso. Ao consumir óleo de coco pela manhã, a tendência é que as demais refeições ao longo do dia sejam menores, devido à saciedade que esse óleo proporciona. Para quem quer emagrecer, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado.

Controvérsias

Mesmo com tantos benefícios citados do óleo de coco, há algumas controvérsias com relação ao seu poder emagrecedor. Na forma de pílula, o óleo de coco é ingerido duas vezes ao dia; líquido, pode ser misturado aos alimentos.

Alguns médicos alegam que óleo de coco não emagrece, que isso é pura ilusão. Porém, não há mal algum em utilizá-lo, já que ele fornece outros benefícios ao corpo.

Riscos e restrições

O óleo de coco é contraindicado para pessoas que tenham colesterol alto, já que possui muitas gorduras saturadas que podem agravar esse quadro. Ele pode ser utilizado em dietas, porém é necessário que estas sejam de pouca gordura, restringindo carnes vermelhas e frituras, priorizando carnes magras, grãos, azeite etc.

O uso exagerado de óleo de coco irá trazer mais malefícios do que benefícios. Por ser feito especialmente de gorduras, não haverá o gasto das mesmas, resultando em sobrepeso e aumentando o colesterol. Além disso, irá prejudicar a flora intestinal, podendo causar diarreia.

Video: Óleo de Coco Emagrece? Faz Mal?

Outros usos do óleo de coco

O óleo de coco possui diversos outros usos, como na própria culinária. Adicionar este óleo em alimentos assado é um exemplo. Por tolerar altas temperaturas, o óleo de coco poderá substituir a manteiga (ótimo substituto para os intolerantes a lactose), óleos vegetais e demais gorduras, deixando o alimento muito mais leve e macio.

É importantíssimo consumir as quantidades certas do óleo de coco, visando tanto seu benefício de emagrecer, quanto os demais. Assim, acrescentá-lo aos alimentos do café da manhã, em porções frias, é uma boa opção.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou tomar óleo de coco alguma vez para emagrecer? Quais foram os seus resultados? Como e quando você o consumia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Óleo de Coco Emagrece Mesmo?”

  1. Olá, eu compro pra minha esposa todo mês, e sempre chega.O site e barato e confiável.Ela e eu estamos vendo resultado.
    http://www.casacariri.com.br/?a_aid=7053