Farinha de Coco Emagrece? Como Ajuda a Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

A farinha de coco é feita de coco ralado seco e está ganhando espaço no mercado devido aos seus muitos benefícios. Ela é uma farinha leve, altamente absorvente, com sabor de coco e pode ser usada para fazer qualquer coisa em que a farinha normal é usada. Então, a farinha de coco emagrece mesmo? É melhor utilizá-la no lugar da farinha normal?

Benefícios

  • Poucos carboidratos

A farinha de coco tem muito poucos carboidratos digestíveis, ou seja, a maior parte de seus carboidratos sai do seu corpo sem ser digerida, e portanto ela não causa picos nos níveis de açúcar no sangue e de insulina. Isso faz dela uma farinha boa para pessoas diabéticas e que querem emagrecer, já que picos de insulina podem causar um acúmulo maior de gordura no corpo.

  • Sem glúten

Como a farinha de coco não é feita de grãos, ela não contém glúten, o que faz dela uma boa alternativa para pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten. Muitas pessoas não sabem que sofrem de sensibilidade ao glúten, apesar de experimentarem os sintomas sempre que comem algum produto com ele, como inchaço. Se você se sente inchado sempre que come algum alimento feito com trigo, vale a pena experimentar a farinha de coco. O inchaço pode desaparecer.

  • Rica em proteínas

A farinha de coco é rica em proteínas. Uma porção de 100 gramas tem 19 gramas de proteína, que embora não contenham todos os aminoácidos essenciais, ajudam na saciedade, controle do açúcar no sangue, imunidade, recuperação após os exercícios e reparo e crescimento celular.

  • Rica em gorduras boas

14% da farinha de coco é composto de óleo de coco, um triglicerídeo de cadeia média, de fácil digestão, que é usado como energia pelo cérebro e músculos ao invés de ser armazenado como gordura. Além disso, ele tem propriedades antivirais, antibacterianas e antifungos e pode acelerar o metabolismo. Segundo estudos, o óleo de coco ajuda na queima de calorias, oxidação de gordura e redução da fome, levando à perda de peso, e por isso podemos afirmar que a farinha de coco emagrece em relação às outras opções.

  • Rica em fibras

A farinha de coco tem cerca de 5 gramas de fibras por colher de sopa, fazendo dela a farinha mais rica em fibras no mercado. A grande quantidade de fibras ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, promover saciedade, promover o funcionamento do intestino, etc. Além disso, ela não contém fitatos, que impedem a absorção de alguns nutrientes.

  • Manganês

A farinha de coco contém manganês, uma vitamina essencial para a saúde da tireoide, que regula o metabolismo.

Como a farinha de coco emagrece?

Alguns dos benefícios da farinha de coco ajudam quem está tentando perder peso. A grande quantidade de fibras, por exemplo, aumenta a saciedade, fazendo com que você coma menos, e regula os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque quando há um pico de açúcar no sangue, ocorre também um pico de insulina, e quando o açúcar no sangue volta a níveis normais, você sente vontade de comer mais doces. Com a farinha de coco, você não tem esse problema.

No que diz respeito a calorias, uma xícara de farinha de coco tem praticamente a mesma quantidade de calorias de uma xícara de farinha de trigo. Qual a vantagem, então? A vantagem, e uma das razões pela qual a farinha de coco emagrece, é que em uma receita em que você usaria 3 xícaras de farinhas de trigo, 1 xícara de farinha de coco é suficiente. Isso faz com que ela fique com praticamente apenas 1/3 das calorias da farinha de trigo.

Se você usar um adoçante culinário nas suas receitas com farinha de coco ao invés de açúcar, você pode até emagrecer enquanto come biscoitos e bolos (sem exagerar, é claro).

Desvantagens

Sim, a farinha de coco emagrece, e sim, ela oferece muitos benefícios. Mas ela ainda traz alguns problemas.

Para começar, ela é uma das farinhas mais caras do mercado, então você pode ter que pesquisar bastante até encontrar uma que caiba no seu orçamento, ou comprar pela internet.

Outro problema da farinha de coco é que como ela não contém glúten, as receitas podem ficar um pouco sem liga e seu bolo pode se esfarelar todo. Se você for transformar receitas com farinha de trigo para usar a farinha de coco, você pode ter que experimentar bastante antes de encontrar o ponto certo. Se você não gosta muito de ficar experimentando, procure receitas que já foram testadas e aprovadas com a farinha de coco, assim você só tem que seguir as instruções e não fica com dor de cabeça se sua receita não funcionar.

Considerações finais

A farinha de coco é uma ótima substituta para a farinha de trigo, tanto para pessoas sensíveis ou intolerantes ao glúten quanto para pessoas que querem emagrecer. Ela oferece muitos benefícios à saúde e o gosto de coco pode dar um sabor a mais às suas receitas.

Assim como outras farinhas sem glúten, pode ser um pouco difícil descobrir as proporções certas, mas com um pouco de paciência, ou uma pesquisa na internet, você pode começar a usá-la no seu dia a dia. Ela ainda pode ser um pouco difícil de encontrar, principalmente no interior, mas está ganhando espaço no mercado.

O que sempre vale a pena lembrar é que não há um alimento mágico que possa causar perda de peso sozinho. É correto pensar que a farinha de coco emagrece, mas é preciso que sua dieta toda seja planejada com esse objetivo e que você faça exercícios. Mas com certeza, alimentos como a farinha de coco podem ser uma grande ajuda para deixar seu caminho mais saboroso.

Você tem alguma receita com farinha de coco para emagrecer? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,54 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Farinha de Coco Emagrece? Como Ajuda a Emagrecer?”

  1. Fiz um pão de frigideira com a farinha de coco pro café da manhã ficou muito bom.
    2 ovos
    1 colher de manteiga derretida
    1 colher de chá de xylitol
    1 colher de sopa de farinha de coco
    E coloquei queijo parmesão ralado por cima na hora de fritar.

  2. Fiz um pão fit com um ovo, uma colher e meia farinha coco, temperos a gosto e um pouco de fermento.
    Passei azeite frigideira e coloquei, depois virei e acrescentei mussarela.

  3. Bolo de caneca PERFEITO!!! E ainda por cima FOFINHO 😍!
    1 ovo, 2 colher de óleo de coco ou manteiga derretida, 2 colheres de açúcar (saudável) ou mel. Mexer bem! Adicionar 2 colher da farinha de coco, 2 colheres de leite sem lactose, 2 colheres de cacau em pó e uma colher de sobremesa de fermento!!! Mexe tudo e leve ao microondas por 2 min 😍😍😍 fica perfeito e fofinho!
    Se quiser colocar caudinha por cima de leite em pó! 3 colheres de leite em pó e 3 de água ❤️ Joga por cima e seja feliz com essa delícia fofinha

  4. Receita de panqueca de banana com farinha de coco.
    2 ovos 2 claras (pode ser menos)
    1 colher de sopa de farinha de coco
    1 banana (coloca 1 minutos no micro para amolecer, metade amassa e põe na massa a outra metade poe encima como se fosse uma geleia)
    1 colher de canela.
    Mistura tudo e coloca na frigideira antiaderente.