Calorias do Inhame – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/02/2020

Frequentemente confundido com o cará, o inhame tem se tornado um alimento bastante popular entre os frequentadores de academia e todos aqueles que procuram um alimento energético e saudável para o pré-treino.

Fonte de carboidratos complexos, vitaminas, minerais e pobre em gorduras, o inhame é de fato um excelente alimento para fazer parte do seu cardápio diário, pois além de todos os nutrientes acima ele ainda contém poucas calorias quando comparado a outras fontes de carboidratos – como a batata e o pão, por exemplo.

E quais são as calorias do inhame? É o que veremos logo após descobrirmos quais são as propriedades nutricionais e os principais benefícios do inhame para a boa forma e saúde.

Valor Nutricional

O inhame caracteriza-se pelo seu médio teor de carboidratos (28 gramas a cada 100 g de inhame, ou o equivalente a dois inhames inteiros) e pela quase ausência de gorduras em sua composição (0,2 g na mesma porção de 100 g de inhame).

É importante lembrar, no entanto, que os carboidratos do inhame são do tipo complexo, ou seja, de lenta digestão. Isso torna o inhame um excelente alimento para quem treina regularmente, pois os carboidratos irão fornecer energia para a atividade física de maneira gradual, sem causar uma grande elevação na glicose sanguínea. Na prática, isso significa ter mais energia por mais tempo, e com menos calorias.

O inhame também é rico em fibras, fornecendo quase três gramas delas por unidade do tubérculo. Dois inhames inteiros (100g) fornecem quase 2 g de proteínas, além de uma boa quantidade de vitamina A, B6, C, potássio, zinco, magnésio e cálcio.

Benefícios do Inhame

Quando utilizado como substituto para outros carboidratos da refeição (como arroz, feijão, pão ou massas) o inhame pode até ajudar a controlar o peso. Não se trata, é claro, de afirmar que o inhame emagrece, mas sim de levar em consideração algumas das propriedades do inhame que o tornam um alimento saudável para quem está fazendo dieta.

Além de ser relativamente pouco calórico, o inhame é rico em fibras (que aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal) e possui um baixo índice glicêmico, o que significa uma maior dificuldade para estocar gordura na região abdominal.

Veja outros benefícios do inhame para a boa forma e saúde:

  • Auxilia no controle do colesterol: o inhame reduz a absorção intestinal e aumenta a excreção de LDL, o colesterol ruim;
  • Controla os sintomas da TPM e da Menopausa: o inhame é rico em diosgenina, um fitohormônio (hormônio vegetal) que auxilia na regulação hormonal feminina, equilibrando os níveis de alguns hormônios e melhorando os sintomas da TPM e da menopausa;
  • Aumenta a fertilidade: o chá de inhame é considerado um grande auxiliar natural para o aumento da fertilidade feminina, graças à atuação da diosgenina na modulação hormonal;
  • Fortalece o sistema imunológico: este pode ser considerado um dos principais benefícios do inhame para a saúde, e podemos afirmar que ele se deve em parte à presença de vitamina C e zinco no inhame, dois nutrientes essenciais para fortalecer as linhas de defesa do organismo;
  • Regula a pressão arterial: o inhame é rico em potássio e vitamina C, dois nutrientes que reduzem a pressão arterial e possibilitam a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue para o coração e prevenindo doenças cardiovasculares.

Suco de Inhame contra a dengue?

E ainda que não exista atualmente evidência científica garantindo sua eficácia, muitas pessoas têm aderido à moda do suco de inhame para combater a dengue, doença que têm assolado algumas regiões do país principalmente nos meses quentes de verão.

Segundo os adeptos do suco, o inhame contribuiria para o fortalecimento do sistema imunológico e seus altos níveis de zinco poderiam até bloquear a ação do agente infeccioso da dengue no sangue.

Vale lembrar, no entanto, que não há até o presente momento comprovação de que o suco de inhame previne a dengue, embora ele possa de fato colaborar para o fortalecimento do sistema imune.

Tipos de Inhame

São muitas as variedades de inhame espalhados pelo mundo (cerca de 200), sendo que no Brasil os tipos mais comuns são o inhame branco japonês, inhame bravo, inhame da China (também conhecido como inhame-cará), o inhame cigarra e o inhame taioba. E apesar de ser frequentemente confundido com o cará, tratam-se de dois tubérculos distintos.

Calorias do Inhame

Muita gente acaba restringindo o tubérculo na dieta por acreditar que o inhame engorda. Na verdade, se consumido com moderação, o inhame não engorda e pode substituir outros alimentos na dieta, como o pão e as massas.

Aliás, falando em substituição, dois inhames inteiros cozidos (116 kcal) contêm bem menos calorias do que meia fatia de pizza de calabresa (185 kcal).

– Calorias do inhame Cru

inhame

  • 1 inhame inteiro (50 g): 49 kcal
  • Porção de 100 gramas: 97 kcal
  • 1 xícara (120 g): 117 kcal
  • 1 colher de sopa (30 g): 29 kcal

– Calorias do inhame Cozido

  • 1 inhame inteiro (50 g): 58 kcal
  • Porção de 100 gramas: 116 kcal
  • 1 xícara (120 g): 140 kcal
  • 1 colher de sopa (30 g): 35 kcal

– Calorias da sopa de Inhame

download

A sopa de inhame é uma das maneiras mais práticas e saborosas de você incluir o tubérculo em sua dieta. Com apenas 92 calorias por prato, a sopa ainda tem o benefício de auxiliar na desintoxicação do fígado, acelerando a eliminação das toxinas e reduzindo as inflamações.

E você já sabe: quanto melhor está seu fígado, mais fácil será seu processo de emagrecimento.

– Calorias do Purê de Inhame

0129a24db5698b70f83e8ee28eb5c5a1

Assim como ocorre com a batata, o purê de inhame pode ser mais ou menos calórico de acordo com a quantidade de leite e manteiga utilizados durante o preparo do prato. Se você optar por utilizar somente um pouco de leite desnatado e a margarina light, é possível fazer um purê de inhame com 100 calorias por porção (equivalente a ½ xícara).

Já se a preferência for pelo leite e manteiga tradicionais, as calorias do purê de inhame saltam para 38 calorias por colher, ou aproximadamente 152 kcal por porção de ½ xícara.

– Calorias do Suco de Inhame

Receita-suco-de-inhame

O suco de inhame é uma maneira prática de consumir mais o tubérculo sem precisar esperar pelo cozimento. Com somente 72 calorias por copo, o suco de inhame com maçã é também pouco calórico e pode fazer parte do seu cardápio desintoxicante sem atrapalhar a dieta.

– Calorias do Pão de Inhame

Yam-bread-pt1-880x340

Como apresenta uma boa quantidade de amido, o inhame também pode ser utilizado no preparo de bolos doces e salgados. Uma fatia de 50 gramas de pão de inhame contém 140 calorias e 31 gramas de carboidratos.

Dicas

  • Ao comprar inhame, dê preferência para os tubérculos firmes e sem brotos aparentes (que nesse caso podem estar envelhecendo);
  • Você pode consumir o inhame das mais diversas maneiras, uma vez que ele aceita diversos temperos e modos de preparo. Além do suco, você pode acrescentar o tubérculo ralado a saladas, bastando passá-lo pelo ralador e acrescentar sal, azeite e limão. O inhame cozido também pode ser utilizado no preparo de pães, sopas, bolos, tortas e até mesmo patês;
  • Como o inhame já é uma fonte rica em carboidratos, convém não consumi-lo com arroz e feijão, mas sim substituí-los em algumas das refeições;
  • O inhame cozido é uma ótima variação para a batata doce pré-treino, pois também é uma excelente fonte de energia e quase não contém gorduras.

Receita de Suco de inhame

Depurativo, o suco de inhame pode ser consumido diariamente para melhorar as funções do fígado, fortalecer o sistema imunológico, eliminar toxinas e melhorar a saúde da pele. Devido, no entanto, à presença do ácido oxálico (que também está presente em outros vegetais, como o espinafre e a beterraba), o inhame cru pode causar alergia em algumas pessoas.

Para saber se você tem sensibilidade ao tubérculo, basta descascá-lo ainda cru. Se você sentir coceira durante o manuseio do inhame, é melhor evitar o consumo do tubérculo sem cozimento. Mas se você nada sentiu durante o procedimento, poderá consumir o suco de inhame regularmente.

Receita do suco de inhame:

  • 1 inhame cru;
  • 1 maçã (preferencialmente a verde, que tem mais propriedades detox);
  • 1/2 limão com casca;
  • ½ colher de chá de gengibre ralado;
  • 500 ml de água.

Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Receita da Sopa de Inhame

Leve e saborosa, a receita de sopa de inhame abaixo contém somente 92 calorias por porção e pode ser uma ótima opção para os dias mais frios.

Ingredientes:

  • 1 inhame médio;
  • 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 cebola roxa picada;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de agrião;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

  • Leve uma panela antiaderente ao fogo com um fio de azeite e refogue o alho e a cebola até dourar.
  • Acrescente o inhame, gengibre e a água.
  • Desligue o fogo tão logo o inhame esteja cozido.
  • Bata toda a sopa no liquidificador e volte à panela, acrescentando o agrião e o sal.
  • Deixe ferver por três minutos e sirva em seguida, polvilhando a cebolinha sobre o prato.

Rendimento: 1 porção.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acreditava que as calorias do inhame poderiam atrapalhar a sua dieta? É um consumidor frequente deste tubérculo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Calorias do Inhame – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Adoro comer inhame.Nao sei a diferença entre o inhame e o cara.Aonde compro por inhame é uma batata Grande pesa um um kg até mais. gostaria de saber identificar.se poder me ajudar eu agradeço..

  2. O inhame, assim como espinafre, mandioca e beterraba, é rico em ácido oxálico, que é tóxico á qualquer pessoa (mesmo àquelas que tem maior resistência e não apresentam sintomas) e é acumulativo (não sai do corpo).
    O acúmulo pode trazer doenças permanentes e até a morte. Não há como eliminar todo o ácido oxálico, mas cozê-lo bem e descartar a água é uma forma de reduzir o teor de ácido.
    Outra possível causa destes sintomas é a presença de fungos, muito comum em tubérculos e plantas subterrâneas como batata, mandioca, amendoim e batata doce. Novamente, não há como eliminar todas as toxinas, mas escolher legumes frescos e cozinhar bem reduz consideravelmente.

  3. Ricardo, eu faço leite de nhame, basta bater o nhame crú com água, não precisa adicionar leite. O que ocorre, é que pode ter fungos, então, depois de descascar, jogue em água fervente por 2 minutos, ele contunua crú e mata qualquer fungo que esteja nele.
    fica saboroso e saudável.

  4. Fui descascar um inhame -cara para cozinha-lo, antes de acabar minha mão e meu braço já estavam coçando muito, ainda não sei se foi alergia a casca ou se tenho alergia ao próprio inhame também . A coceira só passou com antialérgico .

    • você deve descascar o inhame debaixo de água corrente! O sumo do inhame descascado em contato com a pele causa coceira!

  5. Minha mãe me deu inhame batido no café da manhã ha um tempo atrás falando dos benefícios que ele possuía, mas no meio da manhã tive que sair do trabalho com diarréia forte, vômitos e alteração da pressão arterial. Não acreditamos que fosse causado pelo inhame (até a médica deu uma risadinha) e tentamos pensar em alguma coisa que eu teria comido. Procurando, encontramos um achocolatado com a data de validade vencida e o inhame foi absolvido. No entanto, outro dia vi inhame no mercado, lembrei dos benefícios e decidi tomar de novo, já que ele não tinha nada a ver com eu ter passado mal anteriormente. Tomei batido como da primeira vez (descascado, dois pedaços batidos no liquidificador + 250 ml de leite) Tomei as 08:00 uma delícia… As 11:30 estava correndo pro banheiro, diarréia e vômito, queda da pressão. Agora tenho certeza que o inhame esta relacionado a isso, pois como de tudo e as únicas vezes em que aconteceu foi na ingestão dele. Estou pesquisando o que teria causado esse efeito, pois só se fala nos benefícios e eu gostaria de entender que propriedades dele podem causar esses sintomas.