Quais São as Frutas Que Engordam Mais?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

As frutas são parte essencial de nossa dieta alimentar e devem estar incluídas em nossa alimentação diária. Frutas são ricas em vitaminas, minerais e nutrientes que nos fornecem energia, possuem um valor nutricional alto, além de bastante água e fibras. Elas trazem muitos benefícios para a saúde – tanto para a nossa dieta quanto estéticos e até mesmo medicinais, pois contêm muitas substâncias ativas, que ajudam na preservação dos tecidos celulares e prevenção de muitas doenças cardiovasculares e relacionadas à má nutrição.

Quando a proposta é emagrecer, as frutas estão sempre presentes nas dietas indicadas pelos nutricionistas, pois são alimentos leves, possuem poucas calorias, ideais para programas de redução de peso. A Organização Mundial de Saúde aponta que o consumo diário adequado de frutas (também legumes e verduras) é de 5 porções.

Mas como nem tudo é assim, tão perfeito, devemos moderar também nosso consumo de frutas. Primeiro porque algumas frutas são altamente calóricas e segundo porque elas são as nossas alternativas aos doces, sucos e sobremesas, e quando combinadas a outros componentes, têm a sua composição calórica modificada – aumentada, na verdade, o que acaba ocasionando o ganho de peso.

Ricas em açúcares e gorduras, há algumas frutas que engordam, que possuem bastantes calorias e por isso devem ser consumidas de preferência sem complementos e na medida indicada pelo nutricionista.

Você sabe quais são as frutas que engordam? Elaboramos uma lista com algumas delas, acompanhe:

1. Caqui

O caqui é rico em vitamina A. Um caqui tem 118 calorias e 21,05g de açúcar.
Agora veja como fica se considerarmos uma sobremesa:

Caqui em compota – uma receita básica pede 8 caquis e ½ xícara de açúcar – vamos ver quantas calorias soma tudo isso?

  • 8 caquis = 944 calorias
  • ½ xícara de açúcar: 387 calorias

Total: 1.331 calorias.

A receita diz que a sobremesa rende 4 porções, então em cada porção temos 332 calorias. Deu para imaginar? Considerando que essa é uma das receitas mais básicas, imagine então quando for uma torta de caqui? Muito mais calorias.

2. Açaí

O açaí é uma excelente fonte de energia e tem propriedades antioxidantes. Mas é altamente calórico. Uma porção de 100g de açaí tem 246 calorias e 59,53g de açúcar.

Que tal um suco de açaí?

  • 100g de açaí = 246 calorias
  • 1 copo de água = 0 calorias
  • 50ml de xarope de guaraná = 120 calorias

Total de calorias do suco: 366 calorias (suco para 1 pessoa)

Para ter uma ideia do que estamos falando, imagine 366 calorias em uma dieta de 1.200 calorias. É muito, não?

3. Abacate

Sempre considerado o vilão das dietas, pois ninguém lembra – ou sabe – que existem outras frutas que engordam como ele, ou até mais.

Um abacate possui 322 calorias e 1,33g de açúcar. Essa fruta é muito apreciada e aparece em várias receitas salgadas – saladas, com ovos, com camarão e outras, como o famoso guacamole. É muito comum uma bebida feita com abacate e leite, em alguns lugares chamada de batida (ou batido) de abacate ou vitamina de abacate.

Vamos usar a batida de abacate para ver quantas calorias temos.

  • Meio abacate (equivalente a aproximadamente 100g)  = 161 calorias
  • 200ml de leite (1 copo) = 116 calorias
  • Açúcar a gosto (consideremos 1 colher de chá)= 16 calorias

Total de calorias: 293 calorias

Em qualquer outra receita que certamente terá mais ingredientes, as calorias aumentarão bastante.

4. Banana

Uma banana média tem 105 calorias e 14,43g d açúcar, e quanto mais madura fica, mais açucarada se torna.

Ela é ótima em dietas, pois faz perder a vontade de doces, mas deve ser ingerida com moderação, pois em excesso pode ser uma das frutas que engordam. Agora veja quantas calorias há em uma sobremesa com banana, como a banana caramelizada:

  • 4 bananas = 420 calorias
  • 10 colheres de sopa de açúcar = 480 calorias
  • ½ xícara de água = 0 calorias
  • Raspas de limão = 7 calorias

Total: 907 calorias – A sobremesa rende 4 porções, portanto o quantidade de calorias por porção é 226,75 calorias.

5. Coco

Incrivelmente, o coco tem muitas calorias. Um coco médio, por exemplo, tem 1.405 calorias e 24,73g de açúcar – 100g tem 354 calorias e 6,23g de açúcar. São muitas calorias para uma fruta só, concorda? Vamos ver então se utilizado para suco:

  • 4 pedaços de coco, sem a casca: 636 calorias (159 calorias por pedaço de 5cm)
  • 2 copos de água = 0 calorias
  • 2 colheres de sopa de açúcar = 96 calorias

Total: 732 calorias , divididas em 2 porções =  366 calorias

6. Uva

Ninguém esperava vê-la ver na lista das frutas que engordam, mas considerando que 100g de uva possuem 69 calorias e 15,48g de açúcar, dá para ver o motivo de ela estar aqui. Num suco de uva:

  • 1kg de uva = 690 calorias
  • 2 xícaras de açúcar refinado = 1440 calorias
  • 2 lts de água = 0 calorias

Total:  2.130 calorias – rendimento: 15 copos de suco = 142 calorias por copo.

Parece pouco, mas diga: Se tomarmos 2 copos por dia, já é uma grande diferença.

Mais algumas considerações:

  • Opte sempre que possível pelas frutas frescas, pois são mais nutritivas.
  • As mais calóricas, como as que mostramos, devem ser ingeridas sempre em pequenas quantidades, pois além das calorias, algumas delas são ricas em açúcar.
  • Os sucos são uma boa opção na maioria das vezes, mas lembre de que eles se tornam mais calóricos pela adição de açucares ou adoçantes. Lembre-se também que os sucos removem as fibras das frutas e isso pode provocar picos de insulina que prejudicam o emagrecimento.
  • Muita moderação com os doces e sobremesas de frutas, que ganharam componentes adicionais e junto, mais calorias.

Finalizando:

As frutas sobre as quais falamos, apesar de realmente serem frutas que engordam, possuem suas propriedades terapêuticas. O coco, por exemplo, é calmante e ajuda combater a febre, o abacate é laxativo, digestivo e ajuda a combater o reumatismo, a uva é tônica para o sistema nervoso, diurética e antirreumática.

Elas fazem muito bem à saúde – nossa proposta foi apenas mostrar que, ao fazerem parte de uma dieta, e por serem frutas, não devem ser ingeridas à vontade, assim você estará boicotando a sua dieta. Moderação com elas – é a grande dica.

Para você, quais são as frutas que engordam mais? Seja pelo preparo ou pela quantidade que você come por vez, quem você considera ser o maior vilão das dietas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Quais São as Frutas Que Engordam Mais?”

  1. Muito proveitosa as dicas, aproveitando a oportunidade gostaria de saber se o abacate, banana e mamão podem ser consumidos pela manhã, pois faço isso todo dia e me favorece com relação ao funcionamento intestinal.
    Gostaria de saber se poderia continuar etilizando essas frutas em quantidade reduzida, pois me faz bem.
    Ingiro as frutas ao natural com um pouco de aveia e linhaça.
    Minha duvida, em pequenas porções, posso utilizar.
    Desde já meius agradecimentos.