Calorias da Berinjela – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Saborosa e versátil, a berinjela pode ser consumida de inúmeras maneiras, que vão desde o popular antepasto até o mais recente suco com laranja que se tornou um grande aliado de quem está precisando perder peso.

Conhecida como beringela em Portugal, por aqui a planta é um dos alimentos mais populares nas dietas de emagrecimento, o que pode ser explicado pelo fato de ser rica em fibras – que tornam a digestão mais lenta e aumentam a saciedade – e também pelo seu valor energético.

E quais são as calorias da berinjela? É o que veremos logo mais, além de conhecermos diferentes tipos e as calorias da berinjela de acordo com diferentes modos de preparo. Mas antes de sabermos qual é o valor energético da berinjela, vamos ver quais são as propriedades e os benefícios desse fruto tão adorado no Brasil.

Propriedades da Berinjela

Além de ser pobre em gordura, outro grande benefício da berinjela é o seu teor de fibras: são quase 3 gramas delas em uma única porção de 100 gramas do legume. Veja quais são alguns dos principais nutrientes da berinjela.

Porção de 100 gramas (crua):

  • Carboidratos: 5,7 g
  • Proteínas: 1,0 g
  • Gorduras: 0, 2 g
  • Potássio: 230 mg (7 % IDR)
  • Manganês: 0,3 mg (13% da ingestão diária recomendada- IDR)
  • Magnésio: 14,0 mg (3% IDR)
  • Cálcio: 9,0 mg (1% IDR)
  • Folato: 22,0 mcg (5% IDR)
  • Vitamina B6: 0,1 mg (4% IDR)
  • Ácido Pantotênico: 0,3 mg (3% IDR)
  • Niacina: 0,6 mg (3% IDR)

Benefícios da Berinjela

Grande parte da fama da berinjela se deve à sua atuação no controle do LDL, o tipo de colesterol ruim que se deposita na parede dos vasos sanguíneos e pode causar doenças cardiovasculares. Um estudo feito por pesquisadores da Unesp – Campus de Botucatu – demonstrou que a berinjela foi capaz de reduzir em até 30% as taxas de colesterol em coelhos.

Outros benefícios do consumo de berinjela:

  • Auxilia na perda de peso: as calorias da berinjela são tão baixas e mesmo assim trazem saciedade, assim como também melhoram as funções do intestino, diminuindo o inchaço e as inflamações que possam estar atrapalhando a luta contra a balança.
  • Protege o coração: ao impedir que o LDL se deposite nas artérias, a berinjela protege o coração contra surgimento da arteriosclerose e de outras complicações do sistema cardiovascular, como o infarto.
  • Ajuda no controle e prevenção do diabetes: a grande quantidade de fibras presentes na berinjela torna a digestão mais lenta, desacelerando a absorção de glicose e impedindo a liberação de uma grande quantidade de insulina de uma única vez.
  • Previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce: além de apresentar uma boa concentração de vitaminas e minerais, a berinjela também contém diversos fitonutrientes, que podem ter função antioxidante. Alguns dos fitonutrientes encontrados na berinjela são os compostos fenólicos, tais como os ácidos cafeico e clorogênico, e os flavonoides, como a nasunina.
  • Regula a pressão arterial: além da atuação das fibras, a berinjela conta também com os bioflavonoides, que não só auxiliam no controle da pressão como também contribuem para a diminuição do estresse.
  • Contribui para as funções do fígado: a berinjela tem um papel auxiliar nas funções hepáticas, estimulando a produção da bile e facilitando a digestão de gorduras e eliminação de toxinas.

Tipos de Berinjela

659-01855048

Da mesma família da batata, do tomate e do jiló, a berinjela já era consumida há mais de cinco mil anos na Índia, país onde a planta apresentava ocorrência natural e de onde foi levada para a China.

Da China, a planta se espalhou pelo mundo, embora até alguns séculos atrás a berinjela ainda levasse a fama de planta venenosa e tivesse mais função ornamental do que alimentar. Foi somente após novas variedades menos amargas da planta terem sido desenvolvidas no século XVIII que a berinjela passou a ser um dos símbolos da culinária mediterrânea.

Atualmente, existem no mundo dezenas de variedades de berinjela, sendo os tipos mais comuns a berinjela violeta longa, a branca, amarela, redonda, berinjela japonesa e a berinjela violeta de Florença, uma variedade muito comum na China.

Calorias da Berinjela

A berinjela é um dos alimentos menos calóricos para você encaixar no seu cardápio diário: são apenas 24 calorias a cada 100 gramas do legume ainda cru. Veja todas as calorias da berinjela de acordo com diferentes porções:

– Calorias da Berinjela Crua

download (1)

  • 1 xícara: 20 kcal
  • 1 fatia (longitudinal): 5 kcal
  • 100 gramas: 24 kcal
  • 1 berinjela inteira (250 g): 60 kcal 

– Calorias da Berinjela Cozida

  • 1 xícara: 42 kcal
  • 1 fatia (longitudinal): 7 kcal
  • 100 gramas: 35 kcal
  • 1 Berinjela inteira (250 g): 88 kcal

– Calorias do Babaganuche

babaganuche

 

Tradicional prato da culinária árabe, o babaganuche leva berinjela, alho, tahine, azeite e sal, podendo ser considerado um dos pratos mais saudáveis à base de berinjela – desde, é claro, que não se exagere no azeite.

Uma colher de sopa com 30 gramas de babaganuche contém aproximadamente 25 calorias. Já uma porção de 100 gramas do patê fornece 84 calorias.

– Calorias da Berinjela à milanesa 

download (2)

Assim como acontece com quase todas as frituras, a berinjela frita é deliciosa e provavelmente uma das maneiras mais comuns de se preparar a berinjela no Brasil. Pena que ao ser frita a berinjela deixa de ser um alimento saudável e se torna uma bomba calórica capaz de atrapalhar qualquer dieta: são 30 calorias em uma única rodela.

– Calorias do Antepasto de Berinjela

Favorito dos couverts, o antepasto de berinjela pode ser bastante calórico, sobretudo se levar óleo e outros complementos também ricos em gordura, como o tomate seco e a azeitona. Uma única colher (de chá!) do antepasto de berinjela contém surpreendentes 40 calorias.

– Calorias da Lasanha de Berinjela

receita-lasanha-berinjela-a-napolitana

Este é um daqueles típicos casos onde as aparências enganam. O fato de conter berinjela pode, à primeira vista, conferir ao prato um aspecto mais leve e saudável, mas a verdade é que a coitada da berinjela não consegue anular os efeitos do queijo, da massa e do molho. São 260 calorias por pedaço (190 g), além de 13 gramas de gordura e outras 14 gramas de carboidratos.

Uma dica para tornar a lasanha de berinjela adequada para a dieta das proteínas é deixar a massa de lado e utilizar somente queijo e fatias de berinjela intercaladas com molho (como na foto acima).

– Calorias do Suco de Berinjela com Laranja

suco-de-beringela

Quem está precisando perder peso ou então está sofrendo com o colesterol alto provavelmente já ouviu a sugestão de tomar o suco de berinjela com laranja ainda pela manhã. Isso porque, como já vimos, a berinjela contribui para a redução dos níveis de LDL e também melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade, reduzindo o consumo de calorias ao longo do dia.

Convém apenas lembrar que, como a laranja é rica em açúcar, o ideal é consumir o suco sem descartar o bagaço, pois as fibras da laranja irão tornar a absorção de glicose mais lenta. São 63 kcal por copo.

– Calorias da Caponata

A caponata é um prato tipicamente italiano, que consiste em berinjela refogada no azeite com cebolas, tomate e alcaparras. Algumas receitas de caponata também podem levar pimentão e até mesmo frutos do mar.

Uma porção de caponata (1/2 xícara, ou 100 gramas) contém, aproximadamente, 120 kcal. Esse valor pode variar de acordo com os ingredientes e a quantidade de azeite utilizada.

– Calorias da Farinha de Berinjela

download (3)

Assim como ocorre com o suco, a farinha de berinjela é bastante utilizada por quem está querendo emagrecer ou diminuir o colesterol, pois fornece uma grande quantidade de fibras que aumentam a saciedade e atuam na redução dos níveis de LDL. São quase 7 gramas de fibra por colher (15g), e somente 0,3 g de gordura na mesma porção de farinha de berinjela, com 25 kcal por porção (colher de sopa rasa).

Dicas

download

  • Apesar de saudável, a berinjela pode se tornar altamente calórica quando preparada com óleo em excesso. Por esse motivo, fuja dos patês e antepastos gordurosos e prefira a versão sem óleo.
  • Para não exagerar nas calorias da berinjela, troque a versão à milanesa pela berinjela grelhada com um fio de azeite na panela antiaderente.
  • Uma ótima dica para consumir lasanha de berinjela sem atrapalhar a dieta é substituir a massa por fatias finas de berinjela, e utilizar queijo branco ou mussarela de búfala no lugar da tradicional mussarela rica em gorduras.
  • Ao comprar berinjelas, procure aquelas com a casca firme, sem rugas ou furos (muitas vezes causados por insetos que estavam dentro do próprio legume).
  • Uma maneira prática e saborosa de preparar berinjelas é fatiá-las no comprimento e temperar cada uma das fatias com um pouco de sal, azeite e temperos a gosto (manjericão, tomilho, orégano, etc). Leve ao forno por 15 minutos, lembrando-se de virá-las na metade do tempo.
  • Embora ainda não exista comprovação científica, muitas pessoas acreditam que a água de berinjela emagrece e auxilia no controle do diabetes. Segundo alguns pesquisadores, pode ser que a água em jejum auxilie no controle do apetite, reduzindo o consumo de calorias ao longo do dia. Para fazer a água de berinjela basta deixar alguns cubos da planta de molho em água mineral com algumas gotas de limão durante a noite e tomar durante o dia seguinte, sendo o primeiro copo em jejum.

Você costuma consumir a berinjela de que forma em sua casa? Prefere os preparos mais light ou aqueles que aumentam mais as calorias da berinjela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Calorias da Berinjela – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Eu costumo furar a beringela inteira com um garfo passar no filme plastico e colocar 5 minutos no microondas, espero esfriar, corto e tempero com orégano, sal e 1 fio de azeite extra virgem ou com molho shoyu e gengibre ralado para variar.

  2. Otimas dicas! Gostaria de saber qual é a proporcao em Kg de 1 beringela crua, apos ser passada pelo forno, levando em conta a sua desidratado,nesse processo.
    Ex: quantos Kg de beringela preciso para obter 1Kg de antepasto?

  3. beringela cozida , cortada em rodelas, temperada com sal, azeite, cebola roxa, cebolinha, salsinha e deixa curtir um dia na geladeira para ficar com os sabores dos temperos, quantas calorias temos em 100 mg deste produto já preparado juntos e o Indice glicemico na mesma proporção de 100 mg.

  4. As dicas estão perfeitas, mas faltou mencionar as calorias. Por exemplo: a berinjela grelhada, a berinjela com fio de azeite no forno… Quantas calorias têm?