Cardápio para dieta de 1700 calorias por dia

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atualizado em 08/10/2021

Se você deseja ou necessita emagrecer, uma das estratégias que precisa ser adotada é gastar mais calorias do que consome durante o dia, eliminando assim, a gordura acumulada.   

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Para isso é necessário seguir um programa alimentar que não promova apenas a perda de peso, mas sim que ofereça uma dieta balanceada aliada a prática regular de atividades físicas, garantindo assim o correto funcionamento do organismo.

Um exemplo desse método é a chamada dieta de 1700 calorias por dia, que promove uma redução de 300 calorias para quem costuma ingerir 2 mil calorias a cada dia, e de 800 calorias para quem tem o hábito de consumir 2,5 mil calorias diariamente.

Confira abaixo alguns modelos de cardápio que podem ser utilizados dentro desse programa alimentar.

Exemplos de cardápio para a dieta de 1700 calorias por dia

Prato de Comida Saudável

Estes modelos de cardápio servem apenas como exemplo para a dieta de 1700 calorias por dia. As refeições estabelecidas, assim como suas composições, podem variar de acordo com os objetivos e preferências de cada pessoa, além do estado de seu estado de saúde.

Além do mais, vale informar que os valores calóricos mencionados tratam-se de mera estimativa, portanto, podem variar conforme a marca e o fabricante.

Existem inúmeras refeições saudáveis que poderão servir de inspiração para criar cardápios práticos, saborosos e com poucas calorias. A seguir, confira quatro sugestões para serem utilizadas neste programa alimentar.

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Cardápio 1

  • Café da manhã: 1 omelete de três ovos com ½ xícara de cogumelos cozidos fatiados, 1 torrada integral com 30 g de queijo cottage e 200 ml de suco de laranja natural. Total: 501 calorias. 
  • Lanche 1: 100 g de iogurte grego light Total: 73 calorias. 
  • Almoço: 2 xícaras de alface, ½ xícara de pepino descascado fatiado, ¼ de xícara de cenoura ralada, 30 g de grão-de-bico cozido, 1 colher de sopa de azeite de oliva para o tempero, 160 g filé de frango grelhado e 200 ml de água de coco. Total: 390 calorias.
  • Lanche 2: 1 maçã pequena e ½ xícara de morangos fatiados. Total: 80 calorias.
  • Jantar: 1 xícara de macarrão integral com ½ de xícara de brócolis cozido sem gordura adicionada, ½ de xícara de couve-flor cozida, ½ de xícara de cenoura ralada, ¼ de xícara de azeitonas verdes fatiadas e ½ xícara de molho de tomate, 100 ml de suco de melancia e 25 g de chocolate meio amargo de sobremesa. Total: 513 calorias.

Cardápio 2

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos, 1 fatia de pão de forma integral com uma colher de sopa de geleia de amora (ou outra fruta de sua preferência) e 1 copo de suco integral de maçã. Total: 432 calorias
  • Lanche 1: ½ xícara de cenoura crua em tiras e 200 ml de suco de laranja natural. Total: 97 calorias. 
  • Almoço: 1 colher de sopa de arroz integral cozido, 150 g de frango grelhado sem pele, 3 fatias grossas de tomate, 2 folhas grandes de alface, 10 g de queijo parmesão ralado, 200 ml de suco de abacaxi com hortelã e ½ xícara de amoras para a sobremesa. Total: 376 calorias.
  • Lanche 2: 170 g de iogurte natural e 7 nozes cortadas ao meio. Total: 260 calorias.
  • Jantar: 100 g de carne magra de lombo bovino, 1 xícara de feijão carioca cozido e 1 batata doce média assada com casca sem sal. Total: 486 calorias.

Cardápio 3

  • Café da manhã: 2 torradas integrais, 2 colheres de sopa de geleia de morango (ou outra fruta de sua preferência) e 100 ml de suco natural de laranja. Total: 148 calorias.
  • Lanche 1: 200 ml de iogurte de frutas vermelhas com 1 banana grande picada e duas colheres de sopa de mel orgânico. Total: 372 calorias.
  • Almoço: 60 g de peito de frango assado, 1 colher de sopa de arroz integral cozido e 1 salada com 50 g de berinjela cozida, 50 g de beterraba cozida, 50 g de tomate e 25 g de cebola, temperada com 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem e suco de ½ limão e 1 laranja de sobremesa. Total: 409 calorias.
  • Lanche 2: ½ xícara de morangos frescos cortados pela metade e ¼ de xícara de chá de granola. Total: 140 calorias.
  • Jantar: 100 g de alcatra grelhada, 1 colher de arroz branco cozido, 1 xícara de abobrinha refogada e ½ xícara de almeirão temperados com azeite de oliva extra virgem e 200 ml de suco natural de manga. Total: 518 calorias.
  • Lanche 3: 1 maçã média e 200 ml de água de coco. Total: 117 calorias.

Cardápio 4 

  • Café da manhã: 1 pão francês sem miolo com 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 1 copo de 200 ml de leite desnatado. Total: 226 calorias.
  • Lanche 1: 1 pêssego grande e 200 ml de água de coco. Total: 106 calorias.
  • Almoço: 170 g de salmão grelhado, 1 batata doce média assada com casca sem sal e 1 xícara de pepino descascado e cortado, 1 xícara de tomate-cereja, 1 aipo médio cozido e ¼ de cebola temperados com 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem e suco de ½ limão e 1 maçã média para a sobremesa. Total: 565,7 calorias.
  • Lanche 2: 1 barrinha de cereais com granola e cacau. Total: 77 calorias.
  • Jantar: 1 xícara de macarrão integral cozido, ½ xícara de molho de tomate, 100 g de carne assada de peru, 1 xícara de salada verde mista temperada com azeite de oliva extravirgem e 1 colher de chá de orégano e 1 taça de 150 ml de vinho tinto de mesa. Total: 635 calorias.
  • Lanche 3: 100 ml de leite desnatado e 1 colher de sopa de amêndoas sem casca. Total: 88 calorias.

O que você achou desses exemplos de cardápio para dieta de 1700 calorias por dia? Pretende analisar a ideia de aderir a este programa alimentar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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4 comentários em “Cardápio para dieta de 1700 calorias por dia”

  1. Achei show de bola as opções vou aderir com algumas adaptação devido ao custo mais ótimo pra ter base

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