Inhame Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 18/02/2020

O inhame é um vegetal que é similar à batata doce. Ele vem da África, América do Sul e Mediterrâneo. Ele tende a ser mais doce do que a batata doce e oferece vários componentes nutricionais. São considerados um “super alimento” por causa de seus muitos nutrientes. Há centenas de variedades de inhames e muitas formas de prepará-los. Esse artigo foca na tentativa de definir se o inhame engorda ou emagrece.

Calorias, Gordura e Proteína

Uma xícara de inhame em cubos cozido contém 158 calorias. Com 2 gramas de proteína e nenhuma gordura ou colesterol, ele é uma boa escolha para pessoas que estão tentando perder peso e manter seus corações saudáveis. Ele oferece 5,3 gramas de fibras, o equivalente à fibra em uma tigela de cereais, fazendo dele um alimento saciante que pode te ajudar a ficar satisfeito entre refeições. Também é um alimento pouco glicêmico. A Faculdade de Saúde Pública de Harvard lista o inhame com um índice glicêmico de 37, fazendo com que seja improvável que ele cause um pico nos seus níveis de açúcar no sangue.

Fibra

A fibra alimentar no inhame é aproximadamente seis gramas por inhame de tamanho médio. A fibra no inhame pode evitar que colesterol se acumule nas suas artérias. Assim, a fibra do inhame melhora a saúde cardiovascular e reduz seu risco de doença cardíaca e derrame. Comer inhame emagrece devido à fibra alimentar, que pode ajudar com a perda de peso ao te fazer se sentir mais cheio e reduzir a absorção de algumas gorduras.

Carboidratos

O inhame é uma fonte saudável de carboidratos que pode ser categorizado como amido e fibra. Os carboidratos que você retira do inhame te oferecem energia duradoura. O inhame tem um baixo índice glicêmico, então ele não eleva o açúcar no sangue e você não tem uma “queda” depois. Os carboidratos encontrados no inhame são saudáveis para a perda de peso e nutrição geral.

Quando o Inhame Engorda?

Comer inhame engorda somente no caso de você comer uma quantidade muito grande, ou então comê-lo preparado com manteiga ou algum óleo que o deixaria muito calórico. Os carboidratos fazem parte da grande maioria das dietas e o inhame é um carboidrato excelente já que dá saciedade e é digerido lentamente.

Vitamina C

O inhame contém aproximadamente 30% da sua necessidade diária de vitamina C. A Vitamina C protege seu corpo de danos celulares e doenças. Ela também pode diminuir a inflamação no corpo. Assim, o inhame pode ser um bom vegetal se você é um atleta ou sofre de condições crônicas como artrite ou cistite.

Vitamina B

O inhame contém grandes quantidades de vitaminas B, principalmente na forma de B6. A Vitamina B6 é necessária para proteger os vasos sanguíneos e o coração. Ela facilita a quebra do aminoácido homocisteína. Homocisteína demais no sangue pode contribuir para doenças cardíacas e hipertensão. A Vitamina B6 também é importante para a regulação do humor e energia.

Se você não ingere vitamina B6 suficiente, você pode se sentir cansado e deprimido. A deficiência de Vitamina B6 também pode inutilizar os esforços para perda de peso, porque ela é importante para a metabolização de outros nutrientes. Uma porção de inhame pode te oferecer 15% da sua necessidade de vitamina B6.

Potássio

O potássio do inhame pode promover uma pressão arterial saudável. Para manter uma pressão arterial saudável, você precisa manter um balanço de sódio e potássio. O inhame te oferece 25% da sua recomendação de potássio. Por haver tanto sódio na nossa dieta comum, é muito mais comum ter deficiência de potássio do que de sódio. Comer inhame te ajuda a manter esse balanço necessário.

Esses são alguns dos principais nutrientes do inhame. Você pode conseguir os benefícios do inhame assando ou fritando o vegetal. Uma porção de inhame é aproximadamente igual a uma xícara picada ou um inhame médio. Use inhame onde você usaria proteína ou batatas. O inhame está disponível em muitos supermercados e lojas de produtos naturais.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você consome o inhame com qual frequência? Como você costuma prepará-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (100 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

31 comentários em “Inhame Engorda ou Emagrece?”

  1. Gosto de comer o inhame na sopa a noite, mas a Nutri sempre corta.
    Posso ou não posso, geralmente coloco aproximadamente 100gr de inhame com couve, temperos verdes, gengibre e frango desfiado ou carne moida.

  2. Faço pão de queijo com o inhame.
    3 inhames (cerca de 350 g)
    ½ xícara (chá) de polvilho azedo
    ½ xícara (chá) de polvilho doce
    3 colheres (sopa) de azeite
    1 colher (chá) de sal
    ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado.
    Fica muito bom e deve ser mais saudável que o pão de queijo tradicional

  3. Eu gosto e como ele cozido inteiro com casca na pressão. E como no lugar de arroz e no lugar do pão na hr do lanche.

  4. Eu faço todos os dias uma sopinha de hiame com feijão tudo batido no almoço…so sei que isso esta me fazendo muito bem e me deixando muito saudável …acompanhado de uma caminhada de trinta minutos todos os dias pela manhã….estou perdendo 1kg por semana …isso é sério eu estava com 70kg agora estou com 60kg nem eu mesma estou acreditando.bem precisei ir para academia ooooglooooriiiiaaaaa