Câncer no mediastino: conheça a doença que matou fisiculturista catarinense

publicado em

Na última terça-feira (19/9), faleceu o fisiculturista João Vitor Neves Machado de Queiroz, natural de Criciúma, Santa Catarina, aos 25 anos, vítima de um câncer no mediastino. Segundo informações da família, João Vitor foi diagnosticado com o tumor em 15 de agosto e estava em tratamento há pouco mais de um mês.

Há seis anos atuando como atleta de fisiculturismo, João Vitor acumulava títulos conquistados em cidades como Novo Hamburgo (RS) e Balneário Camboriú (SC). Ele também tinha competições agendadas para 2024.

fisiculturista João Vitor Neves, post Instagram
Imagem: Reprodução Instagram/ via: @machadou

Segundo o oncologista Daniel Vargas, do Grupo Oncoclínicas, o mediastino é a cavidade localizada no peito entre os dois pulmões e demais estruturas da caixa torácica. Essa região é subdividida em mediastino anterior, médio e posterior.

Vargas detalha que um tumor no mediastino pode estar associado a diferentes tipos de câncer, dependendo de sua origem. As neoplasias que surgem no mediastino podem ser linfomas, tumores do timo, neuroendócrinos, germinativos e sarcoma.

fisiculturista João Vitor Neves, post Instagram
Imagem: Reprodução Instagram/ via: @machadou

O especialista enfatiza que a maioria dos tumores diagnosticados em pacientes jovens pode ter origem genética. Certas mutações hereditárias, transmitidas através do DNA familiar, podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Os sintomas variam de acordo com a localização do tumor. Este pode se manifestar entre os pulmões, próximo ao esôfago, outras estruturas vasculares ou o coração. Alguns sinais incluem tosse seca, dificuldade para engolir ou respirar, fadiga, febre acima de 38ºC e perda de peso.

O diagnóstico é baseado em exames de imagem e, principalmente, biópsia, que envolve a coleta e análise de uma amostra do tumor.

A maioria dos tumores do mediastino é tratável através de cirurgia, podendo ser necessário um tratamento complementar com quimioterapia.

O oncologista Bruno Oliveira, da Oncologia D’or Brasília, destaca que os tumores mediastinais não estão ligados ao uso de anabolizantes. No entanto, ressalta que certos tumores malignos no fígado podem ser consequência do consumo de esteroides.

  Continua Depois da Publicidade  

Você conhece alguém que enfrenta o câncer? Já tinha ouvido falar desse tipo de tumor? Quais sintomas mencionados você não sabia que ocorriam em um quadro de câncer? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário