Salada com frango

Cardápio Para Dieta de 1200 Calorias Por Dia

Você certamente já está ciente que para perder peso é necessário gastar uma quantidade maior de calorias do que a quantia calórica que é consumida por meio da alimentação.

E uma maneira que algumas pessoas encontram para fazer isso é reduzindo o número de calorias que são consumidas diariamente ao longo das refeições. Um exemplo disso é a dieta de 1200 calorias por dia, que iremos discutir e trazer algumas dicas de cardápio para o programa alimentar logo abiaxo.

Mas antes, algumas observações relevantes 

Não podemos entrar nas dicas de cardápio para uma dieta de 1200 calorias por dia, sem antes falar sobre os cuidados que esse tipo de alimentação exige. Em primeiro lugar, é fundamental que o programa alimentar seja acompanhado por um nutricionista.

Isso porque, além de emagrecer, você precisa ter em mente a necessidade de perder peso com saúde, seguindo uma alimentação nutritiva e equilibrada. Até porque de que adianta se livrar dos quilos em excesso, mas sentir fraqueza e cansaço o tempo todo, passar mal, ficar doente e até mesmo ter que passar um tempo no hospital?

Tal cuidado é especialmente importante em relação à dieta de 1200 calorias por dia ao levarmos em consideração que a redução máxima que uma pessoa deve ter em sua ingestão calórica diária é de 1000 calorias.

Se levarmos em conta que uma pessoa consome normal 2 mil calorias diariamente, a perda de 800 calorias na dieta não é um número exatamente pequeno, não é mesmo? Assim, é preciso precaver-se de modo que não ocorram deficiências nutricionais.

Além disso, se dieta for aliada à prática regular de exercícios físicos que maximizam o gasto calórico, é necessário tomar um cuidado a mais com a alimentação, certificando-se de que mesmo consumindo somente 1200 calorias por dia, você terá energia suficiente para desempenhar as atividades físicas.

Cardápio da dieta de 1200 calorias 

Agora que você já conhece os cuidados que a dieta de 1200 calorias por dia exige e a importância de contar com acompanhamento profissional de um bom nutricionista ao executá-la, chegou a hora de conhecer alguns exemplos de cardápio que podem ser utilizados ao longo do programa alimentar.

Exemplo 1 

  • Café da manhã: 1 banana média (105 calorias) e 200 ml de iogurte de frutas vermelhas (158 calorias. Total: 263 calorias;
  • Almoço: 100 g peito de frango grelhado (165 calorias), 1 colher de sopa de arroz integral (25 calorias), 1 xícara de espinafre (7 calorias), 1 xícara de couve refogada (124 calorias) e 10 ½ colheres de sopa de aipo (10,5 calorias). Total: 331,5 calorias; 
  • Jantar: 200 g de bacalhau grelhado (244 calorias), 1 xícara de cenouras em tiras (50 calorias), 100 g de brócolis cozidos sem gordura (35 calorias), 50 g de batata-doce cozida (56 calorias) e 100 ml de suco de laranja natural (47 calorias). Total: 432 calorias;
  • Lanchinhos (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): ½ maçã pequena (27,5 calorias), 1 xícara de pipoca (31 calorias), 1 xícara de morangos cortados pela metade (49 calorias) e 200 ml de suco de abacaxi com hortelã (66 calorias). Total: 173,5 calorias. 

Exemplo 2

  • Café da manhã: 250 g de queijo cottage sem gordura (212 calorias) e 80 g de morangos (25,6 calorias). Total: 237,6 calorias.
  • Almoço: salada com ½ xícara de lentilhas cozidas (161,5 calorias), 40 g de cenouras (32,8 calorias), 100 g de tomates (18 calorias), 85 g de peito de frango grelhado (140,25 calorias) temperado com 2 colheres de chá de óleo de oliva (80 calorias). Total: 432, 55 calorias.
  •  Jantar: 100 g de salmão grelhado (171 calorias), 1 xícara de couve-flor cozida sem gordura (40 calorias), 2 colheres de sopa de arroz integral (50 calorias), 2 folhas grandes de alface (4 calorias), tudo temperado com 1 colher de sopa de óleo de oliva (119 calorias). Total: 384 calorias.
  • Lanchinhos (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): 1 maçã média (72 calorias), ½ laranja (31 calorias) e 80 g de framboesas vermelhas (41,6 calorias). Total: 144,6 calorias.

Exemplo 3 

  • Café da manhã: 1 ovo cozido (77 calorias), 1 xícara de melão cortado em cubos (53 calorias) e 100 ml de leite desnatado (32,5 calorias). Total: 162,5 calorias;
  • Almoço: 125 g de tofu firme (76,8 calorias), 80 g de brócolis cozidos sem gordura adicionada (28 calorias), 1 punhado de espinafre (78 calorias), 1 colher de sopa de óleo de oliva (119 calorias), 1 dente de alho (4 calorias) e 2 colheres de chá de gengibre (4 calorias) para o tempero. Total: 309,8 calorias;
  • Jantar: salada com 100 g de camarão grelhado (154 calorias), 150 g de quinoa cozida (214,5 calorias), 40 g de pimentão verde (8 calorias), 40 g de tomate (7,2 calorias) 40 g de cenoura (16,4 calorias), 40 g de pepino descascado (4,8 calorias), 40 g de cebola (16,8 calorias) temperados com sal e 200 ml de suco de laranja (94 calorias). Total: 515, 7 calorias;
  • Lanchinhos (o consumo deve ser dividido ao longo do dia e não é para ser feito todo de uma vez): 200 ml de suco de melancia (60 calorias), 1 fatia de pão integral (68 calorias) com 30 g de queijo cottage (35 calorias) e 1 xícara de morangos cortados pela metade (49 calorias). Total: 212 calorias.

Atenção

Os exemplos são ilustrativos e a composição do cardápio pode e deve variar de acordo com o objetivo que cada pessoa possui em relação à perda de peso. Ao montar o seu cardápio, é importante que pense não somente em atingir ou não ultrapassar a quantidade de calorias a ser consumida, mas também em consumir refeições equilibradas no ponto de vista nutricional, que não atrapalhem o equilíbrio de sua saúde.

Vídeos:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas opções de cardápio para a dieta de 1200 calorias por dia? Acredita que conseguiria emagrecer seguindo este plano alimentar? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


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14 comentários

  1. Gostei muito do cardápio de 1 200 calorias não tem sacrifício!

  2. Essas sugestões de dietas contém tudo necessário para emagrecer com saúde amei👏👏👏

  3. Gostei do cardápio de 1200cal não parece difícil .

  4. Joseane Ribeiro de Carvalho

    Gostei do cardápio não e tao difícil acha esses alimentos,muito bom

  5. Evanir de Jesus Pail

    Achei ótima essa dieta, o problema meu é que é caro, não tenho tanto dinheiro pra arcar com isso, não teria uma dieta de 1200 mais barata, ou pelo menos mais em conta?

    • Nao acho caro ate porque esses alimentos voce come bem pouco, se voce for ver o que sai caro sao as caixas de chocolate um xbacon, refrigerantes, eu falo por q eu fiz tudo certi ho e n gastei muito pois duraaaa, eu gasto bem menos depois q adquirir xomer saudavel

  6. Gostei da dieta porém achei tudo caro.. posta uma dieta que cabe no bolso de todos né.. agora salmão, tofu aqui no bairro nem tem kkkkkkk.

    • Luciene Cristina Gomes

      Meu esposo é sushimam e chefe de restaurante japonês.
      Então tofu, atum e salmão pra mim é fácil. Mas tem pessoas que não tem acesso a esses produtos, então feveria passar uma receita mais em conta.

  7. Alessandra Gomes de Paula Costa da silva

    Minha nutricionista me passou uma de 1200 ,barata e de facil acesso,tudo bem em conta achei legal da parte dela ,levando em conta que não ganho tanto assim.

  8. Vou testar e conto pra voces daqui 1 mês.

  9. Cardápio carente de imaginação e sabor. Estar no Brasil onde existe uma infinidade de verduras, legumes, frutas, carnes e ver colocarem esse tipo de cardápio para dieta emagrecedora chega a ser revoltante. Consigo dispensar café da manhã e lanchinhos (que nem faço questão), porém, uma pessoa trabalhar o dia todo comendo brócolis, espinafre, tofu? Deus me livre! Tantos pratos (verduras, legumes, frutas, grãos, carnes boas, saudáveis, saborosos) e a pessoa se veria a obrigada a conviver com esse tipo de cardápio importado e horrível? Nem sou de comer muito, agora, imaginem uma pessoa obesa, onde está acostumada com dieta hipercalórica. Que adianta nas refeições importantes uma pessoa “comer e ficar com dor de cabeça, dor no estômago, sentindo mal estar” porque está com fome ? Melhor fazer uma refeição decente por dia, que ficar desesperada por comida e se quedar entre doces e salgadinhos a cada três horas por não conseguir trabalhar com fome, e, o pior só pensando em comida. Esse é o cardápio sabotador!

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