Carne de Porco Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

A carne de porco é um alimento que carrega uma má reputação há algum tempo. Isso porque trata-se de uma carne tida como calórica pelo alto teor de gordura e sódio presente em seus cortes. Quando uma lista de “carnes mais saudáveis” é criada ou quando um médico indica uma carne para ser consumida, a carne de porco aparece entre as últimas da lista, mas por que isso acontece? Será que carne de porco engorda?

Na verdade qualquer carne pode engordar quando consumida em excesso, principalmente aquelas com maior teor de calorias, como é o caso da carne de porco. Porém, o que se percebe é que a carne de porco comercializada em mercados e açougues hoje não é a mesma de antigamente. A carne de porco de 10, 20, 30 anos atrás era mais gordurosa do que as encontradas hoje.

Carne de porco mais magra

Pesquisas realizadas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos identificaram que houve uma alteração positiva na qualidade da carne de porco, que pode apresentar atualmente menos índices de gorduras saturadas que correspondem a 27% menos gordura saturada e 16% menos gorduras totais, o que é um salto rumo à qualidade de vida. Isso se deve a programas de melhoramento da alimentação dos animais e à presença de cortes mais magros da carne. Assim, ao longo de 30 anos foi identificada uma redução de 31% no total de gordura da carne de porco. Então, apesar desses fatos e pesquisas, será que a carne de porco engorda ou ela pode ser uma opção para ser inserida nas dietas alimentares?

Uma porção de 85 g de lombo de porco magro possui 102 calorias, sendo apenas 2,9 gramas de gordura e 17,9 gramas de proteína. Já uma porção de frango assado sem pele de 85 gramas possui 141 calorias, sendo 3 gramas de gordura e 26,4 gramas de proteína. Sendo assim, essa comparação demonstra que a carne de porco tem 25% menos calorias e é mais baixa em gordura total do que o frango, que é considerado um dos alimentos mais magros para serem consumidos. Além disso, a carne de porco não apresenta gordura trans, sendo portanto, uma opção saudável quando consumida de vez em quando, em pequenas porções e em cortes magros.

Escolhendo cortes magros

O segredo para consumir carne de porco sem engordar é não exagerar na quantidade e, principalmente, escolher cortes magros. O porco possui diversas partes do corpo que são aproveitadas, inclusive a barriga, que é o corte do tão amado bacon, porém, essa opção não é uma das mais saudáveis, pois a região da barriga do corpo contém muita gordura.

O ideal então é optar por escolhas mais assertivas, como o lombo do porco, que é a região mais saudável para ser ingerida. Para se ter uma ideia, uma porção de 85 gramas de linguiça de porco ou bacon possui 20 a 38 gramas de gordura. Já o lombo tem apenas de 2 a 9 gramas de gordura em 85 gramas, por isso não pense duas vezes antes de recusar bacon e invista no lombo, que é um alimento nutritivo e saboroso para a preparação de pratos.

Desvantagens da carne magra

Uma desvantagem presente na carne de porco magra e, na verdade, em qualquer outra carne animal magra é que ao cozinhar pode facilmente ressecar. A gordura, apesar de prejudicial à saúde, tem a função de manter as fatias de carne suculentas e úmidas no preparo. Ao tirar a gordura, a carne pode ficar dura facilmente quando assada ou cozida. Por isso, uma opção é cozinhar e assar com a gordura e retirar os pedaços gordurosos apenas na hora de comer, para que a maciez da carne seja mantida. Outra opção é regar a carne de porco em especiarias e limão, o que dá um sabor todo especial ao preparo, bem como mantém a suculência por mais tempo.

Tabela nutricional e calorias

Existem 118 calorias em uma fatia de 85 gramas de costeleta de porco ao forno ou grelhada.

Repartição das Calorias: 53% gorduras, 0% carboidratos, 47% proteínas, ou seja, 6,76 g são gorduras, 0 g de carboidratos e 13,27 g de proteínas.

Nutrientes por 1 corte fino de 85 g
Energia 494 kj
118 kcal
Carboidratos 0 g
Açúcar 0 g
Proteínas 13,27 g
Gorduras 6,76 g
Gordura Saturada 2,541 g
Gordura Monoinsaturada 3,008 g
Gordura Poliinsaturada 0,583 g
Colesterol 39 mg
Fibras 0 g
Sódio 188 mg
Potássio 206 mg

Bacon: preferência mundial

Antes do bacon ser curado, defumado, cortado e embalado da forma como é encontrado nos mercados, ele vem da barriga do porco. Um pedaço de barriga de porco é composto por camadas de gordura e carne. A barriga de porco é rica em gordura e calorias, por isso é uma das opções menos indicadas para consumo se você quer emagrecer ou manter sua saúde forte.

Calorias

Sabe-se que 28 gramas de barriga de porco contêm 145 calorias, mas uma porção recomendada de carne é de 85 granas, gerando, portanto, um total de 435 calorias. As diretrizes alimentares para manutenção do peso correspondem a uma dieta de 2.000 calorias por dia para uma pessoa adulta. Porém, as necessidades calóricas diárias variam de acordo com sexo, idade e nível de atividade física de cada um. Em uma dieta média, uma porção de barriga de porco constitui quase um quarto das calorias diárias que devem ser consumidas ao longo do dia.

Gordura

Há 14,8 gramas de gordura em 28 gramas de barriga de porco, o que corresponde a 23% do consumo total diário recomendado de gordura para um adulto. Da gordura total, sabe-se que 5,4 gramas é de gordura saturada, o que corresponde a 27% da ingestão diária recomendada.

Supondo que uma pessoa optasse por consumir 85 gramas dessa carne e, dependendo dos acompanhamentos escolhidos para essa refeição, o valor do prato completo poderia constituir o total de ingestão diária recomendada de gordura. Os médicos recomendam a substituição de parte da ingestão de gorduras saturadas por gorduras saudáveis ​​para manter os níveis de colesterol equilibrados, por isso considere consumir bacon de vez em quando em pequenas porções como tira-gosto ao invés de consumir em pratos principais.

Nutrientes

Uma porção de barriga de porco fornece 7,8 gramas de proteína. Grande parte da carne é composta por gordura, que é responsável pela quantidade relativamente baixa de proteína quando comparada com outras carnes. A barriga de porco crua contém 20 miligramas de colesterol a cada 28 gramas e é baixa em sódio, porque não é curada, como o bacon, chegando a 27 miligramas por porção. A carne contém pequenas quantidades de ferro, vitamina E e vitaminas do complexo B.

Saúde

A maior preocupação não é nem se a carne de porco engorda, mas sim quantidade de gordura saturada que ela contém, no caso da barriga de porco. A gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol ruim, aumentando as chances de desenvolver doença cardíaca. O ideal é manter a ingestão de gordura saturada em menos de 7% das calorias que você consome por dia. O total de gordura que você consome por dia não deve exceder 35% de suas calorias diárias.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O pedaço que você está acostumado a consumir da carne de porco engorda? Quais são seus cortes preferidos? Como você os prepara? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário