Cascara Sagrada Emagrece?

Especialista:
atualizado em 28/12/2015

Que uma dieta saudável é fundamental para a garantia de saúde e promoção de boa forma não é novidade para ninguém. Opções para aliados que otimizam a queima calórica não faltam, e conhecer sobre as propriedades pode ser uma excelente iniciativa para desfrutas plenamente de seus nutrientes. A cascara sagrada é um dos alimentos naturais que podem beneficiar a sua saúde, mas também é apontada como funcional para a perda de peso. De olho nos benefícios, é interessante conhecermos qual sua origem e componentes que fundamentam a afirmativa de que a cascara sagrada emagrece.

O que é Cascara Sagrada?

De origem do Quênia e America do Norte, a cascara sagrada pertence à mesma família de uma arvore chamada Rhamnaceae, comum no norte da California. Para consumo, o efeito laxativo é um dos argumentos convincentes da inserção da cascara sagrada em dietas.

O uso medicinal da planta foi reconhecido no final de 1800, e seus benefícios podem não só contribuir com o melhor estado de saúde, como também para ajudar na conquista das medidas desejadas.

Um dos grandes argumentos da inserção da cascara sagrada à dieta, é que a planta possui poder laxativo, o que pode ajudar muitas pessoas que tem dificuldade com o controle de peso e retenção de líquidos.

Assim como diversas outras ervas utilizadas para a boa forma, os usuários afirmam que a cascara sagrada emagrece mas não contém um sabor tão agradável. O chá pode até ocasionar náuseas, e não só é reconhecido pelo seu efeito emagrecedor, mas também pela contribuição para o tratamento de hemorroidas.

A cascara sagrada também pode oferecer alguns benefícios à saúde. A planta é recomendada para apoiar no tratamento e prevenção de cancro. Com propriedades anticancerígenas, a cascara sagrada também pode otimizar os efeito esperados pela quimioterapia. Para esses efeitos, recomenda-se o consumo médio de 20 a 30 mg diariamente. O consumo de água também é muito importante para que o corpo se mantenha hidratado e com eliminação regular das toxinas indesejáveis ao corpo.

De olho nos benefícios que a cascara sagrada pode oferecer ao intestino, estudos comprovaram que a erva pode induzir à contração, preservando a água contida, o que garante fezes moles e que podem ser eliminadas sem dores e desconfortos. A cascara sagrada é apontada como funcional para estimular a musculatura da região do colon, o que favorece a liberação das fezes.

Vale ressaltar que a afirmação que a cascara sagrada emagrece pode ser meio enganosa porque na verdade a pessoa perde peso ao ter o intestino funcionando de forma mais regular e a diminuição de inchaço. Isso não é exatamente emagrecer, no sentido correto da palavra, mas se considerarmos que as pessoas falam emagrecer também para a percepção de perda de medidas, não estaria de todo incorreto falar que cascara sagrada emagrece.

Cascara Sagrada Emagrece Mesmo?

Se você se enquadra no grupo de pessoas que lutam contra a balança, adorará saber que a cascara sagrada tem efeitos positivos para o controle do peso. Após inúmeras pesquisas, foi possível comprovar que ela é funcional para a redução de peso, e esse efeito é apoiado pelo efeito laxativo, o que reduz os líquidos retidos no corpo, ajudando na redução dos quilinhos a mais, influenciando no aumento de auto estima.

A cascara sagrada emagrece também pela sua representatividade para o funcionamento regular do intestino. Muitas pessoas sofrem com prisão de ventre, o que reduz os efeitos das dietas, já que as substancias indesejadas não são eliminadas corretamente. O consumo regular e adequado de cascara sagrada pode garantir resultados logo nas 6 ou até 12 horas seguintes após o consumo.

Vale ressaltar que para a cascara sagrada emagrecer de verdade, deve ser aliada a uma dieta hipocalórica, a qual garanta a ingestão de calorias necessárias para o rendimento diário, sem acúmulo no corpo. O chá ou o consumo de cápsulas podem apoiar o processo, mas a alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos é o que garante a obtenção e manutenção de boa forma. Os benefícios da cascara sagrada são apenas ganhos adicionais para ficar ainda mais próximo do corpo e saúde desejados.

Se a ideia do gosto da planta não lhe agrada, saiba que alguns fabricantes, já de olho nos benefícios, disponibilizam a versão em cápsulas de cascara sagrada, mas é importante saber que o consumo continuo não é recomendado para períodos superiores que uma semana.

Vale lembrar que uma avaliação médica é fundamental para preservar a sua saúde, antes que você inicie o consumo de cascara sagrada. Se você deseja conquistar o corpo dos sonhos sem sacrificar a sua saúde, um médico deve avaliar o seu perfil, assim indicando as melhores iniciativas para que você conquiste os objetivos pré-estabelecidos.

A cascara sagrada pode ser consumida a partir de 12 anos de idade. Para aqueles que optam pelo consumo de cápsulas, pode-se consumir de 1 a 2 diariamente, sempre preservando o consumo de água durante todo o dia. O consumo do produto pode ser aliado aos horários das principais refeições diárias. Para melhor adequação de doses, o acompanhamento médico é indispensável, assim, qualquer dúvida pode ser sanada, e você poderá desfrutar plenamente apenas dos benefícios da planta.

Efeitos colaterais

Assim como as opções naturais para perda de peso, a cascara sagrada emagrece e não oferece efeitos colaterais. Obviamente que, se você tomar excessivamente e continuamente, o seu intestino poderá receber estímulos acima do ideal, o que pode gerar problemas crônicos como ulceras, dores e desconfortos na região abdominal, eliminação excessiva de fluidos, e muito mais. É importante atentar para o efeito laxativo em excesso, pois pode induzir à perda de nutrientes e minerais importantes para a saúde, a qual deve ser preservada e priorizada. Mantenha-se dentro do consumo recomendado e apenas desfrute dos pontos positivos da cascara sagrada.

Contra indicação

Devido ao grau de toxicidade, o consumo de cascara sagrada é contra indicado para gestantes ou mulheres em fase de amamentação. Pessoas que lidam com obstrução intestinal também devem evitar o consumo dessa erva, pois podem perder sais minerais, vitaminas e demais nutrientes importantes para importantes para o equilíbrio e funcionamento regular de todo o organismo.

Onde comprar?

A cascara sagrada pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares. É importante ressaltar que as versões em cápsulas também podem ser encontradas em farmácias. O preço pode variar de acordo com os fabricantes, mas o favoritismo permanece com os chás naturais, pois podem oferecer efeitos mais rápidos e até termogênico, como efeito comum entre os chás.

Referências

  1. Andrea M. Revilla. Natural Weight Loss Remedies. Clinton Gilkie, 2013. ISBN1230000195244
  2. Mahady, Gail B. (2005). “Cascara Sagrada (Rhamnus purshiana)“. In Coates, Paul M. Encyclopedia of Dietary Supplements. CRC Press. p. 89. ISBN 9780824755041.
  3. Barceloux, Donald G. (2008). “Cascara”Medical Toxicology of Natural Substances: Foods, Fungi, Medicinal Herbs, Plants, and Venomous Animals. John Wiley & Sons. p. 1034. ISBN 9781118382769.

Você tem vontade de experimentar a cascara sagrada para emagrecer? Teria coragem de fazê-lo, mesmo sabendo dos possíveis efeitos secundários? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário