Caso Zezé di Camargo: saiba o que é gordura no fígado e os sintomas

publicado em

A vida do cantor Zezé di Camargo passou por uma transformação devido a um problema de saúde: a esteatose hepática, também conhecida como acúmulo de gordura no fígado. 

A condição despertou a necessidade de adotar hábitos saudáveis em sua rotina, uma mudança que foi acompanhada de perto por Graciele Lacerda, influenciadora e educadora física, que é mulher de Zezé.

A jornada para uma vida mais saudável

Zezé di Camargo
Imagem: Reprodução Instagram/@zezedicamargo

Graciele revelou em uma entrevista recente ao jornal Extra o papel que desempenhou na orientação de Zezé di Camargo nessa jornada em busca de uma vida mais saudável, incorporando uma reeducação alimentar e uma nova rotina de exercícios físicos.

Se quando começaram, Zezé estava com esteatose hepática, hoje ele já não tem mais a condição, o seu percentual de gordura diminuiu e ele está se sentindo mais disposto, comentou a mulher do sertanejo.

As causas da esteatose hepática

A esteatose hepática pode ser desencadeada tanto pelo consumo excessivo de álcool quanto pela má nutrição associada ao sedentarismo. Confira com mais detalhes o que é esteatose hepática, quais são os tratamentos, grau e dicas

Além disso, ter muita gordura na barriga e possuir diabetes também podem estar relacionados ao desenvolvimento da condição.

Sintomas e consequências

Nos quadros leves, a esteatose hepática pode não apresentar sintomas, sendo identificada apenas por meio de exames médicos de sangue e de imagem. Geralmente, os sintomas surgem com as complicações da doença e podem incluir:

O aumento de gordura no fígado pode causar uma inflamação capaz de evoluir para complicações como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo câncer. Em casos assim, o órgão aumenta de tamanho e ganha um aspecto amarelado.

Além disso, a inflamação e fibrose que resulta em insuficiência do fígado gera a ascite, que é um acúmulo anormal de líquido no abdômen que causa inchaço, dores de cabeça crônicas, confusão mental, hemorragias, queda nas plaquetas no sangue e icterícia, que é o amarelamento da pele e olhos.

Prevenção e tratamento

A prevenção e o tratamento da esteatose hepática são baseados em mudanças no estilo de vida. É raro necessitar de medicação.

Recomenda-se evitar o consumo de álcool, adotar uma alimentação equilibrada, sem excesso de gordura e doces, praticar exercícios físicos regularmente e não passar fome, pois o enfraquecimento do organismo pode piorar o quadro. As informações são do Metrópoles.

Você já sabia o que é esteatose hepática? Quais causas dessa doença mais chamaram a sua atenção? Você acompanha o cantor Zezé di Camargo nas redes sociais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário