Cerveja Dá Gases?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Se você não é daquelas que não dispensa uma cervejinha, provavelmente conhece alguém que curte tomar uma. Uma mostra disso é que uma pesquisa encomendada pelo Deutsche Bank, instituição financeira sediada na Alemanha, apontou que o brasileiro toma, em média, seis litros de cerveja todos os meses.

Se você é desses que gosta de tomar sua cerveja regularmente, provavelmente já se sentiu meio flatulento e pensou se a cerveja dá gases mesmo.

Mas será que a cerveja dá gases mesmo?

Um dos efeitos desagradáveis que a ingestão da cerveja pode provocar, de fato, são os gases. Podemos dizer que a cerveja dá gases por conta da carbonatação da bebida, que pode criar bolhas de gases no estômago, além de provocar o inchaço.

A carbonatação consiste em um processo quem tem o objetivo de gerar uma determinada quantidade de gás carbônico na cerveja. Parte desse gás é formado durante a fermentação, como resultado do trabalho das leveduras na metabolização dos açúcares do mosto (que é parte do processo de fabricação da cerveja).

Abusar do consumo de bebidas gaseificadas como cerveja, refrigerante e água com gás aumenta a quantidade de gás carbônico no estômago, que pode ser passado para o intestino e, então, provocar todos os tipos de gases.

Concluimos que o fato da cerveja ser um produto fermentado é outro motivo que leva a crer que a sua ingestão excessiva pode estimular a produção dos gases.

Em caso de excesso de gases, um médico (preferencialmente um gastroenterologista) deverá ser consultado. Ele poderá avaliar detalhadamente, através de anamnese (conversa com o paciente a respeito de sua condição), exame físico e eventuais exames complementares, qual é o seu diagnóstico correto, orientá-lo e prescrever o melhor tratamento.

O glúten

A cerveja pode ser um dos alimentos que aumentam os gases também porque os grãos que podem ser utilizados na produção da bebida contêm o glúten, que pode provocar problemas digestivos como os gases em pessoas que sofrem com a doença celíaca ou têm sensibilidade ao glúten.

A culpa não é só da alimentação

Além de saber se a cerveja dá gases, é importante conhecer quais outros fatores – além daquilo que bebemos e comemos – interferem no número de gases que serão liberados pelo nosso corpo.

O PhD e professor clínico associado de nutrição da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Charles Mueller explicou que os gases que soltamos não são produzidos somente pelos alimentos que consumimos, mas também pelo ar que engolimos, que acaba passando pelo trato gastrointestinal.

No mesmo sentido, o gastroenterologista, professor clínico associado de medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e PhD David Poppers esclareceu que os gases são uma combinação entre dois fatores: o ar que engolimos, ao comermos muito rapidamente, e o alimento que consumimos.

Doenças gastrointestinais sérias também podem ser a principal causa dos gases. Eles ainda podem estar relacionados ao uso de alguns medicamentos, a problemas na flora intestinal.

Para aqueles que não têm um problema de fundo (para provocar os gases, como as doenças gastrointestinais), a quantidade de gases que temos está diretamente relacionada com a quantia de alimento e/ou ar não digerido no nosso cólon. Se estamos comendo coisas que o nosso corpo não está decompondo, nós vamos ter gases.

Ainda que seja constrangedora, a flatulência é uma função normal do corpo, completou o PhD Charles Mueller. Ele alertou ainda que devemos nos preocupar mais quando não estivermos soltando gases do que quando eles aparecerem.

Mueller orientou também a procurar o auxílio médico quando ocorrerem mudanças nos hábitos intestinais que não se resolvem sozinhas como cólicas, inchaço, prisão de ventre, diarreia, não ter flatulência alguma ou o aparecimento de muitos gases.

Você costuma de tomar sua cerveja no final de semana ou até com certa regularidade? Já tinha percebido que a cerveja dá gases? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Cerveja Dá Gases?”

  1. Quando na ingestão de cerveja depois de algum tempo sinto um incômodo muito grande na parte de baixo da barriga. Um tipo de pressão, “não tenho flatulência”. Parece que os gases faz pressão na bexiga, sentindo vontade de urinar varias vezes. Depois de ingerir Simeticona melhora.