Cerveja Engorda Mesmo ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 20/07/2020

Redução da queima de gorduras, aumento da ingestão de calorias e elevação do apetite: descubra se a cerveja engorda mesmo e seus efeitos no peso!

Embora haja vários fatores que podem contribuir para o ganho de peso, como falta de atividade física e dieta ruim, beber cerveja engorda, definitivamente, se consumida em excesso. Dependendo do tipo, um copo de cerveja pode conter cerca de 150 calorias, embora muitas possam conter mais que isso – conheça quantas calorias pode ter em uma lata de cerveja.

A conhecida “barriga de chopp” é a prova do que cerveja demais pode fazer. Essas calorias extras se acumulam rapidamente quando se pensa na quantidade de cervejas que  pode se consumir em um evento social ou para relaxar toda noite. Além disso, beber cerveja e outras bebidas alcoólicas tende a diminuir sua força de vontade no que diz respeito aos alimentos que você come.

Aproveite para conferir o vídeo da nossa nutricionista que entra em detalhes para investigar se cerveja engorda entre os seus diferentes tipos:

Efeitos da cerveja no peso

Veremos agora como a cerveja pode afetar o corpo, prejudicando a manutenção de um peso saudável:

– Redução da queima de gordura

Sem beber cerveja, o fígado trabalharia muito para metabolizar e queimar células de gordura, o que ajuda a manter ou diminuir seu peso. Entretanto, quando você bebe sua cerveja, seu fígado tem que mudar a marcha para metabolizar o álcool. Isso cria o que a Universidade de Columbia chama de “economia de gordura” ou um acúmulo de gorduras: enquanto seu fígado prioriza processar o álcool, ele deixa de lidar com as gorduras, queimando menos delas.

– Aumento de ingestão de calorias

É uma lei da natureza: você ganhará peso se não queimar as calorias que consume diariamente. E uma única garrafa de cerveja pode conter muitas calorias vazias. A cerveja normal tem 146 calorias e mais de 13 gramas de carboidratos, enquanto uma cerveja light tem 99 calorias e menos de cinco gramas de carboidratos.

Entretanto, em uma pesquisa não científica, a revista Men’s Fitness descobriu que muitas cervejas contêm até 200 calorias em um único copo. Todas essas calorias são muito fáceis de ser consumidas e até multiplicadas, já que muitos consomem várias porções de cerveja em uma única sentada. e é por isso que a cerveja engorda, se você não faz dieta ou se exercita o bastante.

– Aumento do apetite

Se você desconfia que sente mais vontade de comer depois de algumas cervejas, você não está imaginando. Cerveja e outras bebidas alcoólicas estimulam o apetite e todos esses lanches feitos enquanto bebe podem ser um estímulo extra ao ganho de peso.

Até porque álcool na cerveja pode diminuir suas inibições, fazendo você comer alimentos que não comeria normalmente ou fazendo com que você saia ainda mais da sua dieta, enchendo-se de comidas calóricas, pobres em nutrientes e cheias de açúcar, gorduras ruins e/ou sódio.

Todas as cervejas são iguais no que diz respeito a calorias?

Nem todas as cervejas são criadas iguais em relação ao conteúdo calórico, então há algumas opções que são melhores. Geralmente, as cervejas que têm pouco ou que são sem álcool têm menos calorias, já que não contêm as calorias do álcool.

Além disso, aquelas com uma porcentagem alta de álcool tendem a ter mais calorias, ao passo que cervejas com poucos carboidratos tendem a ter menos calorias. Na dúvida, escolha a light: pode não parecer uma grande diferença, mas tem efeitos se você beber mais de uma. Ao comparar as calorias das cervejas, observe o tamanho das bebidas para garantir que está comparando volumes iguais.

Dicas para consumir menos calorias enquanto bebe cerveja

  • Misturar com bebidas não alcoólicas: Tente diluí-la água com gás. Isso pode funcionar com cerveja ou destilados para fazer uma bebida menos potente e com menos calorias;
  • Versões mais leves: Escolha cervejas light e sem álcool sempre que possível;
  • Alternativa alcoólica: Escolha o vinho como uma alternativa de baixa caloria;
  • Hidrate-se: Tome água entre as doses de cerveja para ficar hidratado e beber menos.
  • Coma uma refeição saudável antes de começar a beber quando for possível, assim você tem menos chances de comer alimentos calóricos enquanto bebe;
  • Fuja da tentação: Fique longe das mesas de comidas e bebidas para evitar comer batatas fritas ou pegar outra cerveja com muita frequência.

E quanto a outras bebidas alcoólicas?

Há outras escolhas de bebidas alcoólicas que têm menos calorias que a cerveja, e portanto são uma escolha melhor para evitar o ganho de peso indesejado.

O vinho geralmente tem menos calorias, assim como destilados, embora seja essencial escolher um acompanhamento de poucas calorias, ou o conteúdo calórico pode ser aumentado.

Coquetéis geralmente são a pior opção, particularmente aqueles com base cremosa ou de licor de chocolate. Da mesma forma que a cerveja engorda, todas as bebidas alcoólicas são capazes de causar ganho de peso se consumidas em excesso e acompanhadas por outros fatores como uma dieta ruim e falta de exercício.

É provável que você não seja maluco de pensar que cerveja emagrece, mas você tinha noção de quanto ela pode te engordar? Com qual frequência você a consome? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (35 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

16 comentários em “Cerveja Engorda Mesmo ou Emagrece?”

  1. Eu sempre bebi cerveja. Corria esporadicamente. Depois parei de beber e emagreci uns 12 kg. De uns dois anos pra cá voltei a beber e ganhei tudo que havia perdido, mesmo com uma corridinha três vezes na semana.
    Empiricamente comprovo que a cerveja engorda sim!

  2. Meee tô perdida tomo 3 latões por dia tá explicado porque em um ano engordei 20 Kilos vou parar já .

  3. aqui é todos os dias .
    5 a 6 latoês de 550 ml de Brahma…..mas estou emagrecendo,mesmo que eu coma uma vaca inteira de carne…! fiquei preocupado agora!

  4. Procurem cerveja de qualidade,puro malte,minha preferência é Heineken,sua composição não possui outros ingredientes,somente água, malte e lúpulo.

    • Então bebo as vezes na semana ,mais no fim de semana mais tomo umas bebidas caseiras pra emagrecer será que estou agindo errado

  5. É mulherada vcs estão lascada igual Eu…gosto muito de cerveja em menos de 3 anos engordei quase 20 kg….idade conta muito.

  6. Entendi por que engordei tanto nos ultimos anos, foi a cerveja. No começo eu odiava, mas depois que pegue gosto….
    engordei 20kg em dois anos
    estou na batalha para emagrecer, e triste por saber que vou ter que diminuir o consumo;