Chá Branco Emagrece? Mais Que o Chá Verde? Como Preparar?

Especialista:
atualizado em 02/07/2015

O chá verde é conhecido por seus muitos benefícios, enquanto o chá branco é menos comum. Mas, em uma comparação direta do chá branco com o chá verde, qual oferece mais benefícios?

Como o Chá Branco e o Verde são Preparados

Chá branco e verde vêm da mesma planta. Essa planta é originária da China, onde o chá tem uma longa história. O chá branco já foi a bebida escolhida pelos imperadores da China.

O chá branco ainda é cultivado na China, embora um pouco dele seja produzido na Índia e África, enquanto o chá verde é cultivado na maioria dos países produtores de chá. O chá branco passa por um pouco menos de processamento do que o chá verde, e é o chá menos processado de todos. O chá branco é feito de folhas de chá muito novas e botões que ainda não abriram, enquanto o chá verde é feito de folhas um pouco mais maduras. O chá verde pode ser um pouco fermentado, embora não tanto quanto o chá preto. O chá branco não é fermentado, simplesmente vaporizado e seco.

Por ser feito com folhas pequenas e precisar ser manuseado com cuidado, o chá branco tende a ser mais caro que o chá verde. Chá branco de boa qualidade é feito na temperatura certa (abaixo de 80°C), não deve ser amargo e também não possui o sabor gramíneo do chá verde. Você também pode usar as folhas de chá branco várias vezes sem nenhuma perda de sabor.

Os Benefícios dos Chás Branco e Verde

O principal benefício do chá é a grande quantidade de antioxidantes que ele contém. Antioxidantes podem ajudar a prevenir danos causados por radicais livres, que frequentemente são uma causa do câncer. Foram feitas muito mais pesquisas sobre os benefícios do chá verde do que sobre os benefícios do chá branco, mas descobriu-se que o chá branco possui concentrações maiores de alguns antioxidantes.

Os antioxidantes do chá verde possuem vários benefícios, incluindo melhora no humor e prevenção de osteoporose. Eles são particularmente eficazes na prevenção de doenças cardíacas, e beber chá verde pode te ajudar a reduzir seus níveis de colesterol, assim como a afinar o sangue e reduzir as chances de coágulos. Isso também ajuda a diminuir seu risco de derrame.

O chá branco também possui mais efeitos antibacterianos e antivirais, o que pode ajudar seu sistema imune a combater infecções. Ele também pode ajudar a prevenir a placa ao reduzir o número de bactérias na sua boca. O chá branco também contém uma quantidade maior do aminoácido teanina, que tem um efeito relaxante. O chá branco e o chá verde contêm uma quantidade similar de cafeína, embora o chá branco possa ter um pouco menos.

O chá branco parece ser, no momento, uma escolha um pouco melhor em termos de benefícios à saúde, e muitas pessoas preferem seu sabor ao do chá verde. O chá branco tem um sabor diferente do verde, mais leve, suave e quase doce. Entretanto, o chá branco pode ser muito mais caro, e o chá verde tem muitos benefícios comprovados a um custo bem menor. Idealmente, você deve beber mais chá branco, mas o chá verde também é bom, caso você o prefira.

O Chá Branco Emagrece?

Beber chá branco emagrece, de alguma forma. Se você o bebe sem qualquer adoçante calórico, ele com certeza não te fará engordar.

Pesquisadores na Alemanha mostraram em experimentos reportados em junho de 2009 na Nutrition & Metabolism que, enquanto o chá evita a geração de mais células de gordura, ele também estimula a queima de gordura. Quando eles criaram células de gordura humanas em um laboratório, eles também descobriram que após tratá-las com um extrato de chá branco, essas células continham menos gordura.

Liderados pelo nutricionista Marc Winnefeld da companhia alemã de alimentos saudáveis Beiersdorf AG, os pesquisadores reportaram suas descobertas como “Extrato de Chá Branco induz atividade lipolítica e inibe adipogênese em (pré) adipócitos subcutâneos humanos.”

Os pesquisadores não sugerem quanto chá branco precisamos beber para conseguir um efeito de perda de peso. Mas, claramente, mais do que apenas uma xícara por dia de chá branco emagrece.

Como Fazer Chá Branco e Chá Verde para Antioxidantes

Os chás branco e verde são excelentes fontes de antioxidantes. Especificamente, são ricos em polifenóis, um tipo de antioxidante que tem sido chamado de um “nutriente maravilha” em termos de eliminação de radicais livres do corpo. O chá verde tem de 8 a 10 vezes os níveis de polifenol encontrados em frutas e vegetais, então definitivamente vale a pena bebê-lo.

Para conseguir o máximo de antioxidantes do seu chá, como você deve prepará-lo?

Comprando Chá Verde e Chá Branco

Sua melhor escolha para obter níveis máximos de polifenol são folhas pequenas de chá verde, porque esse tipo tem uma infusão mais rápida. Folhas grandes ou enroladas requerem mais tempo de infusão.

Folhas soltas são preferíveis aos saquinhos, novamente porque a infusão é mais rápida e são menos processadas do que os saquinhos. Se você usar o saquinho, afunde-o na chaleira ao invés de deixá-lo flutuar.

Guardando Chá Verde e Chá Branco

Compre chá verde em pequenas quantidades. Trinta gramas de folhas produzem de 15 a 30 xícaras de chá, então você não precisa comprar muito. Folhas mais frescas contêm uma quantidade maior de antioxidantes. Além disso, escolha um local para guardar do tamanho aproximado do chá. Ar demais contribui para a oxidação do chá.

O armário é um bom lugar para guardar seu chá. Colocá-lo na geladeira pode resultar em danos causados pela umidade e odores, e a condensação que se forma com o descongelamento de chá congelado irá arruiná-lo.

Preparando Chá Verde e Chá Branco

Agora você está pronto para fazer o chá. Aqueça água em uma chaleira, de preferência de inox ou porcelana. Esses materiais não criam um sabor “estranho” ou deixam resíduos tóxicos. Nunca aqueça água para o chá em um recipiente de alumínio ou plástico.

Há debates sobre se deve-se ferver a água ou não, com algumas fontes recomendando uma temperatura mais baixa (cerca de 75 °C) por mais tempo (2 a 4 minutos), para permitir que o polifenol atinja níveis mais altos.

Outras fontes sugerem que usar água fervendo promove uma melhor extração de polifenóis do chá. Então, para garantir, você pode tentar fazer o chá das duas formas (usando água fervente e mais fria) e ver qual você prefere.

Independente da temperatura da água, você não deve fazer a infusão do chá por mais de 5 minutos. Você pode adicionar uma colher de chá de folhas para cada 240 ml de água, e você pode usar as folas de 3 a 4 vezes.

Avaliando Seu Chá

Prove o chá e veja se você gosta do sabor. Se você quer deixar o chá mais forte, ajuste a quantidade de folhas, não o tempo de infusão.

Ressalvas do Chá Verde e Chá Branco

Como com qualquer alimento, o chá verde possui ressalvas. Sua quantidade de cafeína é moderada (cerca de metade da do café). Ele contém níveis altos de fluoreto e alumínio, que podem ser tóxicos em grande quantidade. Vale a pena notar que chá verde descafeinado contém níveis mais altos dessas duas substâncias do que o chá verde normal, e que adicionar limão ao chá verde aumenta a absorção de alumínio em até 10 vezes.

Qual você prefere tomar, o chá branco ou o chá verde? Já percebeu alguns sinais de perda de peso devido a um deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário