Chá de Canela Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

Você pode aproveitar os muitos benefícios do chá de canela, quer você adore o chá de canela puro ou misturado com outros chás. Doce, calmante, picante e um pouquinho exótico. A canela é versátil e muito amada, um favorito não apenas em pratos doces e salgados, mas no chá, também! Mas será que o chá de canela emagrece? Vamos analisar os benefícios e como ele pode impactar na sua boa forma.

O tempero bem conhecido é famoso por sua facilidade de se misturar com vários sabores – com outros chás, temperos, frutas e ervas – para criar misturas de chás. O chá de canela é cheio de coisas boas – para seu corpo, sua mente, e até para o romance!

Benefícios do Chá de Canela

  • Níveis de colesterol ruim muito altos? Abaixe seu colesterol – e proteja a saúde do coração – com o chá de canela. Pesquisas nos dizem que consumir chá de canela pode ajudar a baixar níveis de colesterol ruim.
  • A canela tem propriedades antivirais, antibacterianas e antifungos. A canela combate vírus (como os do resfriado e da gripe), inibe o crescimento de bactérias prejudiciais (como E. coli), e combate infecções (como infecções resistentes a medicamentos causadas pelo fungo Candida albicans).
  • A canela é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias. Inflamação crônica foi ligada a muitos problemas de saúde e doenças, como mal de Alzheimer, mal de Parkinson, câncer, diabetes, infertilidade, obesidade, síndrome do ovário policístico, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, osteoporose e doença cardíaca. O chá de canela é uma forma natural e saborosa de combater e se proteger dos efeitos potencialmente destrutivos de inflamação.
  • A canela é rica em antioxidantes potentes – mais do que quase todos os outros temperos, ervas e chás para emagrecer. Os níveis de antioxidantes na canela são comparados aos de outros alimentos ricos em antioxidantes – por exemplo, apenas uma colher de chá de canela em pó tem tantos antioxidantes quanto 1/2 xícara de mirtilos! É essencial que incluamos alimentos e bebidas ricos em antioxidantes na nossa dieta, porque antioxidantes nos oferecem muitos benefícios…. Eles nos protegem dos efeitos dos radicais livres, previnem e combatem doenças crônicas (como câncer, doença cardíaca, diabetes e artrite reumatoide), e reduzem os sinais de envelhecimento que odiamos tanto (como rugas e perda de elasticidade da pele)!!
  • A canela melhora a circulação. Circulação ruim pode afetar o corpo de várias formas, desde varizes a prisão de ventre e dor nas juntas. O chá de canela é naturalmente aquecedor e ajuda a aumentar o fluxo de sangue. A canela também é um afinador do sangue natural, também.
  • Reduza inchaço e as dores da artrite e reumatismo com uma xícara de chá de canela.
  • A reputação de que o chá de canela emagrece está crescendo – com razão. Não apenas os antioxidantes na canela aceleram o metabolismo, mas a canela também ajuda seu trato digestivo a trabalhar como deveria (essencial para a perda de peso – e para que você se sinta bem!). O chá de canela estabiliza os níveis de açúcar no sangue, então você se sente saciada e tem menos vontades de comer. Outro benefício – a canela é uma adição saborosa à sua dieta e, quando sua comida é saborosa, você se sente satisfeita antes e come menos (o que quer dizer menos calorias entrando!).
  • Afaste o frio com chá de canela. Suas mãos e pés estão sempre frios? Um vento mais frio te faz afundar seu nariz em um cachecol? Não há nada como o chá de canela para te aquecer quando você sente frio!

Os benefícios da canela podem não ser a razão pela qual muitos de nós tomam uma xícara picante e calmante de chá de canela… mas uma vez que você percebe quão bom esse chá é para você, você com certeza terá um pouco de chá de canela (ou canela em pau, para fazer você mesma) em mãos!

Desde acalmar seu estômago até melhorar sua memória e melhorar uma dor de cabeça, o chá de canela oferece inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar.

Mais Benefícios do Chá de Canela

  • A canela é rica em polifenóis, que são compostos naturais que podem estabilizar o açúcar no sangue e te ajudar a se sentir satisfeita e equilibrada – o que quer dizer que você sente menos vontade de comer doces!
  • Além de estabilizar os níveis de açúcar no sangue, a canela também melhora a função da insulina, o que pode diminuir o risco de diabetes.
  • Mais benefícios da canela para o diabetes – para pessoas com diabetes tipo 2, a canela pode reduzir os fatores de risco associados a diabetes e doença cardíaca.
  • O chá de canela é bom para a digestão! Não apenas a canela acalma seu estômago e intestino, ela também ajuda a reduzir os gases e alivia flatulência. A canela melhora a saúde e funcionamento do cólon, e você pode aliviar náusea, diarreia, prisão de ventre e vômito com o chá de canela. E a canela pode ajudar a reduzir úlceras estomacais.
  • Alivie a dor com chá de canela. Desde cólicas menstruais dolorosas a uma dor de cabeça ou enxaqueca, os benefícios da canela incluem alívio da dor.
  • E, se seus músculos estão especialmente doloridos após seus exercícios, faça uma xícara de chá de canela! Pesquisas mostram que a canela pode reduzir dores musculares após exercícios.
  • A canela é uma excelente fonte de manganês e cálcio, que são essenciais para a saúde da pele e dos ossos. A canela também é uma ótima fonte de fibras, que trabalham junto com o cálcio para apoiar a saúde do cólon e do coração.
  • Porque o chá de canela é rico em minerais e antioxidantes, ele apoia um sistema imune saudável, também.

O Chá de Canela Também é Bom para Sua Mente!

Aqui estão alguns benefícios mentais do chá de canela!

  • Tenha uma carga de energia mental (e física) com a canela. Se sentindo mentalmente exausta e letárgica? Sofrendo sua crise normal no meio da tarde? Apenas sentir o cheiro da canela pode aumentar sua atividade cerebral, imediatamente melhorando sua memória, sua habilidade de concentração e seu desempenho em várias tarefas cognitivas.
  • Pesquisas recentes estão se focando na habilidade potencial da canela de prevenir o desenvolvimento do mal de Alzheimer e desacelerar a progressão de outras doenças que levam a um declínio do funcionamento cognitivo.

Outros Benefícios do Chá de Canela

  • A canela pode aumentar o romance! Planejando uma noite romântica? Adicione uma canela em pau ao seu chá favorito na sobremesa ou sirva um chá que inclua canela… A canela é conhecida como um afrodisíaco. Estudos indicam que homens são atraídos pelo aroma da canela, e ela pode colocá-los em um clima romântico! Além disso, o chá de canela complementa muito bem sobremesas de frutas…
  • Melhore seu humor com chá de canela. Se você adora o aroma doce e terroso da canela, apenas respirar o aroma do chá de canela pode fazer maravilhas pelo seu humor. Com o aroma e cor do outono, o chá de canela com certeza trará boas memórias à mente (para mim, são os maravilhosos rolinhos de canela da minha mãe em uma tarde de sábado…)

Chá de Canela Emagrece ou é apenas outro Mito de Perda de Peso?

Canela e Perda de Peso… fato ou ficção? Adicionar chá de canela à sua dieta pode realmente te ajudar a controlar seu peso?

Todos sabemos que para cada ideia ou programa de perda de peso seguro, há centenas – se não milhares – de falsos. E, para qualquer pessoa que já tentou perder alguns quilos, pode ser muito desencorajador tentar uma dessas “dietas” após a outra e não ver resultados na balança!

Se você está tentando perder peso, o chá de canela pode ser uma adição positiva ao seu plano de perda de peso.

Pesquisas suportam canela e perda de peso, sugerindo que ingestão regular de canela pode ajudar a controlar o peso ao melhorar a digestão e estabilizar níveis de açúcar no sangue e insulina.

Benefícios Digestivos da Canela

Um sistema digestivo que funciona corretamente é essencial para o controle de peso (e para conforto!), e a canela é uma forma natural de fazer com que seu sistema digestivo funcione de uma forma mais saudável.

▪   A canela acalma seu estômago e intestino.

▪   A canela reduz gases e alivia a flatulência.

▪   A canela melhora o funcionamento do cólon.

▪   A canela é bem conhecida por aliviar náusea, diarreia e prisão de ventre.

Canela e Controle de Açúcar no Sangue

Pesquisas mostram que ingestão regular de canela (tão pouco quanto 1/3 de colher de chá por dia) pode melhorar os níveis de açúcar no sangue. Porque a canela desacelera a velocidade com que seu estômago se esvazia depois que você come, ela pode ajudar a estabilizar seu açúcar no sangue. E boas coisas acontecem quando seus níveis de açúcar no sangue estão sob controle – você se sente mais equilibrada e satisfeita, e tem menos vontade de comer doces!

Canela e Controle de Insulina

Estudos também mostram que certos compostos na canela trabalham para reduzir picos de insulina e ajudam seu corpo a usar a insulina de forma mais eficaz. Atividade equilibrada da insulina melhora a forma como absorvemos a glicose do sangue – e desencoraja o armazenamento de gordura – que é mais um motivo para se acreditar que o chá de canela emagrece.

E, de acordo com pesquisas, esses benefícios são contínuos com o consumo regular de canela (mas desaparecem gradualmente quando a canela deixa de ser ingerida regularmente).

Canela para Perda de Peso – Outros Benefícios

Ingestão regular de canela também pode ajudar a aumentar a massa muscular magra e reduzir a porcentagem de gordura no corpo.

Outro benefício da canela e perda de peso é que a canela é um ingrediente natural e saudável que é fácil de encontrar, e pode ser adicionado à sua dieta de várias formas! E quando a comida é saborosa e aromática, tendemos a nos sentirmos mais satisfeitos e a pararmos de comer mais rápido.. definitivamente um benefício para o controle de peso!

Então…. Canela para perda de peso é verdade?

Controle de peso é mais fácil quando seus níveis de açúcar no sangue e insulina estão estabilizados, e seu sistema digestivo está funcionando como deveria. Assim, você tem a energia que precisa dos seus alimentos, se sentirá mais equilibrada e positiva e não se sentirá com tanta fome.

Pesquisas indicam que ingestão regular de canela pode oferecer esses benefícios (e muitos outros benefícios!) – então faça uma xícara de chá de canela e aproveite, sabendo que você está ajudando seu controle de peso de forma natural – e satisfazendo seu paladar, também!

Por que não tentar…

▪   Canela orgânica, para assegurar que sua canela é tão saudável e benéfica quanto possível. Canela orgânica não foi irradiada, e não teve toxinas adicionadas – como pesticidas ou herbicidas – durante o cultivo ou processamento. Você também estará fazendo sua parte pelo meio ambiente ao escolher orgânicos!

▪   Beba uma xícara de chá de canela com uma refeição rica em carboidratos para reduzir o impacto nos seus níveis de açúcar no sangue.

Canela e Perda de Peso – Há Riscos?

Canela-do-ceilão e canela-da-china são os dois tipos mais conhecidos de canela. Enquanto os dois podem ajudar com o controle de peso, tenha em mente que a canela-da-china contém níveis mais altos de um ingrediente natural chamado “cumarina” que pode ser prejudicial em grandes quantidades para algumas pessoas. Considere escolher a canela-do-ceilão se você bebe muito chá de canela.

E lembre-se, se você planeja adicionar chá de canela à sua dieta para ajudar a controlar seu peso, fale sobre a canela e perda de peso com seu médico antes para garantir que é uma escolha segura e eficaz para você (especialmente se você estiver grávida ou amamentando, ou se você toma medicamentos controlados).

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tomou chá de canela? Tem alguma combinação para recomendar?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de Canela Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. Faltou vocês falarem sobre a quantidade de canela bem como a quantidade de água para fazer o chá. E também que quantidade devemos tomar por dia.