Como a canela emagrece e ajuda a perder a barriga

Especialista da área:
atualizado em 25/05/2021

A canela (Cinnamomum sp) é um tempero rico em diversos nutrientes, muito utilizado em várias culturas e receitas ao redor do mundo. Além disso, a canela pode ajudar a emagrecer e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Então, vamos entender como ela promove a perda de peso?

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar a canela para perder peso?

Muitos estudos mostram que a canela é um estabilizador do açúcar no sangue. Nesse sentido, ela é uma ótima opção tanto para diabéticos, quanto para pessoas que estão tentando emagrecer, além de promover vários benefícios para a saúde.

Canela e emagrecimento

No funcionamento normal do organismo, os carboidratos são convertidos em açúcar no sangue (glicose). Neste processo, o nosso pâncreas libera o hormônio insulina, que é responsável por transportar o açúcar do sangue até as nossas células, para ser utilizado como nossa principal fonte de energia.

Por outro lado, a ingestão exagerada deste nutriente causa a elevação dos níveis de açúcar no sangue. Então, o pâncreas acelera a produção de insulina para tentar reequilibrar esses níveis.

E quando grandes quantidades deste hormônio estão sendo produzidas, o nosso corpo entende que há muita energia disponível, que pode ser utilizada para a prática de atividades físicas. Porém, quando essa energia não é utilizada, a insulina converte a glicose extra em triglicérides, que são armazenados na forma de gordura no corpo.

Como a canela é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, existe menos insulina circulando no organismo. Desse modo, há uma redução do armazenamento de gordura e, por isso, é possível afirmarmos que a canela ajuda no processo de emagrecimento.

Mas, não para por aí. É possível utilizar a canela como um substituto mais saudável do açúcar, em decorrência do seu sabor adocicado e até mesmo para aromatizar ambientes, sendo possível obter alguns benefícios através dessa prática servindo, por exemplo, como estimulante.

  Continua Depois da Publicidade  

O que é resistência à insulina?

Canela ajuda a emagrecer

É uma condição na qual as células se tornam menos sensíveis ao hormônio insulina, não respondendo corretamente ao seu estímulo.

Nesse sentido, sabe-se que a resistência se inicia de forma gradativa. Ou seja, na medida em que a pessoa engorda ou consome açúcar em excesso, mais insulina está sendo produzida e cada vez mais o corpo tende a dificultar a sua utilização.

Dessa forma, uma pessoa com resistência insulínica pode conviver por anos sem qualquer sintoma, até o desenvolvimento do estado pré-diabético. Assim, ao alcançar esse estado, o pâncreas começa a reduzir a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue.

Por isso, a adoção de uma rotina com atividades físicas e uma alimentação saudável é essencial para prevenir uma evolução para a diabetes. Em síntese, a canela pode ser uma aliada interessante não só no emagrecimento, mas também na manutenção de uma boa saúde, devido a sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Desse modo, vale lembrar que além dessa condição contribuir para o desenvolvimento da diabetes, ela aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e doenças renais.

O que é sensibilidade à insulina e como a canela atua nesse processo?

Canela em pó emagrece

É o oposto da resistência à insulina. Ou seja, a sensibilidade à insulina é o quanto as suas células respondem ao estímulo desse hormônio.

  Continua Depois da Publicidade  

Desse modo, quanto mais sensível a pessoa se torna através das atividades físicas e de uma dieta equilibrada, menos insulina é necessária para transportar energia para as células, e a canela pode ajudar nesse processo.

Conforme um estudo publicado pela Universidade de Cambridge em 2008, foi descoberto que a canela possui diversos compostos que aumentam a sensibilidade à insulina, como os polifenóis e o cromo, facilitando o controle da glicemia (nível de glicose no sangue).

Sendo assim, o estudo concluiu que o consumo de canela pode auxiliar no emagrecimento, controle da glicemia e prevenção de várias doenças, com destaque principal para a diabetes.

Além disso, vale ressaltar que esses compostos possuem atividade anti-inflamatória, auxiliam na regulação da pressão arterial e têm atividade antioxidante, reduzindo a quantidade de radicais livres circulantes.

Como utilizar a canela em sua dieta buscando emagrecer?

Canela em pó e pau
  • Use canela em qualquer comida que cozinhar.
  • Adicione em suas vitaminas.
  • Adicione uma colher de chá de canela ao seu cereal, torradas, frutas.
  • Faça chá de canela: Ferva um pouco de água. Adicione uma colher de canela em pó. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Coe e aproveite seu chá de canela.

Assim como o chá verde e outros suplementos, a canela ajuda a emagrecer e pode ser usada na luta contra a gordura. Além disso, a canela pode ser encontrada em diversas formas, como pós, cápsulas, óleos, folhas e até mesmo a canela em pau.

Então, use a canela sabiamente junto a uma dieta balanceada e um bom programa de atividades físicas e comece a perder a barriga como sempre quis.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo do especialista

A seguir, veja a opinião da nossa nutricionista Patrícia Leite sobre a canela e o processo de emagrecimento.

Informações nutricionais

Valor nutricional por 100 g de canela em pó:

ComponenteValor por 100 g
Calorias243 kcal
Carboidratos80,6 g
Proteínas3,99 g
Gorduras1,24 g
Gordura saturada0,35 g
Gordura monoinsaturada0,25 g
Gordura poli-insaturada0,07 g
Colesterol0 mg
Cálcio1,002 g
Sódio10,00 mg
Potássio431,0 mg
Fósforo64,0 mg
Magnésio60,0 mg
Zinco1,83 mg
Cobre0,40 mg
Fibras53,1 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você já sabia que a canela ajuda a emagrecer e controlar a glicemia? Como costuma consumi-la no dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (229 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

50 comentários em “Como a canela emagrece e ajuda a perder a barriga”

  1. Como diariamente na minha dieta- Banana, aveia e canela. a mistura perfeita para te dá força para malhar E nem tem muitas calorias. Depois que passei a consumir “Banela” como eu a chamo já vi mudança satisfatórias no meu corpo

    Responder
  2. Olha só quanta informação interessante, quem diria que a canela tem tantos benefícios e ainda ajuda a emagrecer!!

    Responder
  3. Eu amo CANELA o sabor o cheiro, tomo café amargo sem açúcar com acanela todos dias no café da manha, sinto mais disposta, meu estado emocional fica bem melhor.

    Responder
  4. USAR A CANELA NA ÁGUA GELADA É SOMENTE COLOCAR E DEIXAR POR QUANTO TEMPO?
    QUANTO TEMPO JÁ COMEÇO A VER O RESULTADOS?

    Responder
  5. Eu utilizo canela em pau no cha de cavalinha..pode ser .ou tem que ser so ela e tem diferença em ser em po ou pau…obg

    Responder
    • Não há problema misturar os 2, e também não há diferença entre usar pó ou pau. Apenas tome cuidado com as quantidades.

      Responder
  6. Estou tomando vitamina de biomassa 2 x ao dia e colocando canela em pó na vitamina, já eliminei 16,9 kg em 3 meses. Estou feliz.

    Responder
  7. Vou começar hoje a utilizar a canela em tudo. Gosto muito de canela, mas pensava que era só no arroz-doce. Aí eu arrasava. Mas como só arroz-doce em uma vez por ano, no Carnaval. É típico da minha região. Obrigada pelas dicas….

    Responder