Chá de Carqueja Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Tão antigo quanto se pode lembrar – e ainda mais um pouco! – é a referência que temos quanto ao uso de plantas para fins medicinais. Com a necessidade de alimentação e cura, nossos ancestrais foram descobrindo os poderes e as propriedades das plantas: as que serviam como alimento, as que serviam como medicamentos e as que não podiam ser usadas por serem venenosas.

Muitos achados e registros antigos de vários lugares do mundo falam sobre o cultivo e uso das ervas. No Brasil, onde temos uma grande riqueza de espécies na Amazônia , das quais uma quantidade significativa já foi estudada e catalogada, temos na cultura indígena os grandes utilizadores e conhecedores da flora medicinal, conhecimento esse que foi passado através das gerações.

Atualmente um número bem expressivo de plantas medicinais são encontradas no mercado, em forma de chá. Muitas pessoas costumam cultivar em casa suas próprias ervas e ter acesso aos seus benefícios sempre que preciso.

Muitas plantas medicinais têm benefícios surpreendentes – um exemplo é a carqueja, que tem entre suas propriedades, o efeito de agir como um chá auxiliar emagrecedor em dietas para redução de peso.

Chá de Carqueja Emagrece?

Nada mais gostoso do que um chá quentinho, não é mesmo? Principalmente quando estamos naqueles dias frios de inverno. Nem todo mundo gosta, mas deveria, olha só o chá de carqueja, por exemplo, no que ele pode auxiliar.

O chá de carqueja emagrece se for ingerido sem adição de açucares ou adoçantes e funciona para ajudar a diminuir o apetite se tomado antes das refeições – considerar isso principalmente se você for a uma festa onde sabe que comerá bastante.

A carqueja tem propriedades que ajudam a combater a prisão de ventre e que auxiliam na digestão, ajudando a potencializar a queima de calorias, uma vez  que,  auxiliando na digestão promove o metabolismo digestivo, que é a queima de calorias pela boa digestão dos alimentos. Esse processo todo ajuda na perda de peso, por isso diz-se que o chá de carqueja emagrece. Além disso, a carqueja pode ajudar a melhorar a nossa circulação sanguínea e desintoxicar o fígado.

Mas ele deve ser um complemento a uma dieta alimentar balanceada indicada por um profissional. Esse não é um daqueles casos onde se prometem milagres – se tomar chá de carqueja terá certamente uma parte dos benefícios citados acima, mas o chá de carqueja sozinho não promove o emagrecimento.

Um programa de emagrecimento deve ter como eixos principais uma dieta alimentar saudável e a prática regular de exercícios, e como coadjuvantes os suplementos, chás e medicamentos. E essas indicações devem sempre ter um acompanhamento de um médico ou nutricionista, que é quem irá avaliar os resultados obtidos e fazer os ajustes necessários para que se alcance o objetivo desejado.

Como preparar o chá de carqueja?

É muito fácil preparar um chá, não há mistério algum.  Basta que adicione duas colheres (sopa) de folhas picadas de carqueja em 500 ml de água e deixe ferver por uns cinco minutos. Coe e está pronto para o consumo.

Algumas pessoas costumam tomar o chá quente, outras preferem deixar que esfrie. No verão é muito comum gelar o chá, fica uma delícia. Uma dica é que o chá seja tomado antes das refeições. E muito importante, evite a adição de açúcar. O gosto do chá é meio amarguinho, mas logo acostuma e ele parece ficar gostoso.

Tem pessoas que costumam substituir o consumo diário de água por chás – não é aconselhável, pois quantidades excessivas de chá podem anular seu efeito. Lembre-se da máxima de que tudo em excesso faz mal.

Quais os outros benefícios da carqueja?

Já vimos acima que realmente chá de carqueja emagrece, mas ele também ainda traz ainda outros benefícios à nossa saúde:

  • Auxilia no controle da diabetes, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue
  • Ajuda a combater inflamações
  • Auxilia no tratamento de doenças digestivas
  • Tem efeito laxativo
  • Auxilia na redução do colesterol
  • Atua na má circulação
  • Auxilia no tratamento de úlceras (uso externo)

Há alguma contraindicação com relação ao uso do chá de carqueja?

Sim, orienta-se que mulheres grávidas e que estão amamentando não façam uso do chá. Indicado para pessoas maiores de 12 anos.

Pessoas com problemas de pressão baixa e que sofram de hipoglicemia também devem evitar o uso do chá de carqueja.

Que cuidados devemos ter ao consumirmos chá de plantas medicinais?

Já falamos sobre pessoas que cultivam suas próprias ervas, para isso elas devem ter um conhecimento mais aprofundado sobre a planta. Isso que devemos cuidar – temos que conhecer suas propriedades, saber onde colhê-las, isso se formos buscá-las direto na natureza.

Devemos sempre nos manter informados sobre os usos da planta, e jamais ir fazendo um chá e tomando porque a amiga disse que falaram pra ela que é bom. Nada disso, informe-se bem antes de sair tomando qualquer tipo de chá.

Algumas plantas medicinais têm alto grau de toxicidade e que não trarão benefícios à saúde, bem pelo contrário, complicarão a nossa saúde.

Evite os excessos – já dissemos isso, mas nunca é demais lembrar. Tanto o excesso na quantidade da planta colocada para fazer o chá quanto na quantidade de chá bebida. Faça do uso do chá um hábito saudável e use-o com moderação.

Você já tinha ouvido falar que o chá de carqueja emagrece? Já o experimentou com esse propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (101 votos, média: 3,99 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Chá de Carqueja Emagrece?”

  1. Bom dia, pessoal! Comecei a tomar, mas misturei com outros chás de hibisco, casca de laranja seca. Porque ele é muito amargo. Estou tomando o dia todo, no trabalho. É ótimo mesmo para o intestino. Em 2 dias, já estou tendo resultado do inchaço acabando. Abcs!

    • cuidado, tomei esse chá com hibisco junto, quase morri, minha preção baixou de mais :-/