Chá de Cavalinha Emagrece?

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Cavalinha é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro para hemorroidas e menstruações abundantes. Devido a sua ação diurética, também tem sido largamente utilizada para pedra nos rins e como um poderoso anti-inflamatório. Abaixo você descobrirá se o chá de cavalinha emagrece, conhecerá todas as suas propriedades, qual a composição dela, quando e como tomar.

Lidar com os desequilíbrios do organismo e principalmente emagrecer com metabolismos lentos se torna uma das maiores dificuldades para as pessoas que desejam reduzir o percentual de gordura. Muitas vezes a adoção de uma dieta hiper-restrita não é o suficiente e o corpo até pode reagir de forma inesperada. É exatamente nesse momento que devemos incorporar alimentos naturais e saudáveis para intensificar a queima de calorias para excluir aqueles quilinhos que tanto incomodam.

Além dos benefícios descritos, a cavalinha pode servir para muito mais coisas. Ela combate a retenção de líquidos, acelera o metabolismo, é boa para pele e muito mais. Conheça os 11 maiores benefícios da cavalinha e surpreenda-se. Além disso, é importante que você aprenda como fazer o chá de cavalinha.

Obviamente, o chá de cavalinha não é o único redutor de medidas. Você vai adorar conhecer os 10 melhores chás emagrecedores e como eles funcionam.

Dentre os alimentos que se destacam como eficientes para tornar o metabolismo mais ativo e eficiente, podemos destacar os chás. Eles podem ser diversos e muitas vezes com propriedades múltiplas devido às combinações feitas entre ervas. O chá de cavalinha emagrece e pode ser o aliado que você esperava para tornar seus resultados mais perceptíveis e motivadores para a continuidade do processo de emagrecer.

Composição da cavalinha

Ela é composta por uma vasta porção de Silício e quantidades significantes de Sódio, Magnésio, Ferro, Cálcio e ainda Tanino.

Benefícios da cavalinha

Ela possui capacidade adstringente e diurética, o que favorece o funcionamento regular do seu intestino, e assim favorecendo a eliminação de toxinas desnecessárias ao seu organismo, benefício indispensável àqueles que desejam emagrecer.

Conforme dados publicados em um estudo de 2014 publicado no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, a cavalinha como um diurético se provou sendo tão eficaz quanto a hidrocoloatiazida (remédio diurético) sem causar a perda excessiva de eletrólitos através da urina.

Vale ressaltar que o estudo feito foi muito pequeno e que mais evidências precisam ser coletadas para atestar o efeito diurético do chá. Ainda assim, o resultado observado é promissor e indica que a propriedade diurética do chá de cavalinha é verdadeira.

Devido a essas propriedades, o chá de cavalinha pode reduzir ou tratar os sintomas de infecções nos rins, bexiga, gonorreias e diarreias. O seu metabolismo se manterá ativo e os inchaços e incômodos abdominais terão intensidades reduzidas, o que reafirma que o chá de cavalinha emagrece.

Mas não pense que seus benefícios se limitam a isso, muito pelo contrário. Ao adicioná-lo em seu plano alimentar, você poderá obter uma melhor qualidade de vida e ainda desfrutar de beleza e elasticidade para aqueles que possuem peles ressecadas. O chá ainda pode contribuir para os tratamentos de consolidação de fraturas ósseas e também pode beneficiar algumas cicatrizações e combatendo úlceras gástricas, anemias e ainda reduzindo a probabilidade de cãibras e hemorragias.

Mais detalhes sobre os benefícios da cavalinha para a pele e a perda de peso

As fibras contidas na cavalinha também podem auxiliar na saúde das artérias, na saúde da pele e na saúde óssea.

Quando falamos da eficiência da cavalinha para a saúde da sua pele, estamos nos referindo ao poder hidratante e seu uso preventivo contra varizes e estrias, que se tornam mais evidentes após testes de elasticidade dos tecidos de sua pele, resultado do poder adstringente. Ou seja, tomar chá de cavalinha emagrece e ainda pode tornar sua pele mais limpa, bonita e livre de acnes. E não pense que suas unhas e cabelos ficam fora desses benefícios.

Segundo um estudo de 2012 publicado na revista Cell Proliferation, a cavalinha é usada desde a Grécia antiga para cuidados com a pele e com as unhas. Além disso, a erva é usada na cicatrização de feridas, no tratamento da osteoporose e no reparo ósseo. Cientistas consideram a hipótese de que a sílica encontrada no chá de cavalinha ajuda o corpo a produzir mais colágeno e armazenar mais cálcio, que posteriormente são usados para fortalecer os ossos e para construir unhas e cabelos mais fortes e bonitos.

Quanto à perda de peso, o efeito diurético da cavalinha parece diminuir a retenção de líquidos e toxinas, contribuindo assim para o emagrecimento.

E para perder a barriga da forma mais gostosa e natural, é provável que você vá gostar de tomar uma dessas 10 receitas de suco para emagrecer naturalmente.

Perdendo medidas

O poder de desintoxicar o organismo e desinchar seu corpo nos permite afirmar que o chá de cavalinha emagrece.

Tratamentos eficazes

Abaixo você poderá conhecer alguns casos os quais podem ser beneficiados com a ação fitoterápica da cavalinha:

  • Ansiedade
  • Estresse
  • Variações de humor
  • Pedras na vesícula
  • Pedras nos rins
  • Pressão arterial alta
  • Anemia
  • Fluxos excessivos na menstruação
  • Febre
  • Dores e desconfortos na cabeça
  • Reumatismo
  • Úlcera
  • Osteoporose
  • Inchaço
  • Retenção de líquidos

Quando tomar o chá da cavalinha

O processo de emagrecimento requer a adoção de um plano alimentar rico em alimentos funcionais e naturais par induzir à perda de gorduras mais eficiente. De acordo com isso, você poderá tomar o chá de cavalinha nas refeições intermediárias junto a uma fruta ou algo de sua preferência.

Como preparar

Abaixo você poderá aprender a melhor forma de preparo do seu chá de cavalinha.

Ingredientes:

2 a 4 colheres de sopa (o equivalente a 10 a 15 gramas) de cavalinha;

1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque 1 litro de água em uma chaleira e leve ao fogo alto até que ela comece a ferver;
  2. Desligue o fogo e coloque a cavalinha dentro da chaleira;
  3. Deixe a mistura em infusão por ao menos 10 minutos;
  4. Coe a bebida e sirva, de preferência ainda quente.

Alimentação equilibrada

Não acredite que o chá de cavalinha emagrece de forma milagrosa, muito pelo contrário. É fundamental que você se adeque a uma dieta equilibrada e rica em nutrientes funcionais ao seu organismo. Você pode adicionar esses alimentos funcionais também ao próprio chá de cavalinha, escolhendo alimentos que possam preferencialmente intensificar a queima de gorduras e acelerar o seu metabolismo.

Exercícios físicos

Dentre as alternativas para emagrecer, as atividades físicas ainda são as melhores opções. Perder peso não resulta simplesmente de hábitos praticados temporariamente. Você deverá assumir novos compromissos e adequar sua rotina para manter seu corpo em forma e saudável. Os seus objetivos devem ser priorizados e isso só será alcançado se você queimar mais calorias que consumir diariamente.

Contra indicações

É ótimo saber que tomar chá de cavalinha emagrece, mas seu uso não é recomendável para pessoas que possuem pressão arterial baixa, gestantes. Se você possui dúvidas referentes ao uso, busque orientação médica e aprovação para a adesão para seu processo de perda de gordura corporal.

Onde comprar a erva?

Você poderá encontrar a cavalinha em lojas de produtos naturais e feiras. Ela pode ser adquirida em supermercados, mas sua venda é mais comum em estabelecimentos de alimentos naturais.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tomou chá de cavalinha para emagrecer? O que achou dos resultados? Você tem preferência por algum chá emagrecedor? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (276 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Chá de Cavalinha Emagrece?”

  1. Eu estou tomando e está me ajudando muito a desinchar. Faço assim: Fervo a água, depois de fervida coloco numa jarra de 1 litro, despejo 30 gramas nessa jarra e coloco a tampa. Deixo esfriar e coloco na geladeira. Tomo o chá gelado de manhã, de tarde e de noite. Super refrescante!

  2. Eu comecei a tomar ontem, porém fervir tudo junto , fiz errado. Agora já sei como fazer. Faço caminhada e já pedir 4 kilos em uma semana, na segunda semana estou mas lenta. Por isso busco ajuda no chá

  3. Se tomar em cápsulas tem o mesmo efeito?
    Quantas miligramas tem que ser?
    Obrigada