18 ideias de chá detox para emagrecer e ter mais saúde

Especialista da área:
atualizado em 26/05/2021

Beber uma xícara de chá diariamente não precisa ser um costume apenas dos ingleses. Você também pode adicionar esse hábito à sua rotina e aproveitar todos os benefícios que essa bebida pode trazer para a sua saúde, principalmente quando falamos do chá detox.

  Continua Depois da Publicidade  

Os chás que apresentaremos neste artigo têm muitas propriedades que ajudam o corpo a se livrar de toxinas, daí o termo “detox”. Mas, além disso, eles também podem ter um efeito calmante e ainda fornecem muitos nutrientes para o seu organismo.

Você consegue encontrar os ingredientes dos chás listados abaixo em lojas de produtos naturais por um preço acessível. Confira agora quais são os principais chás detox.

Chá de raiz de bardana

chá detox

A bardana é uma erva pouco conhecida, mas que contribui muito para o processo de desintoxicação.

Essa planta ajuda a fortalecer o sistema imune, a purificar o sangue. Além disso, ela melhora o funcionamento do fígado e do sistema digestivo, que são os principais responsáveis pelo processo de desintoxicação do corpo, já que uma das suas funções é justamente eliminar as toxinas.

Chá de pimenta caiena

A pimenta caiena tem muitas propriedades curativas e ainda contribui para o processo de limpeza do corpo. Apesar de ser usada como tempero pela maioria das pessoas, ela também é um excelente ingrediente para um chá detox, que além de limpar o seu organismo ainda vai te dar mais energia.

Para deixar esse chá detox menos ardido, a dica é colocar uma fatia de limão na infusão.

Chá de chicória

Chá de chicória

O chá detox de chicória ajuda a desintoxicar o corpo e a acelerar o metabolismo. Dessa forma, você consegue dois grandes benefícios tomando esse chá, que são melhorar a saúde e emagrecer.

Além disso, quando essa bebida é ingerida antes das refeições, ela facilita o processo de digestão.

No entanto, para aproveitar melhor todos os benefícios dessa planta, indica-se fazer o chá detox com a raiz da chicória seca, que concentra mais nutrientes e oferece um sabor melhor.

  Continua Depois da Publicidade  

Chá de coentro

O coentro tem um sabor forte e marcante. É muito comum usá-lo para temperar peixes, mas também é possível preparar um excelente chá detox com essa planta.

Essa erva auxilia no funcionamento do sistema digestivo, já que ajuda o corpo a processar alimentos, a absorver seus nutrientes e a eliminar as toxinas de forma eficiente. Esse processo limpa e cura o corpo.

Chá de Dente-de-leão

chá de dente de leão

Embora muitos jardineiros vejam o dente-de-leão como um inimigo, ele contribui muito para o processo de desintoxicação do corpo, já que ele aumenta a quantidade de enzimas responsáveis por limpar o organismo.

Além disso, essa planta pode ajudar a eliminar toxinas carcinogênicas. Por isso, vale a pena beber esse chá detox diariamente que, além de ser bom para a saúde, ainda tem um sabor agradável.

Chá de fenacho

O fenacho ajuda a combater problemas digestivos e pode ser usado sempre que você sentir que a sua digestão está lenta.

Os benefícios de beber esse chá incluem redução da pressão arterial e dos processos inflamatórios.

Para preparar esse chá detox, basta colocar algumas sementes de fenacho na água fervente e esperar 10 minutos. Após esse tempo, coe o chá e beba.

Chá de alho

Chá de alho

O alho apresenta muitos benefícios para a saúde, pois fortalece o sistema imunológico, auxilia no ganho de massa magra e ajuda a tratar a acne. Mas, além disso, ele também é um poderoso desintoxicante, já que é rico em enxofre, uma substância que ajuda o corpo a se livrar das toxinas.

  Continua Depois da Publicidade  

O gosto do chá detox de alho pode ser um pouco ruim, mas vale a pena ingerir essa bebida, devido aos benefícios que ela proporciona. Se você quiser, pode colocar um pouco de mel para melhorar o sabor.

Chá de gengibre

O gengibre auxilia o funcionamento do sistema digestivo, fortalece o sistema imune, tem ação anti-inflamatória e ainda ajuda o corpo a eliminar toxinas.

Esse chá detox tem um sabor forte, mas ele não apresenta nenhuma contraindicação. Então você não tem que se preocupar com o seu uso a longo prazo.

Essa bebida pode ser uma aliada de uma dieta detox. Você pode tomá-la todas as manhãs ao acordar, ou antes das refeições.

Chá verde

chá verde

Os benefícios do chá verde já são cientificamente comprovados. Isso quer dizer que, ao ingerir essa bebida, você realmente vai fortalecer a saúde do seu organismo.

Ele é rico em antioxidantes, que ajudam o corpo a combater radicais livres e outras toxinas. Dessa forma, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a combater o envelhecimento precoce e a desintoxicar o corpo.

Além disso, quem quer perder peso também pode se beneficiar tomando o chá verde, pois ele é termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para o emagrecimento.

Chá de guduchi

Aqui está uma erva da qual você pode não ter ouvido falar, mas definitivamente deve experimentar.

O guduchi está se tornando popular no Brasil há pouco tempo, mas suas propriedades já são bem conhecidas em outras partes do mundo.

Essa planta ajuda os órgãos a exercerem as suas funções da melhor forma possível, por isso ela contribui para a eliminação de toxinas. Além disso, o chá detox de guduchi ainda ajuda a melhorar a aparência da pele.

Chá de gymnema

Chá de Gymnema

Essa erva chinesa é conhecida por ajudar a equilibrar o açúcar no sangue. Isso é importante porque quantidades excessivas de glicose no corpo podem ser muito tóxicas.

Além disso, a gymnema também ajuda a tratar problemas hepáticos e digestivos. Sendo assim, esse é um ótimo chá detox para se tomar todos os dias, pois contribui para um bom funcionamento do corpo como um todo.

Chá de manjistha

A manjistha é uma erva muito usada na medicina indiana, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e ainda ajuda a purificar o sangue.

Além disso, essa planta também contribui para a saúde da pele, que é um dos principais meios usados pelo corpo para eliminar as toxinas. Esse processo é prejudicado quando a pele está com algum problema.

A manjistha ainda ajuda a aliviar os desconfortos que as mulheres costumam sentir no período pré-menstrual. A melhor forma de usar essa planta é preparando um chá.

Chá de milk thistle

Chá de Milk Thistle

O milk thistle apresenta muitos benefícios para o fígado, que é o principal responsável pelo processo de eliminação de toxinas. Sendo assim, qualquer plano detox que você faça deve ter como foco o bom funcionamento desse órgão.

Além disso, essa erva também proporciona benefícios digestivos, então você não estará apenas ajudando o fígado, que é o órgão que filtra as toxinas, mas todo o sistema que elimina essas substâncias do corpo.

Chá de neem

Aqui está outra erva que você pode não ter ouvido falar, já que ela é popular na Índia, onde é tipicamente consumida como um chá diário para ajudar a afastar várias doenças.

Esse chá detox ajuda o fígado a fazer seu trabalho, o que traz muitos benefícios para o organismo. O neem ainda é fonte de vitaminas e minerais que são essenciais para o corpo. Além disso, ele tem um sabor agradável, o que torna sua ingestão diária mais fácil.

Chá de trevo vermelho

Chá de Trevo Vermelho

O trevo vermelho é rico em antioxidantes, por isso ele tem um grande poder de desintoxicação. Além disso, ele ajuda a fortalecer o sistema imune e a combater o envelhecimento precoce.

Recomenda-se tomar esse chá detox diariamente para evitar o acúmulo de radicais livres. Também é indicado comprar a erva orgânica, caso seja possível.

Chá de triphala

O principal benefício da triphala é ajudar a estimular o funcionamento do intestino. Aliás, ela é muito usada para tratar prisão de ventre.

Quem faz uma dieta detox precisa ir ao banheiro regularmente. Pois essa é a principal forma que o corpo tem de se livrar das toxinas.

Sendo assim, recomenda-se usar uma erva como a triphala em um programa detox, que elimina toxinas e ajuda a manter o intestino funcionando regularmente.

Chá de açafrão

Chá de açafrão

Talvez você só use o açafrão para temperar um prato, mas você também pode fazer um chá fácil e rápido com essa raiz.

O açafrão ajuda o fígado e a vesícula a criarem mais bile, o que contribui para a quebra e eliminação de toxinas. A maioria das pessoas não produz bile suficiente, então, consumir esse chá detox é uma ótima forma de tentar corrigir isso e fazer com que o seu sistema digestivo funcione normalmente.

Chá de absinto

Essa erva ajuda a levar a bile para fora do fígado e do corpo, o que também contribui para a eliminação de toxinas. Você pode tomar este chá diariamente para garantir que o seu corpo está regulando a produção e excreção da bile de forma eficiente.

Chá de yellow dock

chá de yellow dock

O chá yellow dock estimula ao mesmo tempo o processo de desintoxicação do fígado e o combate da prisão de ventre, o que contribui para a eliminação de toxinas.

Quem bebe esse chá diariamente percebe uma melhora na digestão e a diminuição de alguns desconfortos ligados ao sistema digestivo. Além disso, o chá de yellow dock é delicioso.

Beber um chá detox diariamente é uma boa forma de manter seu corpo funcionando bem. Você também deve considerar fazer algumas dietas detox durante o ano. Mas esses chás podem ajudar a manter o corpo saudável e a evitar o acúmulo de toxinas.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou algum chá detox? O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “18 ideias de chá detox para emagrecer e ter mais saúde”

  1. Apras-me cumprimentar vossa pessoa, eu Luciano Lima quero aproveitar para deixar minha contribuição para o Mundo Boa Forma. Moro em Manaus e compartilho pelo meu Email os Chás Detox indicado por vocês e acho excelente a contribuição e informações que nos é passado, mais gostaria que as informações dos chás fossem mais clara e fáceis de fazermos.
    exemplo: chá para eliminação de gordura no abdome como seria para como leitor.
    Alface, Pepino, Limão esse é um exemplo pois ficaria mais práticos quando já vem as ervas, medidas, porcentagens, preparo, benefícios e quantas vezes ao dia.
    Espero que entendam o que quis informar, pois moro só trabalho e facilitaria a vida de milhões de brasileiros. Um abraço e desejo sucesso.

    Responder