Chá de Gengibre com Limão Emagrece Mesmo?

Para saber se um chá realmente pode auxiliar na perda de peso, é preciso conhecer e analisar os ingredientes utilizados em sua receita. E é justamente isso que faremos mais abaixo, para saber se o chá de gengibre com limão emagrece mesmo.

O chá de gengibre com limão emagrece mesmo?

Antes de olhar cada ingrediente, podemos entender que a bebida pode dar uma força à tarefa de eliminar os quilos em excesso caso apareça nas refeições no lugar de outras bebidas mais calóricas.

Alguns exemplos que podemos citar são: refrigerante (85 calorias por porção 200 ml), milk shake de chocolate (478 calorias por porção de 400 ml) e leite com chocolate (190 calorias por porção de uma xícara).

Isso traz uma redução na quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, o que beneficia a perda de peso. Até porque para emagrecer é necessário ingerir um número de calorias mais reduzido do que a quantia que é gasta.

Agora que já vimos como a bebida pode ajudar a partir do ponto de vista calórico, vamos descobrir se as propriedades dos ingredientes mostram que o chá de gengibre com limão emagrece mesmo.

O gengibre

O gengibre é classificado como um alimento termogênico. Isso significa que ele aumenta a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que melhora o processo de gasto de gorduras e calorias por parte do corpo.

O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo. Logo, adicioná-lo à receita de um chá realmente promove uma auxílio interessante para perder peso.

O limão 

A fruta é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal.

O limão também possui propriedades diuréticas. Isso significa dizer que ele combate o inchaço proveniente da retenção de líquido no corpo ao promover a eliminação do excesso de água no organismo por meio da urina.

Vale lembrar que o excesso de líquido retido no organismo pode estar associado ao aumento do peso, ainda que seja o peso líquido.

Entretanto…

Não pense que é só tomar o chá que os quilos a mais magicamente desaparecerão. Por mais que tenha potencial para auxiliar a perda de peso, a bebida não faz milagre. Assim, quem deseja emagrecer ainda precisa seguir uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva e praticar exercícios físicos com frequência para maximizar a eliminação de calorias.

Tudo isso com a ajuda de nutricionista e personal trainer, profissionais que oferecem auxílio para que os objetivos sejam alcançados e tornam o processo mais seguro e saudável.

Para que serve? Outros benefícios do chá de gengibre com limão

Além de saber que o chá de gengibre com limão emagrece mesmo, ele ainda fornece os seguintes benefícios:

  • É dotado de ação antioxidante. Isso significa que combate os radicais livres presentes no organismo. Essas substâncias maléficas causam doenças como câncer e atuam como promotoras do envelhecimento.
  • É uma bebida abundante em vitamina C. O nutriente atua na melhoria da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.
  • Oferece alívio imediato à náusea e indigestão, além de diminuir as chances de azia e inchaço oriunda do consumo de bastante comida.
  • Possui propriedades antibacterianas e antissépticas que protegem a pele contra infecções.
  • Contribui com o fortalecimento do cabelo por ser fonte de vitamina A e vitamina C.
  • Previne a salmonela e outras infecções bacterianas.
  • Ameniza a tensão.
  • Aumenta a concentração.
  • Oferece ação anti-inflamatória.
  • Aliviar cólicas menstruais e dores de cabeça.
  • Pode auxiliar no combate a gripes e resfriados.

Como fazer chá de gengibre com limão 

Ingredientes:

  • 1 caneca de chá de água;
  • 1 rodela de gengibre (deve ter um dedo de largura);
  • 1 limão.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água em uma panela e levar ao fogo. Desligar antes de levantar fervura;
  2. Adicionar a rodela de gengibre à panela e deixar de molho durante cinco minutos;
  3. Coar e espremer o suco do limão. Servir-se.

Cuidados com o gengibre

Ele deve ser evitado por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por trazer a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Cuidados com o limão

Indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir o limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

Você conhece alguém que consuma e afirme que o chá de gengibre com limão emagrece mesmo? Tem vontade de utilizá-lo em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,23 de 5)
Loading...

Deixe um comentário