Especialista da Área:

Chá de Marcela Emagrece? Para Que Serve, Contraindicações e Benefícios

A planta que é conhecida como marcela também pode ser chamada de alecrim-de-parede, camomila-nacional, carrapichinho-de-agulha, macela-de-campo, macela-amarelo, macelinha ou macela.

Ela é nativa da América do Sul e costuma ser encontrada em beiras de estradas e terrenos. Sua colheita deve ocorrer somente quando suas folhas surgem – entre os meses de março e maio – para que suas propriedades terapêuticas sejam aproveitadas.

Vamos entender para que serve e tentar descobrir se o chá de marcela emagrece mesmo, além de conhecer quais são os seus benefícios e as suas contraindicações.

É verdade que o chá de marcela emagrece? 

Antes de tudo, já adiantamos que não é verdade que o chá de marcela emagrece de maneira rápida ou mágica. Até porque nenhum chá é capaz de fazer isso. Entretanto, em alguns casos, a bebida até pode contribuir com o processo de emagrecimento.

Isso porque a bebida pode ter um papel importante no controle da ansiedade. Consumir uma xícara de chá de macela depois de suas refeições pode fazer com que você fique relaxado e o gosto forte da erva pode ajudar a saciar o apetite.

A macela possui justamente propriedades relaxantes, o que quer dizer que a bebida não atuou diretamente na eliminação de calorias ou gorduras, porém, auxilia em relação à ansiedade, que pode ser o problema por trás do aumento de peso de muitas pessoas.

Vale lembrar, portanto, que você não deve acreditar que o chá de marcela emagrece e levá-lo como único trunfo na tentativa de perder peso. É importante livrar-se de hábitos não saudáveis, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos com frequência, tentando entender a origem do problema para tratá-lo, caso este seja a ansiedade.

Lembre-se também de que o processo de emagrecimento é mais seguro e eficiente quando acontece com o acompanhamento de profissionais como médico, nutricionista e educador físico.

Para que serve – Os benefícios do chá de marcela

Agora que já analisamos se o chá de marcela emagrece, vamos conhecer a quais benefícios a bebida já foi associada:

– As propriedades da marcela

A marcela apresenta propriedades antivirais, antiespasmódicas, antissépticas, anti-inflamatórias, calmantes, antialérgicas, adstringentes, tônicas, digestivas e expectorantes.

– Chulé

  Continua Depois da Publicidade  

Isso mesmo. Acredita-se que o chá de marcela pode ajudar a tirar o cheiro desagradável dos pés, também conhecido como chulé.

A receita para esse fim é a seguinte: preparar uma infusão de 30 g de flores de marcela para 1 litro de água, passar o líquido obtido em compressas e aplicar essas compressas no pé de três a quatro vezes por dia.

– Alívio do estresse

O chá de marcela também pode ser utilizado para amenizar o estresse. Tal efeito pode ser atribuído às propriedades relaxantes da marcela que já vimos acima.

– Retenção de líquido

Muitos podem acreditar que o chá de marcela emagrece também por ser considerado uma bebida diurética natural.

Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação de líquido retido no corpo. Vale lembrar que a retenção de líquidos provoca o inchaço, o que não é nada agradável para quem luta contra a balança. Por isso, podemos entender que essa é outra forma pela qual a bebida pode ajudar quem deseja e/ou precisa emagrecer.

– Aromatizante

O aroma da marcela pode auxiliar a amenizar as dores de cabeça, acalmar os nervos e colaborar com casos de insônia. No entanto, não é indicado tomar o chá para tais fins, mas sim colocar as flores de marcela embaixo do travesseiro antes de dormir.

Contraindicações e cuidados com o chá de marcela

É importante saber que não é indicado tomar o chá de marcela na gravidez, porque a bebida estimula a contração uterina e o sangramento vaginal. Vale ressaltar ainda que alguns especialistas acreditam ser verdade o chá de marcela aborta, sendo proibido para as gestantes.

Nos casos em que a mulher achar que estiver gestante, deve fazer o exame para confirmar a gravidez antes de tomar a bebida.

Pessoas que estejam submetendo-se a um tratamento quimioterápico jamais devem utilizar a marcela. Quem tem alergia à planta ou a um de seus componentes também não deve fazer o seu uso. A marcela pode desencadear reações alérgicas em pessoas mais sensíveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Os diabéticos também precisam ter cuidado redobrado em relação ao chá de macela porque a bebida possui um efeito hipoglicemiante, ou seja, de diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Como o paciente provavelmente já seguirá um tratamento para controlar as taxas sanguíneas de glicose, certamente com medicamentos para esse fim, o consumo do chá poderá fazer com que esses níveis fiquem baixos demais. Por isso, é importante que o diabético consulte o médico antes de começar a tomar o chá de marcela.

Na realidade, esse é um conselho que deve ser seguido por qualquer pessoa, principalmente (mas não somente) crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam amamentando e indivíduos que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

É o médico que pode determinar se o chá de macela é realmente seguro, útil, que não fará mal e especificar em que dosagem e durante quanto tempo ele pode ser utilizado.

O profissional também deve ser consultado antes de utilizar a bebida para auxiliar o tratamento de qualquer condição de saúde e o consumo do chá de marcela jamais deve substituir qualquer tipo de tratamento, apenas pode servir de complemento nos casos em que o médico autorizar.

Quem usa qualquer tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal também deve consultar o médico para se certificar de que a substância em questão não pode interagir com o chá.

Por exemplo, aqueles que estiverem sob efeito de remédios analgésicos, sedativos e barbitúricos (utilizados no tratamento de distúrbios convulsivos e na indução da anestesia geral, explicou a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp) devem ter muito cuidado com a ingestão da bebida.

Você já tinha ouvido alguém falar que o chá de marcela emagrece? Conhece alguém que tome e tenha visto bons resultados por conta do seu efeito relaxante? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Chá de Marcela Emagrece? Para Que Serve, Contraindicações e Benefícios”

  1. Eu tô gorda e muito desanimada por ter ganhado peso queria que esse chá me ajudasse a emagrecer estou precisando muito minhas roupas estão muito apertadas perdi muita roupa

  2. Meu Deus, eu to com suspeita de gravidez e emgoli um punhado com agua pq tava com vontade de vomitar :'(
    Meu Deus, se eu tiver gravida sera q tem perigo de abortar? Eu nao sabia ????????