Chá de Oliveira Emagrece?

Especialista:
atualizado em 17/07/2014

Por séculos antes do advento da medicina moderna, remédios de ervas eram usados por seus poderes preventivos e curativos. Um deles era o chá de oliveira. Agora a ciência descobriu os segredos dos benefícios do chá de oliveira. Quais são esses benefícios? Será que o chá de oliveira emagrece também? Por que os herboristas estão tão animados com o chá de oliveira?

Os Benefícios do Chá de Oliveira

Antes de análises sofisticadas de químicos naturais em remédios à base de plantas serem disponíveis, a única forma de testar sua eficiência era com tentativa e erro. O chá de oliveira foi usado por séculos como um tratamento eficaz para doenças que vão do resfriado comum a problemas mais sérios como malária e as febres tropicais que os exploradores europeus encontravam em suas viagens. Acreditava-se que os benefícios do chá de oliveira eram tão grandes que ele era usado regularmente como um remédio preventivo. Havia alguma evidência científica para apoiar essa crença? Aparentemente, sim. Aqui estão algumas das descobertas que pesquisadores fizeram recentemente:

  • As folhas de oliveira contêm oleuropeína, uma substância que age como um pesticida e antifungos natural. Pesquisadores na Europa descobriram que no corpo humano, a oleuropeína tem a habilidade de aumentar a corrente sanguínea e ao mesmo tempo baixar a pressão arterial.
  • O ácido elenólico, um agente antibacteriano na oleuropeína, também tem mostrado propriedades antivirais, de acordo com estudos conduzidos pela companhia farmacêutica Upjohn nos anos 1960. Enquanto ele não matava o vírus, ele inibia o crescimento viral do vírus do resfriado e de outras infecções virais.
  • O chá de oliveira supostamente contém alguns dos níveis de antioxidantes mais altos de qualquer planta conhecida. Além da oleuropeína, ele contém altos níveis de hidroxitirosol, resveratrol e tirosol. Na verdade, ele contém 10 vezes o nível de hidroxitirosol do chá verde. Ele supostamente é um anti-inflamatório poderoso, e pode ser a razão do chá de oliveira ser usado no tratamento de tantas doenças inflamatórias.

Juntos, esses ingredientes e talvez outros contribuem para os benefícios do chá de oliveira. Acredita-se que ele:

  • Reduz o colesterol.
  • Dá uma carga de energia sem cafeína.
  • Abaixa o açúcar no sangue.
  • Melhora o sistema imune.
  • Eleva o humor.
  • Tem propriedades antivirais.
  • Tem propriedades antifungos.
  • Tem propriedades antibacterianas.
  • Contém propriedades anti-inflamatórias.

Tratando Diabetes

Extrato de folhas de oliveira abaixa a glicose no sangue. A oleuropeína no extraro de folha de oliveira parece estimular a liberação de insulina e promove mais uso da glicose no corpo. Mas infelizmente, a única evidência dessa alegação é em estudos com animais. A eficácia do extrato de folha de oliveira em baixar os níveis de glicose no sangue ainda precisa ser provada em estudos com humanos, segundo o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.

O Chá de Oliveira emagrece?

Pesquisas mostram que o chá de oliveira emagrece, mesmo sem mudanças alimentares.

O chá de spearole, uma mistura de chá verde, hortelã, semente de uva e folhas de oliveira, ajuda a perder peso e também baixa a pressão arterial, e facilita o processamento de açúcar no corpo.

O pesquisador Dr. Lindsay Brown disse: “Se alguém tivesse me dito que você pode fazer tudo isso com uma coisa tão simples quanto chá verde e extrato de oliveira, eu diria que eles ficaram muito tempo no sol. É simplesmente incrível.”

Dr. Brown, um farmacologista da Universidade Queensland em Brisbane, estudou os efeitos do chá na saúde de um grupo de ratos. As criaturas comeram uma dieta cheia de gordura e açúcar, o que fez com que a gordura abdominal dobrasse em oito semanas e que a pressão arterial subisse muito.

Quando o chá de spearole foi adicionado à dieta deles, suas cinturas e a pressão arterial voltaram rapidamente ao normal.

Isso aconteceu apesar de eles terem continuado a comer a mesma dieta, foi dito no Congresso Australiano de Saúde e Pesquisa Médica.

Dr. Brown disse que é provável que três xícaras do chá de oliveira para emagrecer por dia também possam ajudar pessoas a ficarem em forma, melhorando a saúde geral.

Advertindo que a epidemia de obesidade ameaçava eliminar os ganhos alcançados com melhoras na saúde do coração, ele disse: “O Reino Unido, Estados Unidos e Austrália todos têm algo como 60% por cento da população adulta acima do peso ou obesa. A diminuição da mortalidade cardiovascular nos últimos 40 anos adicionou em média 6 anos de expectativa de vida. Esse é o maior aumento de expectativa de vida em uma geração na história das espécies. O controle de doenças cardiovasculares teve um efeito incrível na sobrevivência e isso está em risco por causa da obesidade.”

Experimentos mostraram que ibuprofeno também ajuda a eliminar peso, entretanto seus efeitos colaterais fazem com que seja improvável que ele seja recomendado para esses propósitos.

Pensa-se que tanto o medicamento quanto o chá trabalhem para impedir que as células de gordura liberem agentes inflamatórios que atraem mais gordura, fazendo com que elas cresçam.

A oliveira e semente de uva no chá provavelmente têm um efeito similar, enquanto a hortelã adiciona sabor.

Dr. Brown, cuja pesquisa foi financiada pelo produtor do chá de spearole, Dr Red Nutraceuticals, disse: “O chá é uma alternativa segura e eficaz para confrontar obesidade e doença cardiovascular já que o uso a longo prazo de medicamentos anti-inflamatórios para reverter o ganho de peso não é viável.”

Estudos anteriores creditaram ao chá verde a habilidade de cortar o apetite e diminuir o colesterol e até o risco de câncer.

Considerações

Quando feito corretamente, o chá de oliveira tem um sabor agradável e pode ser colocado em uma mistura refrescante de chás de ervas. Já que não há efeitos negativos e tantos benefícios, por que não experimentar um chá de oliveira para emagrecer?

Ele continua a ser uma parte da vida diária em muitas regiões Mediterrâneas, onde a incidência de doença cardíaca é muito baixa, então esse pode ser mais um benefício do chá de oliveira.

Você conhece alguma pessoa que tome chá de oliveira para emagrecer? Os resultados de perda de peso são nítidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário