Chá pata de vaca para diabetes é bom mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 14/06/2021

Quem recebe a notícia que tem diabetes pode ficar assustado. Afinal, no tratamento é recomendado fazer várias mudanças no estilo de vida. Além disso, a pessoa pode ficar confusa com o tanto de remédios caseiros que prometem ajudar. Por exemplo, já ouviu falar do uso do chá pata de vaca para diabetes?

  Continua Depois da Publicidade  

A verdade é que é preciso ter bastante cautela com esses remédios. Você só deve usá-los após consultar o médico e quando tiver certeza da sua eficácia e segurança. Além de, é claro, obedecer a cada passo do tratamento prescrito pelo médico.

Isso porque a diabetes pode gerar complicações sérias. Por exemplo, pressão alta, doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), problemas nos olhos, doenças dentais, danos nos nervos e problemas nos pés. 

Sobre o chá pata de vaca para diabetes

Chá pata de vaca para diabetes

Em primeiro lugar, as evidências do uso da pata de vaca para auxiliar o tratamento da diabetes são classificadas como insuficientes. 

Pesquisas iniciais mostraram que o uso diário de um chá com 3 g de pata de vaca por 8 semanas não melhora os níveis de açúcar no sangue ou as taxas de insulina em diabéticos.

Mesmo assim, por conta da possibilidade da planta provocar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue (ação hipoglicemiante), o conselho é consultar o médico antes de começar a utilizar a pata de vaca.

Quando uma pessoa já segue um tratamento para controlar as taxas de glicose no sangue, usar produtos que podem promover uma redução nesses níveis traz o risco de abaixar muito o açúcar sanguíneo, gerando uma hipoglicemia.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, isso não significa, de jeito nenhum, que você deva testar o chá pata de vaca para diabetes no lugar do tratamento que o médico te prescreveu.

Trocar os cuidados eficientes para lidar com a doença apenas pela bebida pode ser muito perigoso para a saúde. Lembre-se de que a condição pode gerar uma série de complicações graves.

Com a palavra, o médico

O uso do chá pata de vaca para diabetes foi tema de um artigo do médico com doutorado em endocrinologia Rodrigo Moreira. O texto saiu no site Sociedade Brasileira de Diabetes.

Moreira contou que não é incomum para os endocrinologistas ou clínicos encontrarem pacientes que tratam a diabetes com o chá ou cápsulas da planta.

O próprio médico admitiu que uma das pessoas que ele atendeu alegou que, após ter começado a usar o chá pata de vaca, os seus níveis de glicose no sangue tinham baixado muito.

“Embora uma pesquisa na internet mostre inúmeros sites que comentam as propriedades antidiabéticas da pata de vaca, a literatura científica não é tão rica assim. Talvez o fato que tenha chamado mais minha atenção é que não existe nenhum estudo clínico avaliando os efeitos do chá de pata de vaca em humanos”.

  Continua Depois da Publicidade  

Não temos a data do artigo do doutor em endocrinologia, portanto, isso não inviabiliza necessariamente a informação do tópico anterior.

O desconhecimento da data de publicação também não nos permite pontuar se surgiu mais alguma outra pesquisa sobre o chá pata de vaca para diabetes em humanos. Mas, mesmo assim vale a pena conhecer o que Moreira encontrou neste sentido.

A questão da segurança

O médico contou que o fato de saber a respeito de apenas três pesquisas em ratos sobre o tema o deixou surpreso e preocupado. Principalmente com a segurança da planta.

“Embora ela possa realmente ter algumas propriedades que ajudem a baixar os níveis de glicose (novamente, demonstradas apenas em ratos), não temos a menor ideia de quais efeitos colaterais podem estar associados ao seu uso”, advertiu Moreira.

“Da mesma forma, não temos ideia de qual a dose mínima e máxima, qual sua possível interação com outros medicamentos para a diabetes e quais outros efeitos ela teria no corpo humano”, completou.

Mais estudos são necessários

Estudos sobre o chá pata de vaca para diabetes

O especialista destacou que um dos estudos mais interessantes que ele encontrou foi feito na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Os pesquisadores conseguiram encontrar uma proteína parecida em termos de estrutura com a insulina bovina nas folhas da pata de vaca.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme o doutor em endocrinologia, essa proximidade pode fazer com que a molécula presente no chá atue parcialmente como a insulina produzida no corpo humano. 

No entanto, isso ainda não é suficiente para bater o martelo e dizer que podemos usar o chá pata de vaca para diabetes.

Isso porque mesmo que os resultados do experimento sejam muito promissores e interessantes, eles só demonstram que há muito mais pesquisas a fazer. Não se sabe qual a potência da substância, a sua dosagem ideal e o risco de hipoglicemia que ela pode acarretar.

“A pata de vaca realmente parece ter alguns efeitos benéficos sobre os níveis de glicose. Mas, isso não indica que ela deve ser utilizada como medicamento para diabetes, seja isoladamente, seja combinada com outros medicamentos disponíveis no mercado”, disse Moreira.

Cuidados com a pata de vaca

Antes de usar o chá pata de vaca para diabetes, é crucial que você tenha uma esclarecedora conversa com o seu médico. Não tome nenhuma decisão sem consultá-lo para não agravar a sua diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional.

Até porque mesmo os produtos naturais como um chá de planta medicinal podem provocar efeitos colaterais, ter contraindicações e fazer mal quando usados ao mesmo tempo em que certos medicamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, o uso crônico da planta pode contribuir com o surgimento do hipotireoidismo, do bócio endêmico, causar alterações no funcionamento dos rins e gerar diarreias crônicas.

Além disso, recomenda-se interromper o uso da pata de vaca no mínimo duas semanas antes da data de uma cirurgia. Isso porque existe uma preocupação em relação à interferência da planta no controle dos níveis de açúcar no sangue durante e após o procedimento. 

Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações profissionais e qualificadas do médico. 

Vídeo

Você se preocupa também com a dieta para diabetes? Então, conheça com a nossa nutricionista alguns alimentos que são perigosos para os diabéticos:

Fontes e referências adicionais

Você tem diabetes? Consegue seguir o tratamento? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá pata de vaca para diabetes é bom mesmo?”

  1. Oi doutora. Como muitas frutas pela manhã, mas antes do almoço (13 a 14) horas fico com fraqueza. O suco de laranja para mim ,é um veneno. Obrigado pelas orientacões .

    Responder