Chá de Tomilho Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Receitas

Especialista:
atualizado em 04/08/2020

Veja a seguir se chá de tomilho emagrece, para que serve essa bebida, quais são os benefícios que pode proporcionar e aprenda como fazer receitas para aproveitá-lo.

Thymus vulgaris, poejo, timo ou simplesmente tomilho é uma erva aromática que pode ser adicionada em pratos culinários para conceder mais aroma e sabor a eles.

Encontrado na forma fresca ou desidratada (seca) em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados, o tomilho também pode ser utilizado em banhos de imersão e em receitas de chá.

Aproveite e conheça desde já todos os benefícios do tomilho para a saúde e boa forma e veja também as diferenças entre chá e tisana e o que é melhor.

Será que o chá de tomilho emagrece?

Você já ouviu falar que o chá de tomilho emagrece e deseja saber se isso realmente tem base ou se não passa de mais um mito?

Bem, de acordo com informações da especialista em nutrição fitness e personal trainer, Malia Frey, o tomilho é usado tanto para estimular o apetite quanto para estimular a perda de líquidos do corpo.

Enquanto o estímulo ao apetite não é exatamente favorável ao emagrecimento, já que mais fome pode fazer uma pessoa comer além do necessário, eliminar água do corpo pode ser útil para quem sofre com a retenção de líquido, uma condição conhecida por provocar o inchaço. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não perder água demais e ficar desidratado.

A questão é que, segundo Frey, até o período do seu artigo (novembro de 2018) não havia evidências suficientes que embasassem que o uso do chá de tomilho emagrece.

Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer, o ideal mesmo é procurar seguir uma dieta controlada, equilibrada, nutritiva e controlada no dia a dia, preferencialmente com o acompanhamento de um bom nutricionista, que é o profissional mais indicado para prescrever um plano alimentar que auxilie a atingir os objetivos desejados, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo requer.

Praticar exercícios físicos com regularidade é outra estratégia conhecida por ajudar a perder peso, já que promove a maximização da queima de calorias. No entanto, é importante que os treinos sejam feitos sob a orientação de um bom educador físico para assegurar que eles sejam eficientes e seguros.

Para que serve – Benefícios do chá de tomilho

Agora que já vimos se é verdade que o chá de tomilho emagrece, vamos conhecer alguns benefícios que já foram associadas à bebida:

1. Bronquite

Segundo alguns nutricionistas, o tomilho pode ser usado sozinho ou em combinação com outras ervas para melhorar sintomas da bronquite como a febre e a tosse, além de estimular a expectoração.

No mesmo sentido, algumas pesquisas mostram que ingerir o tomilho ao lado de outras ervas melhora sintomas de bronquite como febre e tosse e diminui a produção de escarro em adultos, crianças e adolescentes.

Entretanto, as evidências da efetividade do uso do tomilho para essa finalidade são consideradas insuficientes. Com isso, se você tem bronquite, o melhor mesmo é que você consulte o médico antes de começar a tomar o chá de tomilho para ajudar com os sintomas e continue a seguir todo o tratamento indicado pelo profissional.

2. Infecções do trato respiratório superior e resfriados

De acordo com a especialista em nutrição fitness e personal trainer, Malia Frey, existe alguma evidência preliminar que indica que o uso do tomilho em combinação com outras ervas pode auxiliar a amenizar a tosse (principalmente como chá) em pacientes que sofrem com infecções do trato respiratório e resfriados.

Algumas pesquisas demonstram que a ingestão do tomilho sozinho ou acompanhado de outras ervas diminui a tosse em pessoas com infecções do trato respiratório e resfriados.

Por outro lado, as evidências a respeito da efetividade do uso do tomilho neste sentido são consideradas insuficientes. Ou seja, para quem tem infecções no trato respiratório ou resfriado, o ideal é consultar o médico antes de usar o chá para ajudar a reduzir a tosse e seguir o restante do tratamento que for indicado pelo profissional.

Aproveite e veja também as melhores opções de chá para tosse e como fazer.

3. Garganta inflamada

O chá de tomilho também pode ser usado para tentar melhorar uma garganta inflamada. No entanto, para garantir que a bebida realmente pode ajudar nesta finalidade, o melhor ase fazer é consultar o médico.

4. Indigestão

O chá de tomilho costuma ser indicado por curandeiros de ervas para promover uma boa digestão e aliviar os gases e o inchaço.

Segundo o livro Aromatherapy for Professionals (Aromaterapia para Profissionais, tradução livre) de autoria de Shirley e Len Price, os óleos voláteis do tomilho concedem a ele propriedades carminativas – redutoras de gases – e os seus fenóis permitem que ele atue como um antiespasmódico, ajudando assim a amenizar a cólica intestinal.

Porém, para assegurar que o chá de tomilho realmente pode promover esses efeitos, você precisa consultar o médico antes de começar a tomar a bebida.

Receitas de chá de tomilho

1. Receitade chá de tomilho

Ingredientes:

  • 2 colheres de café de folhas picadas de tomilho;
  • 200 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Encher uma xícara com a água fervente; Adicionar as folhas picadas de tomilho, tampar e deixar de repouso durante 10 minutos; Coar e servir-se imediatamente.

2. Receita de chá de tomilho e gengibre

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado;
  • 1 colher de sopa de tomilho fresco ou seco.

Modo de preparo:

Levar a água ao fogo para ferver. Depois que ela ferver, acrescentar o gengibre ralada; Deixar cozinhar ao longo de três minutos em fogo baixo, porém, antes de apagar o fogo, acrescentar o tomilho e tampar a panela; Em seguida, tirar a panelinha do fogo, coar o chá, tampá-lo e deixar descansar e esfriar ao longo de alguns minutos. Após, servir-se imediatamente.

Contraindicações e cuidados com o chá de tomilho

Segundo informações, a bebida deve ser evitada por mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas que sofrem com insuficiência cardíaca, gastrite, úlcera e outros problemas similares no estômago.

Conforme Juan Avila, autor do livro “Professional’s Handbook of Complementary and Alternative Medicines” (Manual do Profissional de Medicina Complementar e Alternativa, tradução livre), o tomilho e o chá preparado à base das folhas da erva exigem cuidado por parte de quem tem histórico de doença cardíaca.

Pacientes que estejam passando por uma terapia de reposição da tireoide ou usando medicamentos antitireoidianos são outros que devem evitar o chá de tomilho.

O tomilho também não deve ser usado por crianças com menos de seis anos de idade e por quem tem enterocolite (inflamação do intestino delgado e cólon) ou encontra-se no período pós-cirúrgico.

É necessário interromper o consumo da erva pelo menos duas semanas antes da data marcada para a realização de uma cirurgia e o tomilho não deve ser usado por pessoas que têm problemas de saúde que se agravam quando há a exposição ao estrogênio.

Durante a menstruação, pessoas com gastrite, colite, úlcera, endometriose, síndrome do intestino irritável ou com doenças do fígado deve consumir com muita cautela o chá de tomilho.

Pessoas alérgicas ao orégano ou a outros membros da família Lamiaceae também podem ter alergia ao tomilho.

Para quem não faz parte desses grupos, é aconselhável consultar o médico antes de tomar o chá de tomilho para qualquer finalidade como forma de certificar-se que a bebida não pode fazer mal e saber em que dosagem e frequência e por quanto tempo ela pode ser utilizada.

Isso é especialmente importante para crianças, adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com outras doenças ou condições específicas de saúde como problemas na tireoide.

Antes de começar a tomar o chá de tomilho, também é fundamental informar o médico sobre qualquer medicamento, suplemento ou planta que utilize para checar se não pode fazer mal tomar o chá ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Até porque mesmo os chás à base de produtos naturais como as ervas aromáticas podem fazer mal à saúde, principalmente quando ingeridos de maneira inadequada e excessiva.

Efeitos colaterais

O tomilho pode provocar perturbação no sistema digestivo, dor de cabeça ou tontura em algumas pessoas. Como a erva pode desacelerar a coagulação sanguínea, a sua ingestão pode aumentar o risco de sangramento, especialmente quando usado em quantidades elevadas.

Doses elevadas de tomilho já foram associadas a problemas como náusea, vômito e diarreia. A erva possui óleos voláteis que podem causar a desaceleração do ritmo cardíaco e a respiração rápida em alguns indivíduos.

Caso experimente qualquer uma dessas reações ou ainda outros efeitos colaterais ao utilizar o tomilho, procure rapidamente o auxílio médico mesmo que o sintoma em questão não aparente ser grave.

Isso é importante para conferir a real seriedade do problema, receber o tratamento apropriado e saber como proceder em relação ao uso do tomilho.

Dicas

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não tomar todo o conteúdo preparado de uma vez, pois isso pode ser perigoso para a saúde), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, frescos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde. Na hora de comprar a matéria-prima para fazer o chá, verifique também que se trata realmente da planta desejada, conferindo o seu nome científico.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que chá de tomilho emagrece? Pretende experimentar e incluir na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário