Chá ou Tisana – O Que é Melhor?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Com certeza você já deve ter pelo menos experimentado alguma variedade de chá ou tisana, seja pelo sabor ou para ajudar a tratar alguma doença.

Segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que é bem provável que muitas vezes elas tomaram tisana em vez de chá.

Isso acontece porque a maioria das pessoas têm o hábito de se referir a todas as bebidas que provêm de plantas e ervas mergulhadas em água quente de chá, mas isso nem sempre é verdade.

O que é chá

O chá tecnicamente se refere às folhas de uma mesma planta, a Camelia Sinensis, um arbusto perene nativo da Ásia que atualmente é cultivado em todo o mundo. Todos os chás, seja ele preto, oolong, verde, branco e Pu’erh provêm desta planta, ou seja, qualquer bebida derivada da Camellia Sinesis é chá.

O que determina a sua classificação final, como chá verde, preto ou branco, é a forma como as suas folhas são processadas.

Os três principais componentes do chá quando ele está pronto para beber são:

  • Polifenóis: fornecem a adstringência na boca e são os componentes que carregam a maior parte dos benefícios à saúde desta bebida;
  • Cafeína: fornece a energia natural do chá;
  • Óleos Essenciais: Responsáveis pelos sabores e aromas do chá.

Tipos de chás

Os vários tipos de chás incluem:

1. Chá verde

O chá verde é minimamente processado e possui antioxidantes. Suas folhas são secas, assadas ou cozidas a vapor. O sabor do chá verde irá depender inteiramente da região onde ele é cultivado. O que é cultivado na Índia, por exemplo, tem um sabor diferente do que é cultivado no Japão. Confira em detalhes os benefícios do chá verde comprovados cientificamente.

2. Chá branco

Considerado uma das variedades mais saudáveis de chá, o chá branco é menos processado do que os outros e é feito a partir de folhas jovens, que acabaram de brotar. Assim que elas são colhidas, são deixadas para secar ao natural. Existem inúmeros benefícios do chá branco para a saúde e boa forma.

3. Chá preto

É a variedade mais processada de chá e sofre total oxidação, motivo pelo qual ele tem a cor escura. O chá preto é dividido em várias subcategorias, como por exemplo English Breakfast, Darjeeling e Ceilão. Entenda se chá preto emagrece ou não.

4. Chá Oolong

O chá Oolong é um chá híbrido entre o chá preto e o verde. Ele apresenta uma qualidade extremamente alta e por isso costuma ser mais caro do que os outros. Muito saboroso, é cultivados principalmente na China e em Taiwan.

O que é Tisana

Tisana, palavra francesa que significa “infusão de ervas” refere-se basicamente a todos os chás de ervas, ou seja, geralmente são as flores e frutas secas ou ervas mergulhadas em água fervente e não incluem as folhas de chás.

Praticamente qualquer flor, fruta ou erva que possa ser mergulhada em água e ingerida pode se tornar uma tisana. Basta ir até uma loja de alimentos naturais que você irá encontrar uma dezena de “chás de ervas medicinais” que apresentam uma grande variedade de benefícios para a saúde que vão do relaxamento ao rejuvenescimento.

Elas geralmente são categorizadas de acordo com a parte da planta utilizada. Alguns exemplos de cada uma das principais categorias de tisanas são:

  • Tisanas de cascas: olmo, canela e casca de cereja preta;
  • Tisanas de sementes / especiarias: cardamomo, erva-doce e cominho;
  • Tisanas de folhas: verbena, erva-cidreira, capim limão e hortelã;
  • Tisanas de frutas / bagas: mirtilo, maçã, framboesa e pêssego;
  • Tisanas de raízes: equinácea, chicória e gengibre.

As tisanas também podem ser feitas a partir de uma mistura de tipos de plantas ou de múltiplas partes de uma mesma planta.

Elas também podem ser classificadas como medicinais. Enquanto que muitas são ricas em nutrientes e antioxidantes, algumas têm um longo histórico de uso medicinal, já outras são consumidas simplesmente pelo prazer.

Uma categoria muito popular de tisanas medicinais são os “chás de desintoxicação”.

Chá x Tisana: Cafeína

Além de todas as diferenças citadas acima, a cafeína é outra grande diferença entre chá e tisana.

Todos os chás possuem cafeína. A quantidade de cafeína presente nessas bebidas varia de uma quantidade baixa, em torno de 35 miligramas por xícara de cerca de 200 ml de chá verde por exemplo, a um máximo de 90 miligramas, como é o caso do chá preto.

Por outro lado, as infusões de ervas, ou tisanas, são livres de cafeína, o que as tornam ideais para as pessoas com intolerância a essa substância ou para quem quer tomar antes de dormir.

Como preparar chá ou tisana

Dependendo do tipo de chá ou tisana que você irá preparar, eles virão com seus próprios requisitos de infusão. Chás brancos e verdes, por exemplo, podem ser preparados com água mais fria e em um curto período de infusão.

O chá verde às vezes fica com um sabor muito amargo porque você pode estar exagerando no tempo de infusão ou queimando as folhas. Por outro lado, o chá preto funciona melhor quando a infusão é mais longa e feita em água mais quente.

Quando se trata das tisanas, você irá precisar de um tempo mais longo de preparação, já que algumas levam até 15 minutos, e esse tempo mais longo é necessário para que os sabores se desenvolvam. Coloque a tisana em água fervente, e para obter um sabor ainda mais gostoso, cubra o bule ou a xícara até que a bebida esteja totalmente preparada.

Qual é melhor?

Como você pode ver, chá e tisana são duas coisas diferentes. O que torna um melhor do que o outro é o motivo pelo qual você irá tomar. Pode-se dizer que popularmente as tisanas são o que muitas pessoas conhecem como “chá de ervas” ou “chás medicinais”, e muitas vezes são consumidas exatamente devido às suas propriedades medicinais.

Os chás, por sua vez, também apresentam vários benefícios para a saúde, e embora existam algumas variedades que são diferentes entre si, todos eles provêm de uma mesma planta.

A cafeína também é outro ponto importante que pode fazer com que um seja melhor do que o outro de certa perspectiva, porém, novamente, isso irá depender da pessoa que irá tomar.

Por exemplo, há pessoas que tomam chás para se sentirem mais despertas – neste caso, o chá (que possui cafeína) será a melhor opção. Por outro lado, há aquelas que procuram relaxar ou são intolerantes à cafeína, sendo a tisana a melhor opção.

Ambos são muito consumidos em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Ambos apresentam vários benefícios para à saúde e sabores que agradam aos mais diversos paladares. Por isso, a escolha entre chá ou tisana é algo que deverá ser feito de acordo com aquilo que você procura no momento de escolher a sua bebida.

Você já conhecia as diferenças entre chá e tisana? Costuma tomar alguma dessas bebida em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário