Chá para Enjoo – 5 Melhores, Como Fazer e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2019

Além de combinarem com biscoitinhos ou pedacinhos de bolo e poderem ser tomados ao acordar, antes de dormir ou ao longo do dia, os chás também podem auxiliar a amenizar alguns incômodos e problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Não que eles possam substituir tratamentos médicos e curar doenças, porém, existem casos em que o chá adequado pode ajudar a aliviar sintomas chatos como é o caso do enjoo.

5 opções de chá para enjoo

E é justamente sobre isso que vamos falar abaixo – a respeito dos chás que são conhecidos por darem uma forcinha quando o enjoo bate.

1. Chá de hortelã

A bebida pode ajudar nos casos de enjoo matinal, que costuma ser experimentado por mulheres grávidas. O chá de hortelã pode acalmar o estômago.

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, os talos da erva têm a capacidade de equilibrar o fluxo da bile e abrandar os músculos do estômago, fatores que contribuem para facilitar a digestão. No entanto, o órgão recomenda que pessoas com refluxo gastroesofágico não façam uso desse tipo de chá.

A herbalista Lesley Bremness indica o chá de hortelã quente para amenizar a náusea.

O Centro Médico da Universidade de Maryland também explicou que a bebida pode contribuir em casos de mal de movimento ou cinetose, uma condição que faz com que a pessoa enjoe quando está em movimento em barcos, trens, aviões, carros e brinquedos de parques de diversão, por exemplo.

Receita de chá de hortelã 

Ingredientes:

  • 5 a 10 folhas frescas de hortelã com os talos;
  • 2 xícaras de água;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Colocar a água para ferver e cortar as folhas de hortelã em pedacinhos; Passar as folhas para uma caneca e despejar a água fervente em cima delas; Tampar a caneca e deixar a mistura descansar durante cinco a 10 minutos. Então, retirar as folhas, adicionar o açúcar ou adoçante a gosto e servir-se. 

2. Chá de folha de framboesa vermelha

Outro chá para enjoo sugerido para lidar com o enjoo matinal é o chá de folha de framboesa vermelha. A Uma das habilidades da erva é a de amenizar a náusea.

Entretanto, para as grávidas que estão nos primeiros três meses de gestação, recomenda-se consultar o médico para se certificar de que a bebida é realmente segura, visto que especialistas divergem em relação à segurança de seu uso nos primeiros meses da gravidez. 

Receita de chá de folha de framboesa

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de folha de framboesa orgânica;
  • Água fervente;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Picar a folha de framboesa, se ela já não tiver sido comprado em pedacinhos, e colocar dentro de uma caneca; Cobrir com a água fervente, tampar e deixar a mistura descansar por cinco a 10 minutos; Na sequência, coar, adoçar com o açúcar, mel ou adoçante e servir-se imediatamente. 

3. Chá de gengibre

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o gengibre é conhecido como um tradicional remédio para a náusea e alguns estudos mostram que ele pode contribuir em relação ao mal de movimento ou cinetose.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, outras pesquisas indicaram que ele não funciona. Porém, para quem sofre com o problema e não tem contraindicações em relação ao gengibre, basta experimentar o chá para descobrir.

Falando em contraindicações, o Centro Médico da Universidade de Maryland alertou que o gengibre pode aumentar o risco de sangramento, interagir com medicamentos (se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com o ingrediente) e que pessoas com problemas no coração devem consultar o médico antes de utilizá-lo.

Mulheres grávidas só devem usar o gengibre após autorização médica e as que estão amamentando não devem utilizar o ingrediente por questões de segurança.

Ele pode ainda aumentar os níveis de insulina ou abaixar a taxa de açúcar no sangue. Portanto, quem tem diabetes pode precisar ajustar os medicamentos que usa para tratar a condição. Logo, antes de tomar este chá para enjoo, os diabéticos devem checar com o médico.

Receita de chá de gengibre

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas de gengibre;
  • 1 xícara de chá de água;
  • Adoçante, mel ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

Colocar a água em uma panelinha e levar ao fogo; Quando chegar ao ponto de formar umas bolinhas, porém, antes de levantar fervura, adicionar o gengibre, tampar a panela e desligar o fogo; Deixar a mistura descansar durante 10 minutos, coar e beber o chá imediatamente. 

Obs: o gengibre não deve ser colocado na água muito quente para não perder as suas propriedades.

4. Chá de marroio negro

Conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, a bebida é conhecida como um remédio tradicional para o mal de movimento, ainda que não tenham sido realizados estudos científicos para comprovar que ela realmente funciona.

O órgão alerta também para o fato de que o marroio negro pode interagir com medicamentos para a doença de Parkinson (mais uma vez, se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com a erva) e que pode fazer mal para pessoas que sofrem com a condição e com a esquizofrenia.

Receita de chá de marroio negro 

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá das folhas picadinhas de marroio negro;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Açúcar, mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Depois que a água terminar de ferver, desligar a panela; Colocar o marroio negro dentro de uma caneca e despejar a água fervente por cima; Tampar e deixar descansar por cinco a 10 minutos. Esperar esfriar, coar, adoçar a o chá e beber.

5. Chá de camomila

Um dos benefícios da camomila é auxiliar a amenizar o enjoo. A bebida também pode ajudar a lidar com problemas no estômago e a controlar a má digestão.

Entretanto, a bebida não pode ser consumida por mulheres grávidas sem a orientação do médico.

Receita de chá de camomila para enjoo 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de camomila seca;
  • 1 colher de chá de folhas secas de hortelã ou de framboesa;
  • Mel, açúcar ou adoçante a gosto.
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar a camomila seca e as folhas de hortelã ou framboesa dentro de uma caneca com a água fervente; Tampar e deixar descansar por aproximadamente 10 minutos; Coar, adoçar da maneira que desejar e servir-se imediatamente.

Cuidados com o chá para enjoo

Não é apenas porque a bebida é preparada a partir de ervas que ela é inofensiva à saúde. Essas opções de chá para enjoo, apesar de auxiliarem neste e em alguns outros aspectos, podem trazer efeitos colaterais ou prejudicar em casos de determinadas condições de saúde.

Por isso, sempre vale a pena conversar com o médico a respeito dos chás que não são indicados para você, principalmente se você tiver alguma doença ou condição especial, estiver grávida ou encontrar-se em processo de amamentação do seu bebê.

O que você achou dessas dicas de chá para enjoo que separamos acima? Pretende incluir em seu dia a dia para melhorar estes sintomas indesejados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média 3,69)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá para Enjoo – 5 Melhores, Como Fazer e Dicas”