Sangue e Circulação

Chá para triglicerídeos altos – 5 melhores, como fazer e dicas

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrado no sangue que são utilizados como energia pelo corpo e, até certo ponto, são necessários para a saúde. No entanto, níveis elevados podem ser preocupantes. Logo abaixo, você encontrará a lista das melhores receitas de chá para triglicerídeos altos. Você aprenderá como fazê-los e ainda receberá dicas importantíssimas para a sua saúde.

Apesar de necessário, apresentar níveis altos de triglicerídeos não é bom para o corpo, além de ser um sinal da chamada síndrome metabólica, que é a combinação de uma série de sintomas que elevam as chances do surgimento de problemas como diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares.

Mas não é só isso: ao lado da diabetes e da obesidade, os níveis altos de triglicerídeos estão entre as causas mais comuns para a doença hepática gordurosa não alcoólica, também conhecida como esteatose hepática.

As taxas altas de triglicerídeos ainda estão associadas a condições como a demência e a doença arterial periférica, que causa dormência e dor nas pernas, especialmente ao caminhar.

Mas antes, saiba que também existem receitas deliciosas que podem ser feitas com alimentos para baixar os triglicerídeos. Você pode e deve usar a sua criatividade para bolar refeições que são verdadeiros remédios para quem está com o triglicerídeo alto. Uma salada com salmão e ervilha regada no azeite de oliva, por exemplo, é um ótimo exemplo. Esse, e muitos outros, você pode conferir no artigo 6 melhores alimentos para baixar os triglicerídeos.

continua depois da publicidade

5 opções de chá para triglicerídeos altos

O tratamento para os níveis de triglicerídeos altos inclui mudanças no estilo de vida como alterações na alimentação, diminuição do consumo de álcool e o início da prática de exercícios físicos. Além disso, o médico também pode prescrever o uso de medicamentos para lidar com o problema.

Porém, vamos falar abaixo de algumas opções de chá que prometem auxiliar a vida de quem sofre com esse problema. Obviamente, eles não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, porém, podem ser incluídos, caso o médico permita.

1. Chá preto

Ao longo de 12 semanas, pesquisadores avaliaram pessoas que ingeriam chá preto sem aditivos, e compararam com indivíduos que ingerem água morna. O resultado foi que a ingestão de 9 g de chá preto diariamente trouxe uma diminuição significativa nos níveis de triglicerídeos.

O consumo da bebida em quantidades moderadas costuma ser seguro para a maioria das pessoas. Porém, o chá preto possui cafeína, cujo limite diário é de 400 mg (que correspondem a 13 xícaras de chá preto) para adultos saudáveis. Já pessoas sensíveis à cafeína ou que sofrem com ritmo cardíaco irregular, hipertensão e estresse excessivo devem ingerir uma quantidade ainda menor por dia.

continua depois da publicidade

Ingredientes: 

  • 3 saquinhos de chá preto;
  • 1 litro de água – 200 ml para ferver e os 800 ml restantes gelados;
  • Pedrinhas de gelo (opcional);
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar 200 ml de água em uma panela e levar ao fogão para aquecer até quase ferver;
  2. Adicionar o chá preto e deixar descansar na água quente em infusão durante cinco minutos;
  3. Então, acrescentar o restante da água, o adoçante e misturar;
  4. Em seguida, esperar esfriar e servir.

2. Chá de salsa

O chá de salsa pode ser bom tanto para triglicerídeos altos quanto para o colesterol alto graças ao fato de possuir niacina em sua composição. Também conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico, ela é utilizada como um agente farmacológico para reduzir os triglicerídeos.

A vitamina B3 mostra-se como um agente regulador de gorduras e atua na inibição de uma enzima chave para a síntese dos triglicerídeos.

O chá de salsa não deve ser tomado por mulheres que estejam grávidas, pessoas que sofram com problemas renais, incluindo aquelas com cálculo renal.

continua depois da publicidade

Como fazer chá de salsa

Ingredientes:

  • 1 punhado de salsa;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Ferver o punhado de salsa em uma panela com o litro de água durante cinco minutos;
  2. Deixar descansar por 10 minutos e servir-se. A recomendação é tomar três xícaras por dia.

3. Chá de canela

A bebida aparece na lista de opções de chá para triglicerídeos alto por estar associada à diminuição dos níveis de gordura no corpo, beneficiando assim a saúde do coração.

Entretanto, a canela não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que sofrem com problemas cardíacos, rosácea ou hipertensão. Quem tem problemas no fígado ou nos rins, ou foi diagnosticado com diabetes, deve consultar o médico antes de consumir essa especiaria.

continua depois da publicidade

Além disso, recomenda-se ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente.

Como fazer chá de canela 

Ingredientes:

  • 1 canela em pau;
  • 1 xícara de água;
  • Adoçante, açúcar ou mel a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Colocar a canela em pau em uma panela com a água e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos;
  2. Esperar amornar, retirar o pau de canela, adoçar a bebida (se assim desejar) e consumir o chá.

4. Chá verde

As catequinas encontradas na composição do chá verde podem auxiliar a diminuir os níveis de triglicerídeos no organismo em 20%. Entretanto, são requeridos de 600 mg a 700 mg das catequinas do chá verde para que esse efeito aconteça, o que corresponde a 6 a 12 xícaras do chá.

Como a bebida pode atrapalhar a absorção de ferro e cálcio durante a digestão, ela não deve ser consumida logo antes ou após as refeições.

Além disso, ela não deve ser utilizada por pessoas com anemia, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, indivíduos com doenças gástricas como úlceras, gastrite ou irritação no cólon e por quem tem insônia, problemas nervosos e taquicardia.

Assim como o chá preto, o chá verde é composto por cafeína, logo, em excesso apresenta os mesmos riscos e exige os mesmos cuidados por parte de pessoas sensíveis à essa substância, ou que sofram com ritmo cardíaco irregular, hipertensão e estresse excessivo.

Como fazer chá verde:

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  • Levar a água ao fogo para aquecê-la. Desligar o fogo antes da água entrar em ponto de ebulição (80º – 85º);
  • Despejar a água em cima das folhas de chá verde;
  • Tampar e deixar em infusão por três minutos;
  • Coar e tomar o chá.

5. Chá de cúrcuma

A cúrcuma possui propriedades antioxidantes que auxiliam na eliminação de gorduras e toxinas no sangue.

Uma pesquisa publicada no The Journal Of Nutrition mostrou que quando a cúrcuma e a canela foram consumidas antes de uma refeição rica em gorduras, a combinação entre os dois ingredientes ajudou a diminuir significativamente os níveis de triglicerídeos no sangue.

A cúrcuma não é segura em grandes quantidades para as mulheres grávidas. Portanto, caso você esteja gestante, consulte o seu médico para saber quanto do ingrediente pode usar. Ela ainda pode agravar problemas na vesícula biliar, além de casos de doença do refluxo gastroesofágico.

O ingrediente não é indicado para pessoas com cálculo renal e obstruções no canal biliar. Quem tem diabetes também precisa tomar cuidado e falar com o médico sobre o uso da cúrcuma. Por prevenir a absorção do ferro, ela também exige cautela no uso por parte de pessoas que sofram com deficiência de ferro.

O mesmo serve para pessoas que têm doenças sensíveis a hormônios, como câncer nas mamas, no útero ou no ovário e endometriose. O uso do ingrediente também deve ser interrompido duas semanas antes da realização de uma cirurgia.

Veja como fazer chá de cúrcuma.

Ingredientes:

  • 1 colher de café de cúrcuma em pó;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água para ferver;
  2. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e adicione a cúrcuma;
  3. Tampe a panela e deixe descansar por cinco a 10 minutos;
  4. Coe e sirva. Recomenda-se tomar de duas a quatro xícaras do chá por dia.

Cuidados com o chá para triglicerídeos altos

Antes de escolher uma dessas opções de chá para triglicerídeos altos, converse com o seu médico para saber qual é o mais indicado para o seu caso em particular. Verifique se a bebida escolhida não é contraindicada para a sua saúde ou se ela não pode interagir com algum medicamento que você esteja tomando.

Além disso, não deixe de seguir o tratamento indicado pelo profissional para controlar os seus níveis de triglicerídeos. Tenha em mente que o chá pode ser um aliado, porém, assumi-lo como único tratamento é uma atitude arriscada.

Vídeo: Como baixar triglicerídeos

Saiba mais sobre o que você pode fazer para baixar os seus níveis de triglicerídeos:

Fontes e referências adicionais

Você pretende tomar algum chá para baixar os triglicerídeos? Já foi diagnosticado com essa condição? Que tratamento seu médico recomendou? Comente abaixo!

3.7 de 5 (52 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Tenho triglicérides alto último exame deu 280 e tomo sinvastantina e a s

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Qual melhor chá pra baixar os triglicerídeos altos
    O açafrão é o mês que cúrcuma?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • A cúrcuma é a mesma coisa de açafrão-da-terra. Estes cinco listados acima são boas opções de chá.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Doutora como faço para abaixar o triglicérides rápido

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Os chás apresentados não posso tomar,sou hipertensa e tenho refluxo.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu tive dengue a pouco mais de um mes. Meus exames que fiz semana passada, demorei uma semana para ter o resultado! Me apavorei triglicéridos mais de 400, 409 parece e os de colesterol 200 e pouco ! Deixei no postinho para o dr olhar e depois que marcam consulta! Sus é asim por aqui! Creatina nivel bom, glicose 98! Mas os triglicéridos nunca passou de 230 mais ou menos! Pelo que li no exame no figado deu alguma alteracao e as plaquetas no limite de baixo! A ums 5 , 6 meses atras meus exames estavam perfeitos, o dr disse que era uma gordinha saudavel, ate o remedio do colesterol ele titou, fazia um ano que tomava pois quando tive covid tudo em mim alterou tbm! Agora esse depois da dengue deu esses 409 de triglicéridos e os colesterol tbm alto!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou tomando atorvastatina.
    Qual melhor Chá para baixar triglicérides?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou com triglicérides em 225 , sem jejum! Médico receitou estatina, mas passei muito mal com medicamento e evito remédios! Vou passar a usar o chá de cúrcuma e canela

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Minha médica passou bizafibrato 400 mlgr, mas ainda não tomei.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Boa noite,meu médico me passou uma bateria de exames laboratoriais,ao pegar o resultado ele me disse que meu triglicérides está em 340 mg/dL é o colesterol HDL em 33,0 mg/dL; não me passou nenhum medicamento,me disse pra praticar esporte como,caminhadas,ciclirmo ou academia,estou assustado pois está muito alto,o que a Dr. me recomenda?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Meu triglicérides está 235 e colestoral 260

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite