Chá para triglicerídeos altos – 5 melhores, como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 11/07/2021

Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrado no sangue que são utilizados como energia pelo corpo e, até certo ponto, são necessários para a saúde. No entanto, níveis elevados podem ser preocupantes. Logo abaixo, você encontrará a lista das melhores receitas de chá para triglicerídeos altos. Você aprenderá como fazê-los e ainda receberá dicas importantíssimas para a sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de necessário, apresentar níveis altos de triglicerídeos não é bom para o corpo, além de ser um sinal da chamada síndrome metabólica, que é a combinação de uma série de sintomas que elevam as chances do surgimento de problemas como diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares.

Mas não é só isso: ao lado da diabetes e da obesidade, os níveis altos de triglicerídeos estão entre as causas mais comuns para a doença hepática gordurosa não alcoólica, também conhecida como esteatose hepática.

As taxas altas de triglicerídeos ainda estão associadas a condições como a demência e a doença arterial periférica, que causa dormência e dor nas pernas, especialmente ao caminhar.

Mas antes, saiba que também existem receitas deliciosas que podem ser feitas com alimentos para baixar os triglicerídeos. Você pode e deve usar a sua criatividade para bolar refeições que são verdadeiros remédios para quem está com o triglicerídeo alto. Uma salada com salmão e ervilha regada no azeite de oliva, por exemplo, é um ótimo exemplo. Esse, e muitos outros, você pode conferir no artigo 6 melhores alimentos para baixar os triglicerídeos.

5 opções de chá para triglicerídeos altos

O tratamento para os níveis de triglicerídeos altos inclui mudanças no estilo de vida como alterações na alimentação, diminuição do consumo de álcool e o início da prática de exercícios físicos. Além disso, o médico também pode prescrever o uso de medicamentos para lidar com o problema.

Porém, vamos falar abaixo de algumas opções de chá que prometem auxiliar a vida de quem sofre com esse problema. Obviamente, eles não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, porém, podem ser incluídos, caso o médico permita.

1. Chá preto

chá preto simples

Ao longo de 12 semanas, pesquisadores avaliaram pessoas que ingeriam chá preto sem aditivos, e compararam com indivíduos que ingerem água morna. O resultado foi que a ingestão de 9 g de chá preto diariamente trouxe uma diminuição significativa nos níveis de triglicerídeos.

O consumo da bebida em quantidades moderadas costuma ser seguro para a maioria das pessoas. Porém, o chá preto possui cafeína, cujo limite diário é de 400 mg (que correspondem a 13 xícaras de chá preto) para adultos saudáveis. Já pessoas sensíveis à cafeína ou que sofrem com ritmo cardíaco irregular, hipertensão e estresse excessivo devem ingerir uma quantidade ainda menor por dia.

Ingredientes: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • 3 saquinhos de chá preto;
  • 1 litro de água – 200 ml para ferver e os 800 ml restantes gelados;
  • Pedrinhas de gelo (opcional);
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar 200 ml de água em uma panela e levar ao fogão para aquecer até quase ferver;
  2. Adicionar o chá preto e deixar descansar na água quente em infusão durante cinco minutos;
  3. Então, acrescentar o restante da água, o adoçante e misturar;
  4. Em seguida, esperar esfriar e servir.

2. Chá de salsa

O chá de salsa pode ser bom tanto para triglicerídeos altos quanto para o colesterol alto graças ao fato de possuir niacina em sua composição. Também conhecida como vitamina B3 ou ácido nicotínico, ela é utilizada como um agente farmacológico para reduzir os triglicerídeos.

A vitamina B3 mostra-se como um agente regulador de gorduras e atua na inibição de uma enzima chave para a síntese dos triglicerídeos.

O chá de salsa não deve ser tomado por mulheres que estejam grávidas, pessoas que sofram com problemas renais, incluindo aquelas com cálculo renal.

Como fazer chá de salsa

Ingredientes:

  • 1 punhado de salsa;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Ferver o punhado de salsa em uma panela com o litro de água durante cinco minutos;
  2. Deixar descansar por 10 minutos e servir-se. A recomendação é tomar três xícaras por dia.

3. Chá de canela

chá de canela

A bebida aparece na lista de opções de chá para triglicerídeos alto por estar associada à diminuição dos níveis de gordura no corpo, beneficiando assim a saúde do coração.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, a canela não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que sofrem com problemas cardíacos, rosácea ou hipertensão. Quem tem problemas no fígado ou nos rins, ou foi diagnosticado com diabetes, deve consultar o médico antes de consumir essa especiaria.

Além disso, recomenda-se ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente.

Como fazer chá de canela 

Ingredientes:

  • 1 canela em pau;
  • 1 xícara de água;
  • Adoçante, açúcar ou mel a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  1. Colocar a canela em pau em uma panela com a água e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos;
  2. Esperar amornar, retirar o pau de canela, adoçar a bebida (se assim desejar) e consumir o chá. 

4. Chá verde

As catequinas encontradas na composição do chá verde podem auxiliar a diminuir os níveis de triglicerídeos no organismo em 20%. Entretanto, são requeridos de 600 mg a 700 mg das catequinas do chá verde para que esse efeito aconteça, o que corresponde a 6 a 12 xícaras do chá.

Como a bebida pode atrapalhar a absorção de ferro e cálcio durante a digestão, ela não deve ser consumida logo antes ou após as refeições.

Além disso, ela não deve ser utilizada por pessoas com anemia, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, indivíduos com doenças gástricas como úlceras, gastrite ou irritação no cólon e por quem tem insônia, problemas nervosos e taquicardia.

Assim como o chá preto, o chá verde é composto por cafeína, logo, em excesso apresenta os mesmos riscos e exige os mesmos cuidados por parte de pessoas sensíveis à essa substância, ou que sofram com ritmo cardíaco irregular, hipertensão e estresse excessivo.

Como fazer chá verde:

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folhas de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  • Levar a água ao fogo para aquecê-la. Desligar o fogo antes da água entrar em ponto de ebulição (80º – 85º);
  • Despejar a água em cima das folhas de chá verde;
  • Tampar e deixar em infusão por três minutos;
  • Coar e tomar o chá.

5. Chá de cúrcuma

chá de cúrcuma

A cúrcuma possui propriedades antioxidantes que auxiliam na eliminação de gorduras e toxinas no sangue.

Uma pesquisa publicada no The Journal Of Nutrition mostrou que quando a cúrcuma e a canela foram consumidas antes de uma refeição rica em gorduras, a combinação entre os dois ingredientes ajudou a diminuir significativamente os níveis de triglicerídeos no sangue.

A cúrcuma não é segura em grandes quantidades para as mulheres grávidas. Portanto, caso você esteja gestante, consulte o seu médico para saber quanto do ingrediente pode usar. Ela ainda pode agravar problemas na vesícula biliar, além de casos de doença do refluxo gastroesofágico.

O ingrediente não é indicado para pessoas com cálculo renal e obstruções no canal biliar. Quem tem diabetes também precisa tomar cuidado e falar com o médico sobre o uso da cúrcuma. Por prevenir a absorção do ferro, ela também exige cautela no uso por parte de pessoas que sofram com deficiência de ferro.

O mesmo serve para pessoas que têm doenças sensíveis a hormônios, como câncer nas mamas, no útero ou no ovário e endometriose. O uso do ingrediente também deve ser interrompido duas semanas antes da realização de uma cirurgia.

Veja como fazer chá de cúrcuma.

Ingredientes:

  • 1 colher de café de cúrcuma em pó;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água para ferver;
  2. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e adicione a cúrcuma;
  3. Tampe a panela e deixe descansar por cinco a 10 minutos;
  4. Coe e sirva. Recomenda-se tomar de duas a quatro xícaras do chá por dia.

Cuidados com o chá para triglicerídeos altos

Antes de escolher uma dessas opções de chá para triglicerídeos altos, converse com o seu médico para saber qual é o mais indicado para o seu caso em particular. Verifique se a bebida escolhida não é contraindicada para a sua saúde ou se ela não pode interagir com algum medicamento que você esteja tomando.

Além disso, não deixe de seguir o tratamento indicado pelo profissional para controlar os seus níveis de triglicerídeos. Tenha em mente que o chá pode ser um aliado, porém, assumi-lo como único tratamento é uma atitude arriscada.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você pretende tomar algum chá para baixar os triglicerídeos? Já foi diagnosticado com essa condição? Que tratamento seu médico recomendou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (35 votos, média 3,74)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Chá para triglicerídeos altos – 5 melhores, como fazer e dicas”

  1. Boa noite,meu médico me passou uma bateria de exames laboratoriais,ao pegar o resultado ele me disse que meu triglicérides está em 340 mg/dL é o colesterol HDL em 33,0 mg/dL; não me passou nenhum medicamento,me disse pra praticar esporte como,caminhadas,ciclirmo ou academia,estou assustado pois está muito alto,o que a Dr. me recomenda?

    Responder
  2. FIZ EXAME ONTEM MEU COLESTREOL ATÉ QUE ESTA BOM ,MÁS MEU TRIGUECERIDOS ESTA ALTO GOSTARIA DE SABER PORQUE SEGUE OS RESULTADOS !
    Resultado………..: 70 mg/
    d/COLESTEROL HDL
    Resultado………..: 47 mg
    COLESTEROL TOTAL
    Resultado………..: 170 mg/dL
    TRIGLICÉRIDES
    Resultado………..: 267 mg/dL

    Responder
  3. Boa tarde, meu triglicerides tá 300 e colesterol total 285. O médico receitou artrovastantina. Só que me dá mal estar e doe de cabeça. Já tomei várias estantinas. Só que todas me dá mal estar e dor de cabeça. O que d3vo fazer? Um abraço, Edvaldo Lima

    Responder
    • Toma NIACINA ( B3 – Ácido nicotínico ), 100 mg.
      1 comprimido a seguir ao almoço e 1 comprimido a seguir ao jantar !
      Resultados garantidos !

      Responder
  4. Em uma ocasião, meu triglicérides estava altíssimo! Minha endocrinologista e meu cardiologista receitaram remédios. Tomei e não funcionou. Larguei os remédios e fiz dieta e caminhada, por conta própria. Tentei a “dieta da sopa”, mas fiz mesmo uma adaptação, diminuindo farinha branca/ carboidrato simples. Após 1 semana de dieta refiz o exame, e para minha surpresa, finalmente meu triglicérides tinha diminuído: de 300 para 78!! Sem remédio!

    Responder
    • Poderia me dizer o que vc comeu? Cortou tudo? Até arroz? Tomo remédio, faço esteira e meu triglicérides continua alto. Já mudei de remédio várias vezes. Minha cardiologista não sabe mais o que fazer comigo. Kkk. Grata

      Responder
  5. Meu colestero total esta em 256,3 e o triglicérides 233,0. Ele mandou fechar a boca e parar de comer farinha branca e uma porção de coisas. Não deu remedio e bastante atividade fisica. Trocou o acuçar por adoçantes. Como foi hoje 30/10, tenho até janeiro para diminuir . Espero que consiga.

    Responder
    • meu triglicerides deu496 e o colesterol335 sem contar que estava pre diabetica tomeu a berigela com fatias de abacaxi passa tudo no liquidificador e toma tres vezes ao dia e fiz cademia um mês baixou pra189trig e o colest 167

      Responder
  6. Meu último exame de triglicérides estavam mais de 3.000 , sinto tonturas durante quase tempo, qualquer movimento mais brusco eu fico tonta, já fiz dieta exercícios, emagreço.sis não demora muito para está com os mesmo sintomas.

    Responder
  7. Eu tenho uma predisposição natural para o triglicérides alto, mas nesta semana fiz exame e nunca esteve tão alto. Quase 500. Tenho que reforçar na caminhada e nos alimentos e chás que ajudam a reduzir. Normalmente consigo manter o controle sem tomar remédios, mas avisei dos doces e dos carboidratos. Não sou adepto da alopatia e não vou tomar estes tipos de medicamentos.

    Responder
  8. Eu venho tomando remédios para colesterol e triglicérides alto, só que o colesterol normalizou, mas o triglicérides está em 285mg. Não sei o que fazer, tenho problemas de açúcar, adquirida. Agora chega de remédios eu quero chás, obrigada.Estou tomando ômega 3. 1mg.

    Responder