Benefícios das catequinas EGCG do chá verde

Especialista da área:
atualizado em 19/01/2021

Apesar de estarem presentes em diversos vegetais, as catequinas são encontradas em grande quantidade no chá verde, e trazem diversos benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O consumo desse chá e de outros provenientes da Camellia Sinensis tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo ocidental, seja para emagrecer, como diurético ou para substituir bebidas menos saudáveis.

Então, vamos conhecer com mais detalhes os benefícios das catequinas do chá verde para saúde e boa forma.

As catequinas do chá verde emagrecem?

Já existem estudos que mostram que o chá verde ajuda a emagrecer, uma vez que suas catequinas estimulam a metabolização de gordura, de acordo com pesquisadores brasileiros, em um artigo publicado em 2009 na Revista de Nutrição.

Mas, claro, para que a perda de peso aconteça, o uso do chá verde deve estar associado a um plano alimentar adequado e à prática regular de atividade física.

cha verde

Benefícios das Catequinas EGCG

As catequinas são fitonutrientes da família dos polifenóis, com uma forte ação antioxidante.

Essas substâncias, e em especial a epigalocatequina galato (EGCG), que é encontrada em maior quantidade no chá verde, são responsáveis por uma série de benefícios para a saúde, e ajudam no tratamento e na prevenção de doenças como:

Então, vamos agora entender um pouco mais sobre cada um desses benefícios.

1. Tem ação antioxidante

Os radicais livres exercem papel fundamental no desenvolvimento de uma série de doenças não infecciosas.

Mas esses danos podem ser prevenidos ou ao menos amenizados, pela ação dos antioxidantes, como as catequinas encontradas no chá verde.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o consumo regular desses compostos pode trazer benefícios para a saúde, como:

  • Ação contra o câncer: O câncer surge quando os danos ao DNA levam à multiplicação descontrolada das célula, formando tumores. Esses danos podem ser causados por radicais livres. Assim, pela grande capacidade antioxidante das catequinas EGCG, elas são capazes de na prevenção da doença.
  • Envelhecimento precoce da pele: A pele é um órgão extremamente sensível à ação dos radicais livres e da radiação solar. Assim, o consumo de alimentos ricos em catequinas e outros antioxidantes ajuda a combater esses danos, e a prevenir o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce;
  • Previne e combate as inflamações: A regulação do sistema imunológico, feita em parte pela ação dos antioxidantes, ajuda a evitar reações exageradas, como as que ocorrem nas doenças inflamatórias e autoimunes.

2. Protegem contra doenças cardiovasculares

Os benefícios das catequinas EGCG na prevenção de doenças cardiovasculares já são bastante conhecidos.

Elas atuam de diversas formas:

Todas essas ações levam a uma grande redução na chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. As catequinas EGCG tem ação antimicrobiana

Um outro benefício das catequinas EGCG é sua ação contra micro-organismos, incluindo bactérias e vírus.

Essa ação começa ainda na boca, prevenindo infecções que afetam os dentes e as gengivas. O consumo de chá verde está, inclusive, associado com um risco reduzido de desenvolver cáries e com uma boa saúde dental.

Mas essa ação não se restringe apenas à boca. Ao passar pelo estômago e pelo intestino, as catequinas ajudam a combater as bactérias causadoras de doenças gastrointestinais.

Plantação de Camellia Sinensis
Plantação de Camellia Sinensis

4. Ajudam na prevenção do diabetes

Além de ser capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, o chá verde também contribui para a redução da mortalidade de pessoas com diabetes.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito foi demonstrado em um estudo japonês publicado no BMJ open diabetes research & care em 2020. Além disso, o estudo avaliou também o efeito do café, encontrando que a associação dos dois alimentos potencializa esses benefícios para a saúde.

5. Podem ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas

Pesquisadores japoneses publicaram em 2018, no periódico Molecules, um estudo sobre o efeito das catequinas do chá verde nas doenças neurodegenerativas.

Nele foi possível demonstrar que as catequinas, em especial a EGCG, contribuem para a melhora do estresse oxidativo e da inflamação cerebral, sendo um possível futuro tratamento para as doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson.

Dicas e cuidados

  • A quantidade de catequinas no chá verde pode variar, de acordo com o tipo de processamento, cultivo e preparação. Então, se você precisa de uma quantidade exata dessas substâncias, visando algum objetivo específico, talvez o ideal seja consumi-las na forma de cápsulas ou extrato de chá verde;
  • Ingerir as cápsulas de suplemento com o estômago vazio melhora a taxa de absorção das catequinas, mas pode causar desconforto gástrico em pessoas mais sensíveis;
  • Ainda não há uma recomendação exata sobre as doses ideais para o consumo de chá verde visando o tratamento ou prevenção de problemas de saúde. Por isso, recomenda-se o uso moderado, de no máximo três xícaras por dia;
  • Não se recomenda consumir o chá com leite, pois isso pode levar à redução da absorção dos antioxidantes;
  • E, por fim, uma dica na hora de preparar o chá: Quanto mais tempo você deixar em infusão, maior será a concentração de catequinas obtida.
Fontes e Referências adicionais

Você sabia de todos esses benefícios das catequinas EGCG do chá verde para a saúde? É um consumidor frequente deste chá? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média 4,07)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios das catequinas EGCG do chá verde”

  1. Excelentes informações, contribuindo para o esclarecimento e utilização de compostos portantes para a nossa vida, e que estão ao alcance da população.👋👋

    Responder
  2. Boa noite! Gostaria de saber se posso tomar o chá verde em capsulas e se ele terá os mesmos beneficios que o cha na sua forma natural? Onde encontrar o cha verde EGCG? Obrigado

    Responder