Chimarrão Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O chimarrão é uma bebida especialmente popular no Rio Grande do Sul. Preparado a partir da mistura da erva-mate com água quente dentro de uma cuia, o chimarrão ainda é característico da cultura da América do Sul e costuma ser apreciado em outros estados brasileiros como Paraná e Santa Catarina.

É também conhecido por nomes como erva, erva-verdadeira, erveira, congonha, erva-congonha, chá-mate, chá-do-paraguai, chá-dos-jesuítas, chá-das-missões, mate-do-paraguai, chá-argentino, chá-do-brasil, congonha-das-missões, congonheira, mate-legítimo e mate-verdadeiro.

Acredita-se que a bebida tenha surgido como herança cultural dos povos guarani, quíchua e aimará e que os desbravadores e soldados espanhóis tenham incorporado o chimarrão aos seus hábitos como uma maneira de curar a ressaca.

O que se sabe é que nos dias de hoje é comum encontrar grupos de pessoas tomando a bebida nas chamadas rodas de mate, reuniões de família ou encontros entre amigos, principalmente nas cidades da região Sul do nosso país.

Mas você já parou para se perguntar como é que esse hábito cultural pode influenciar o corpo da população? Por exemplo, será que podemos afirmar que o chimarrão emagrece? Muitas pessoas afirmam que sim, mas será que tem algum fundamento isso? Vamos descobrir.

O chimarrão emagrece? 

Embora não seja possível afirmar que o chimarrão emagrece, é verdade que ele pode dar uma forcinha para que a perda de peso seja alcançada.

– Mais energia para exercícios

Por exemplo, ao ser consumida antes da prática de alguma atividade física, a bebida pode beneficiar no sentido de ampliar a energia para desenvolver os exercícios. Isso graças ao fato do chimarrão conter cafeína, que funciona como um estimulante.

Em outras palavras, a ingestão da bebida antes do treino pode ajudar a ter mais combustível na hora de se exercitar, deixando o treino mais produtivo, o que é útil para quem malha com foco na perda de peso.

– Efeito termogênico

O chimarrão também tem o efeito de fazer o corpo queimar mais calorias. Isso se deve principalmente à presença da cafeína. No entanto, não é possível afirmar que esse aumento na termogênese por si só seria significativo para fazer uma pessoa emagrecer.

– Diurético

Além disso, o chimarrão é uma bebida diurética. Isso significa que ele estimula a eliminação de líquidos por parte do organismo através da urina. Assim, aquele inchaço que é desenvolvido quando há retenção hídrica no corpo é eliminado e a silhueta fica com a aparência mais fina.

Entretanto, é importante observar que esses efeitos apenas podem contribuir com o emagrecimento. Sem uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada, aliada à prática frequente de atividades físicas para maximizar a queima de calorias, não é esperado que o simples consumo do chimarrão emagrece.

Outros benefícios do chimarrão

Além de que o consumo de chimarrão emagrece, aliado com a dieta equilibrada e exercícios, a bebida ainda está associada aos seguintes benefícios:

  • Combate a fadiga: a cafeína encontrada no chimarrão ajuda a eliminar o cansaço físico e mental e a fadiga, agindo como um estimulante muscular e mental.
  • Suas propriedades digestivas e laxantes fazem bem ao trato intestinal e ajudam a combater a prisão de ventre (constipação).
  • É fonte de antioxidantes que atuam contra os radicais livres, substâncias conhecidas por causarem o envelhecimento precoce e doenças como câncer.
  • A bebida é fonte de nutrientes como vitamina B1, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, vitamina E, ferro, fósforo potássio e manganês.
  • O chimarrão ainda tem potencial para reduzir os níveis de colesterol, o que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e vasculares.
  • A bebida é dotada de efeito anti-inflamatório.
  • Possui propriedades antimutagênicas – ou seja, que colabora com a prevenção do envelhecimento celular. 

Cuidados com o chimarrão

A bebida deve ser evitada por pessoas que sofrem com hipertensão e que possuem sensibilidade a algum dos componentes presentes na erva utilizada. Quem sofre com sintomas de ansiedade, enxaqueca ou refluxo gastroesofágico também corre o risco de passar mal ao tomar o chimarrão devido ao fato de se tratar de uma bebida com cafeína.

Recomenda-se não ingerir a bebida em excesso, pois isso pode causar uma redução nos níveis de glicose no sangue – a chamada hipoglicemia, que vem acompanhada de sintomas como confusão mental, comportamento anormal, dificuldade para realizar atividades simples e rotineiras, convulsão perda de consciência e coma.

A temperatura da água utilizada no preparo do chimarrão não deve ser maior do que 70º C. Acima disso, corre-se o risco de que surjam lesões na parte interna da boca e da garganta, o que é fator de risco para o desenvolvimento de tumores no esôfago e causar lesões nas papilas gustativas da língua, algo que traz a perda parcial do paladar.

O chimarrão também não deve ser considerado um substituto da água – o seu alto consumo associado à baixa ingestão de água pode causar desidratação. Além disso, uma pesquisa realizada com ratos de laboratório pela Universidade de Passo Fundo (UPF) concluiu que o chimarrão pode causar danos à memória, porém, não gera ansiedade.

No entanto, segundo a professora que coordenou o projeto, Andrea Michel Sobottka, os dados obtidos servem como parâmetro, porém, não dá para saber se os resultados são os mesmos para seres humanos.

Você já tinha ouvido falar que o consumo de chimarrão emagrece? Tem o costume de consumir esta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário