Doces

Comer Doce e Beber Água Engorda Mais Ainda? Faz Mal?

É muito comum que logo após comer um doce as pessoas sintam muita sede e consequentemente acabem bebendo alguma coisa, porém, estudos e pesquisas foram realizadas para saber de fato se comer doce e beber água engorda ainda mais ou se faz mal de alguma forma.

Por que açúcar faz com que você sinta sede?

A professora do departamento de endocrinologia, diabetes e nutrição da Escola de Medicina na Universidade de Boston, Estados Unidos, explica que a razão pela qual ingerir açúcar, como por exemplo doces, faz com que as pessoas sintam sede tem a ver com um aumento nos níveis de açúcar no sangue. “Quando você coloca açúcar em seu organismo, ele vai primeiro para o estômago e depois para a corrente sanguínea”, explicou.

Quando as partículas de açúcar chegam ao seu sangue, a água sai das células e entra no sangue para restaurar o equilíbrio. À medida que as células perdem água, elas enviam sinais ao cérebro indicando que precisam de mais H2O. O resultado? A pessoa sente desejo de beber alguma coisa.

“Essa cadeia de eventos acontece muito rapidamente” a Dra. Caroline disse. “Uma vez que a glicose é absorvida pelo intestino e na corrente sanguínea rapidamente, você pode sentir sede dentro de 5 a 10 minutos”. A sede que você sente imediatamente depois de comer é induzida pelo ato de comer em si, ela aponta, e não uma mudança no seu açúcar no sangue.

A melhor maneira de saciar a sede induzida pelo açúcar é com um copo da boa e velha água, afirmou a especialista, mesmo que você esteja desejando algo mais doce. Ingerir uma bebida açucarada em cima da sobremesa não lhe fará nenhum bem. Ela continua: “Você não está apenas confundindo o seu sistema de equilíbrio de energia ao colocar mais açúcar em seu corpo, mas também recebendo uma carga de calorias vazias”.

Mas embora você sinta sede ao comer um doce, ter como acompanhamento um copo d’água por exemplo, é algo que faz mal ou engorda?

Por que você não deve comer doce e beber água consecutivamente

Se a sua pergunta é se comer doce e beber água engorda ou faz mal, quando feitos consecutivamente, saiba que essa combinação pode lhe proporcionar um pico de açúcar maior do que é considerável saudável, pois cientistas e pesquisadores da Universidade Anton de Kom no Suriname, América do Sul, descobriram que as pessoas que comiam doce e bebiam água consecutivamente tinham níveis mais altos de açúcar no sangue até mesmo em comparação com as pessoas que comiam o dobro da porção no mesmo período, porém sem ingerir água enquanto se alimentavam.

Os níveis de açúcar no sangue aumentam após a pessoa se alimentar, mas se ficam muito altos, podem acarretar na obesidade e até mesmo na diabetes tipo 2. Especialistas dizem que a água ajuda o corpo a absorver glicose e sugerem beber antes ou depois da refeição, para assim minimizar os efeitos do açúcar no corpo.

De acordo com essa pesquisa, um nível elevado de glicemia pós-prandial (PPG) – medida da glicose no sangue algum tempo depois do consumo de alimentos – no plasma ou no sangue é um fator de risco para doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2 e condições cardiovasculares relacionadas. Portanto, é importante identificar mecanismos que aumentem o valor dos níveis PPG de glicose pós-prandiais, assim, no presente estudo, foi investigado o efeito dependente do tempo da água potável durante uma refeição no nível de PPG.

35 voluntários foram distribuídos aleatoriamente em cinco grupos. Para o grupo A foi dado um donut (rosquinha) recheado com geleia e para o grupo B, C, D e E foi dado o mesmo doce, porém em combinação com uma garrafa de água trinta minutos antes e trinta minutos depois, e um segundo donut com água trinta minutos depois do primeiro, respectivamente. A glicose foi medida em sangue capilar em intervalos de 30 minutos até 150 minutos.

Os resultados mostraram que a ingestão de água com o consumo de um donut recheado com geleia aumentou significativamente os níveis de glicose no sangue pós-prandial, em comparação com a ausência da bebida ou trinta minutos antes ou após o consumo. De acordo com os pesquisadores, “é aconselhável que reconsideremos nossos hábitos alimentares e de bebida para diminuir o PPG e, consequentemente, reduzir os riscos dos transtornos crônicos mencionados acima.”

Embora este estudo tenha sido realizado apenas com o consumo de donuts, isso sugere que o princípio se aplica também aos outros alimentos. Altos níveis de açúcar no sangue podem ser motivo de preocupação para os médicos, porque o organismo pode ficar dessensibilizado e perder a capacidade de regular adequadamente os níveis no sangue, o que leva à diabetes. Muita glicose no sangue também pode fazer com que o organismo produza mais insulina, o que diz ao corpo que ele deve armazenar um pouco mais de açúcar como gordura.

O que os cientistas recomendam

Já que, de acordo com a pesquisa, comer doce e beber água engorda e faz mal, os pesquisadores sugerem que as pessoas evitem beber ao mesmo tempo que comem para assim reduzir o impacto da ingestão de açúcar.

Beber água meia hora depois de comer o donut ocasionou em um menor aumento de açúcar, e beber antes de se alimentar levou a um aumento um pouco maior do que se não tivesse bebido nada. Comer dois donuts causou um pico maior do que todas as outras categorias, exceto beber e comer ao mesmo tempo.

A pesquisa que foi publicada na revista acadêmica Clinical nutrition ESPEN sugere que beber durante e logo após as refeições deva ser feito o mínimo possível.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar que comer doce e beber água engorda? Tem costume de beber água ou outro líquido junto com o doce ou somente um tempo depois? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*