Algumas pessoas costumam chamar a cerveja de ‘pão líquido’ e a comparação não é invenção ou exagero. Os dois têm praticamente o mesmo impacto no corpo e possuem, em média, 150 calorias por porção.

Portanto, se uma pessoa toma quatro latinhas de cerveja, é como se tivesse comido quatro pães e vice-versa. No entanto, o ‘estrago’ calórico da cerveja é pior, já que, na maioria das vezes, ela vem acompanhada de petiscos e alimentos gordurosos e pesados.
A nutricionista Danielle Fontes explicou, em entrevista antiga ao programa ‘Bem-Estar’, da TV Globo, que a cerveja não é uma aliada de quem quer controlar o peso. Isso porque, além de ser alcoólica, ela é altamente calórica devido ao carboidrato presente na bebida. O aumento da bebida é, segundo a especialista, resultado do excesso de energia que o corpo não queima e, por isso, transforma em gordura.
A médica também respondeu outras questões, como a clássica: beber água durante a refeição engorda? Neste caso, a resposta é não. Fontes, no entanto, explica que a ingestão de água não tem ligação com o ganho de peso, mas sim com a digestão: alguns especialistas recomendam evitar o líquido por diluir enzimas digestivas. Mas isso não significa que a pessoa vá engordar.
Outra pergunta frequente é se comer carboidrato á noite faz mal. A médica afirma que não tem problema comer arroz e feijão á noite. O que importa é o saldo do dia: se você consome mais do que gasta, aí sim acumula gordura — e não importa se foi no almoço ou no jantar.
O abacate também foi defendido pela médica, que diz que, apesar de calórico, ele não engorda se consumido de forma equilibrada.