Como a canela emagrece e ajuda a perder a barriga

Especialista da área:
atualizado em 25/05/2021

A canela (Cinnamomum sp) é um tempero rico em diversos nutrientes, muito utilizado em várias culturas e receitas ao redor do mundo. Além disso, a canela pode ajudar a emagrecer e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Então, vamos entender como ela promove a perda de peso?

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar a canela para perder peso?

Muitos estudos mostram que a canela é um estabilizador do açúcar no sangue. Nesse sentido, ela é uma ótima opção tanto para diabéticos, quanto para pessoas que estão tentando emagrecer, além de promover vários benefícios para a saúde.

Canela e emagrecimento

No funcionamento normal do organismo, os carboidratos são convertidos em açúcar no sangue (glicose). Neste processo, o nosso pâncreas libera o hormônio insulina, que é responsável por transportar o açúcar do sangue até as nossas células, para ser utilizado como nossa principal fonte de energia.

Por outro lado, a ingestão exagerada deste nutriente causa a elevação dos níveis de açúcar no sangue. Então, o pâncreas acelera a produção de insulina para tentar reequilibrar esses níveis.

E quando grandes quantidades deste hormônio estão sendo produzidas, o nosso corpo entende que há muita energia disponível, que pode ser utilizada para a prática de atividades físicas. Porém, quando essa energia não é utilizada, a insulina converte a glicose extra em triglicérides, que são armazenados na forma de gordura no corpo.

Como a canela é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, existe menos insulina circulando no organismo. Desse modo, há uma redução do armazenamento de gordura e, por isso, é possível afirmarmos que a canela ajuda no processo de emagrecimento.

Mas, não para por aí. É possível utilizar a canela como um substituto mais saudável do açúcar, em decorrência do seu sabor adocicado e até mesmo para aromatizar ambientes, sendo possível obter alguns benefícios através dessa prática servindo, por exemplo, como estimulante.

O que é resistência à insulina?

Canela ajuda a emagrecer

É uma condição na qual as células se tornam menos sensíveis ao hormônio insulina, não respondendo corretamente ao seu estímulo.

Nesse sentido, sabe-se que a resistência se inicia de forma gradativa. Ou seja, na medida em que a pessoa engorda ou consome açúcar em excesso, mais insulina está sendo produzida e cada vez mais o corpo tende a dificultar a sua utilização.

Dessa forma, uma pessoa com resistência insulínica pode conviver por anos sem qualquer sintoma, até o desenvolvimento do estado pré-diabético. Assim, ao alcançar esse estado, o pâncreas começa a reduzir a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a adoção de uma rotina com atividades físicas e uma alimentação saudável é essencial para prevenir uma evolução para a diabetes. Em síntese, a canela pode ser uma aliada interessante não só no emagrecimento, mas também na manutenção de uma boa saúde, devido a sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Desse modo, vale lembrar que além dessa condição contribuir para o desenvolvimento da diabetes, ela aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, obesidade e doenças renais.

O que é sensibilidade à insulina e como a canela atua nesse processo?

Canela em pó emagrece

É o oposto da resistência à insulina. Ou seja, a sensibilidade à insulina é o quanto as suas células respondem ao estímulo desse hormônio.

Desse modo, quanto mais sensível a pessoa se torna através das atividades físicas e de uma dieta equilibrada, menos insulina é necessária para transportar energia para as células, e a canela pode ajudar nesse processo.

Conforme um estudo publicado pela Universidade de Cambridge em 2008, foi descoberto que a canela possui diversos compostos que aumentam a sensibilidade à insulina, como os polifenóis e o cromo, facilitando o controle da glicemia (nível de glicose no sangue).

Sendo assim, o estudo concluiu que o consumo de canela pode auxiliar no emagrecimento, controle da glicemia e prevenção de várias doenças, com destaque principal para a diabetes.

Além disso, vale ressaltar que esses compostos possuem atividade anti-inflamatória, auxiliam na regulação da pressão arterial e têm atividade antioxidante, reduzindo a quantidade de radicais livres circulantes.

Como utilizar a canela em sua dieta buscando emagrecer?

Canela em pó e pau
  • Use canela em qualquer comida que cozinhar.
  • Adicione em suas vitaminas.
  • Adicione uma colher de chá de canela ao seu cereal, torradas, frutas.
  • Faça chá de canela: Ferva um pouco de água. Adicione uma colher de canela em pó. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Coe e aproveite seu chá de canela.

Assim como o chá verde e outros suplementos, a canela ajuda a emagrecer e pode ser usada na luta contra a gordura. Além disso, a canela pode ser encontrada em diversas formas, como pós, cápsulas, óleos, folhas e até mesmo a canela em pau.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, use a canela sabiamente junto a uma dieta balanceada e um bom programa de atividades físicas e comece a perder a barriga como sempre quis.

Vídeo do especialista

A seguir, veja a opinião da nossa nutricionista Patrícia Leite sobre a canela e o processo de emagrecimento.

Informações nutricionais

Valor nutricional por 100 g de canela em pó:

ComponenteValor por 100 g
Calorias243 kcal
Carboidratos80,6 g
Proteínas3,99 g
Gorduras1,24 g
Gordura saturada0,35 g
Gordura monoinsaturada0,25 g
Gordura poli-insaturada0,07 g
Colesterol0 mg
Cálcio1,002 g
Sódio10,00 mg
Potássio431,0 mg
Fósforo64,0 mg
Magnésio60,0 mg
Zinco1,83 mg
Cobre0,40 mg
Fibras53,1 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais

Você já sabia que a canela ajuda a emagrecer e controlar a glicemia? Como costuma consumi-la no dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (229 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

50 comentários em “Como a canela emagrece e ajuda a perder a barriga”

  1. Ótima matéria!

    Vou passar a usar canela no café e também fazer o chá.

    Eu uso a canela quando faço vitamina de banana.

    Bato no liquidificador:
    01 banana,
    02 colheres de aveia,
    200ml de leite desnatado
    1/2 colher de canela em pó.

    Tomo essa vitamina 30 minutos antes de ir para à academia.

    Já eliminei 10kg em três meses…..

    Responder
  2. Bom dia a todos e todas, politicamente correto, rsrs, se formos falar em temperos que promovem a saúde nos estenderíamos por muitas frases mas, a canela, além de saborosa e termogênica é excelente para otimizar a função da insulina. Eu costumo fazer pela manhã, no lugar do PÃO NOSSO, uma banana amassada com muita canela, frutas vermelhas secas (blueberry, cranberry, passas e goji), cacau orgânico e chips (nibs), mel com própolis, café solúvel e kefir (ou iogurte). Depois vou malhar.
    A cafeina do cacau e do café dão pique, a banana ajuda muita a evitar câimbras, o kefir é o melhor probiótico disponível. Isso tudo dá muita energia.

    Responder
  3. Gostaria de tomar a canela de manhã em jejum com água gelada, posso e depois ir pra ginastica.É pq ñ consigo tomar nem um chá quente só gelado.

    Responder
    • Olá! Percebi que perdi 4,5 k depois que passei a usar a canela em pó adicionado no café com leite, é uma delícia. Comecei a colocar canela no café no intuito de diminuir o uso de açúcar e , estou emagrecendo.

      Responder
  4. Inclui a canela em pó no meu café da manhã, conforme a dieta que minha nutricionista passou, que todos os dias de manha tenho que tomar iogurte com chia, e sabendo dos benefícios da canela, comecei a incluir junto com o iogurte…….(iogurte com chia e canela)……. hummmmm, fica muito gostoso, e realmente emagrece. Também coloco canela no lanche de seis hs com banana amassada antes do treino, é excelente para ajudar a perder peso enquanto faz exercícios. Canela todos os diasss e bora emagrecer \o/

    Responder
  5. Eu tenho problemas de hipertensão porém controlada com medicamento e faço uso abundante de canela. Já li q hipertensos devem ter cautela, eu nunca senti nada anormal mas não recomendo nesse caso.

    Responder
  6. Comecei a usar csnela no café, quando dava vontade de comer docês eu colocava um pouco de canela na boca e emagreci dois quilos em duas semana.

    Responder
  7. Eu acrescento uma colher de chá a qualquer coisa que como no café da manhã, as vezes nem fica tão gostoso, mas isso faz parte de minha dietaprescrita pelo meu Ortomolecular e Nutricionista Lucas Casais, axho que funciona pq eu já perdi 5 kg na balança, posso dizer que isso foi resultado de toda a dieta, mas a canela ajudou muito. Façam!

    Responder
    • Boa noite Leli, colher de chá é gostosa? rsrs brincadeira, desculpe, eu tb faço isso mas ainda não me habituei pq como muito em restaurantrs, mas pretendo.

      Responder
  8. Pela manhã sempre amasso uma banana ou abacate com muita canela, delicia principalmente a banana. Para completar adiciono nibs de cacau orgânico e goji berri, fica muito crocante, ruim é comer só uma banana. Estou malhando 3x semana e sempre faço isso antes para dar energia. Perdi muito peso.

    Responder
    • Em tempo, tenho 62 anos e meus indices de glicemia são baixos… e eu tomos umas brejas, uns scoths aos fds…

      Responder
  9. Todo dia pela manhã adiciono umas pitadas de canela no café com leite estou cert ? Vou. Emagrecer s problemas com a saude

    Responder
      • Uau tomo canela com gengibre todos os dias, tomo dois litros de água com gengibre e canela em pau todos os dias…Agora vou tomar chá também e comer canela em pó em tudo rsrsrs amo canela…

        Responder
  10. Sabia desses benefícios e uso sempre nas minhas comidas, leite, vitaminas de banana, banana asada para dar energia pela manhã antes do treino. ETC. ÓTIMA matéria.

    Responder
  11. Comecei a tomar cha de canela em pó, só por achar gostoso e persebi que minhas roupas estavam folgadas então pensei. Foi a bendita canela Rsrs delícia

    Responder