Especialista da Área:

Chá de Canela em Pó Emagrece? Como Fazer e Dicas

A canela é uma especiaria originária da Ásia. Ela é obtida por meio da extração de finos ramos da árvore caneleira, que se enrolam quando secam e caracterizam o que chamamos de pau de canela.

Já quando esses paus de canela são moídos, temos então a canela em pó, que pode ser utilizada como condimento em receitas de bolos, cafés, bolinhos, cupcakes, cookies, pães doces, barrinhas de cereais, sucos e mousses, por exemplo.

Mas você sabia que também dá para fazer um chá a partir da versão em pó da especiaria? É verdade. Vamos aprender agora como preparar a bebida e descobrir se o chá de canela em pó emagrece mesmo e quais benefícios ele traz à saúde e boa forma.

O chá de canela em pó emagrece?

Um artigo publicado na edição de maio de 2010 do Journal of Diabetes Science and Technology (Jornal de Ciência e Tecnologia do Diabetes, tradução livre) mostrou que a canela ajuda a retardar o esvaziamento do estômago e a limitar a elevação das taxas de glicose no sangue.

Os dois efeitos contribuem com a perda de peso. O primeiro prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore a aparecer, o que favorece o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

Já o segundo ajuda porque quando um alimento causa um aumento muito elevado nos níveis de açúcar no sangue, ele provoca a liberação de taxas altas de insulina, o que faz com que os níveis de glicose caiam.

O resultado desse pico seguido de uma queda nas taxas de açúcar é o aumento do apetite, algo desfavorável para o emagrecimento. Por outro lado, níveis mais estáveis de glicose estão associados a menos desejos por comida e a taxas mais constantes de energia, que colaboram com a perda e o controle do peso.

Tal efeito da canela em relação aos níveis de glicose no sangue foi identificado por meio de um estudo a respeito de pesquisas acerca do tema, que foi divulgado no Journal of Medicinal Food (Jornal de Alimentação Medicinal, tradução livre) em 2011.

É importante saber que o estudo avaliou os efeitos do extrato da canela e não do chá da especiaria, o que não garante que o mesmo benefício possa ser observado em relação à bebida.

As calorias

De qualquer forma, o baixo valor calórico apresentado pela bebida pode nos levar a crer que o chá de canela em pó emagrece mesmo. Isso porque uma xícara de chá de canela em pó possui aproximadamente apenas seis calorias.

Assim, ao substituir bebidas mais calóricas, como um copo de 300 ml de Coca-Cola com 129 calorias, a mesma porção de um suco de uva de caixinha com 180 calorias, 150 ml de cappuccino com 245 calorias ou um copo de 200 ml de leite com chocolate cerca de 183 calorias, ele trará uma boa redução de calorias.

Tendo em vista que para emagrecer é necessário consumir uma quantidade de calorias mais baixa do que aquela que é gasta, neste cenário podemos afirmar que o chá pode ser benéfico.

Entretanto, é importante saber que não estamos dizendo que o chá de canela em pó emagrece magicamente, mas, sim que ele pode auxiliar a perda de peso. São duas coisas diferentes: a bebida não é mágica, apenas pode dar uma forcinha.

Assim, quem deseja emagrecer ainda precisará seguir uma alimentação balanceada, controlada, saudável e nutritiva e praticar atividades físicas com frequência para alcançar o objetivo.

Outros benefícios da canela

A especiaria ainda é conhecida por promover os seguintes benefícios:

  • Auxílio ao controle da diabetes, por ser fonte de cromo, um mineral que melhora a sensibilidade do corpo em relação à insulina. A canela ainda contém o polifenol MHCP, que melhora a absorção de insulina nas células, o que ajuda a reduzir a glicose sanguínea. A diminuição da sensibilidade à insulina, ou seja, a resistência ao hormônio, é uma das razões para o desenvolvimento da diabetes do tipo 2.
  • Diminuição do colesterol: um estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes feito com 60 pessoas mostrou que a ingestão de canela por 40 dias resultou em uma redução de 12% a 26% do colesterol total e de 7% a 27% das taxas do colesterol ruim, o LDL.
  • Combate aos resfriados: acredita-se que um chá com gengibre e canela alivia os sintomas do resfriado e previne a condição. O efeito é associado à ação anti-inflamatória do gengibre e ao estímulo ao sistema imunológico que a especiaria pode vir a trazer.
  • Fonte de antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres que favorecem doenças e o envelhecimento precoce. Os antioxidantes encontrados na canela possuem ação anti-inflamatória.
  • Seu principal composto ativo possui ação antifúngica e antibacteriana, que podem combater infecções causadas por fungos e bactérias, o mau hálito e as cáries dentárias.

Como fazer chá de canela em pó

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá rasa de canela em pó;
  • Água fervente.

Modo de preparo:

  1. Colocar a canela em pó dentro de uma xícara ou caneca;
  2. Acrescentar a água fervente e deixar a mistura descansar durante oito a 10 minutos. Dar uma mexida com a colher e aguardar alguns minutos antes de servir-se.

Observação

Recomenda-se adicionar a água na canela somente quando ela não apresentar mais bolhas de fervura. Isso porque ao ser fervida com a água, a especiaria perde a maior parte de seus nutrientes. 

Cuidados com a canela

A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos porque a especiaria pode acelerar os batimentos do coração. Ela ainda não é indicada para mulheres grávidas porque pode causar o relaxamento do útero e provocar abortos.

Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas nos fígados ou rins devem consultar o médico antes de ingerir a especiaria.

Pessoas que foram diagnosticadas com rosácea, uma doença da pele que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas em regiões como as bochechas, o nariz e o queixo, também devem evitar o consumo da especiaria. Isso porque a canela pode piorar os sintomas da condição.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Caso esteja utilizando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o chá de canela em pó emagrece? Já experimentou tomar esta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média: 3,72 de 5)
Loading...

6 comentários em “Chá de Canela em Pó Emagrece? Como Fazer e Dicas”

  1. olá meu nome é Patricia tenho 36 anos e gostaria muito de emagrecer já tentei de tudo mas nada funcionou falaram bem da canela de pau em pó vou começar fazer o cha de canela em pó preciso emagrecer estou sem ótima estima quero muito perder de 8 a 10 kilos será que eu consigo

  2. Gostaria se saber como posso tomar esse chá de canela, se eh antes do café do manhã, almoço ou janta, ou se eh depois das refeições

Deixe um comentário