Chá de canela em pó emagrece? Como fazer e dicas!

Especialista da área:
atualizado em 12/11/2020

A canela é uma especiaria originária da Ásia, e está presente na maioria das cozinhas. Mas quando pensamos em fazer um chá de canela, a primeira coisa que vem à mente é usar a canela em pau. Mas você sabia que também dá para fazer chá a partir da versão em pó da canela?

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos aprender agora como preparar a bebida e descobrir se o chá de canela em pó emagrece mesmo e quais benefícios ele traz à saúde e boa forma.

canela em pó

O chá de canela em pó emagrece?

Um estudo publicado na edição de maio de 2010 do Journal of Diabetes Science and Technology comprovou que a canela quando usada regularmente na dieta, pode ajudar na perda de peso por prevenir e combater os sintomas da síndrome metabólica e a diabetes tipo 2.

A perda de peso acontece como resultado de alguns efeitos da canela no corpo:

  • Combate a fome: Ela prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore a aparecer. Isso levaria a uma diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia;
  • Estabiliza os níveis de glicose no sangue: A canela ajuda a prevenir e combater os sintomas da síndrome metabólica e a diabetes tipo 2, melhorando a sensibilidade à insulina, e ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue, o que colabora com a perda de peso e ainda ajuda a manter a energia constante ao longo do dia.

Poucas calorias

De qualquer forma, só a substituição de bebidas mais calóricas pelo chá de canela em pó já é uma boa alternativa para emagrecer, já que uma xícara te apenas 6 calorias.

Só em termos de comparação, um copo de 300 ml de Coca-Cola tem 130 calorias, a mesma porção de um suco de uva de caixinha tem 180 calorias, 150 ml de cappuccino tem 245 calorias ou um copo de 200 ml de leite com achocolatado tem cerca de 180 calorias.

Não dá para substituir uma bebida mais calórica pelo chá de canela em pó em todas as refeições, pois o excesso da canela pode ser perigoso para a saúde, mas existem outras opções como por exemplo os sucos verdes não coados à base de vegetais.

Mas não é apenas o chá de canela que emagrece. Existem outras receitas com canela que podem ajudar na perda de peso.

A canela é rica em antioxidantes

A canela tem grandes quantidades de antioxidantes, entre eles os polifenóis, que são importantes na luta contra os radicais livres. Essa presença tão grande de antioxidantes faz da canela uma aliada na perda de peso e na luta contra alguns problemas causados pela obesidade:

  • Tem ação anti-inflamatória: Um dos problemas mais relacionados a obesidade é a inflamação generalizada do corpo. Esse estado inflamatório aumenta o risco de desenvolvimento de várias doenças, como câncer, diabetes e problemas cardíacos;
  • Previne o aparecimento de placas de gordura nas artérias: Estudos mostram que a canela ajuda a reduzir  os níveis de colesterol, açúcar e triglicérides no sangue, e assim evita que placas de gordura se acumulem nas artérias.

Esses efeitos, associados a melhora da resistência à insulina, faz com que a canela ajude a diminuir os riscos de desenvolver doenças cardíacas.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer chá de canela em pó

xícara de chá de canela em pó
Ingredientes: 
  • 1 colher de chá rasa de canela em pó;
  • Água fervente.
Modo de preparo:
  • Colocar a canela em pó dentro de uma xícara ou caneca;
  • Acrescentar a água fervente e deixar a mistura descansar durante 8 a 10 minutos;
  • Dar uma mexida com a colher e aguardar alguns minutos antes de servir-se.

Observação: recomenda-se adicionar a água na canela somente quando ela não apresentar mais bolhas de fervura. Isso porque ao ser fervida com a água, a especiaria perde a maior parte de seus nutrientes.

Cuidados com a canela

Apesar de todos os benefícios, a canela pode fazer mal para algumas pessoas. Então o uso é contraindicado, ou deve ser feito de forma cuidadosa para:

  • Pessoas que tem hipertensão arterial e problemas cardíacos, porque a especiaria pode acelerar os batimentos do coração
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Pessoas que foram diagnosticadas com rosácea, que é uma doença da pele que causa vermelhidão e lesões inflamadas em regiões como as bochechas, o nariz e o queixo. Isso porque a canela pode piorar os sintomas
  • Pessoas que tem diagnóstico de diabetes devem usar a canela com cuidado e sempre com orientação médica, pois ela pode interagir com alguns medicamentos e causar hipoglicemia, que é a diminuição excessiva do açúcar no sangue.

Outro ponto a se prestar atenção é que a canela deve ser consumida com moderação, já que existe o risco de causar danos ao fígado.

A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. E caso você esteja utilizando algum medicamento, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista e confira os benefícios da canela para a boa forma.

Você já imaginava que o chá de canela em pó emagrece? Já experimentou tomar esta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média 3,71)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Chá de canela em pó emagrece? Como fazer e dicas!”

  1. olá meu nome é Patricia tenho 36 anos e gostaria muito de emagrecer já tentei de tudo mas nada funcionou falaram bem da canela de pau em pó vou começar fazer o cha de canela em pó preciso emagrecer estou sem ótima estima quero muito perder de 8 a 10 kilos será que eu consigo

    Responder
  2. Gostaria se saber como posso tomar esse chá de canela, se eh antes do café do manhã, almoço ou janta, ou se eh depois das refeições

    Responder