Especialista da Área:

Como Começar a Fazer Yoga – 6 Dicas Importantes para Iniciantes

Seja para aprender a respirar mais profundamente e melhor, desacelerar, trabalhar na ligação do corpo com a mente ou simplesmente fortalecer o seu corpo, veja neste artigo como começar a fazer yoga.

Embora exista muito para se aprender, explorar e descobrir nesta tradição milenar, é sempre melhor começar da maneira correta e de forma simples para não se deixar levar pela opressão.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem diferentes tipos de yoga, e essa prática está se tornando cada vez mais popular. A yoga pode trazer benefícios para saúde mental e física além de que a yoga pode ser praticado em casa. 

A yoga é um exercício popular que combina respiração, meditação e movimento que proporciona benefícios físicos, mentais e espirituais.

Pesquisas mostram que ela pode ajudar a gerenciar o estresse, aliviar a depressão, ansiedade, melhorar o humor e a qualidade do sono. Além disso, demostrou aumentar a flexibilidade, melhorar o equilíbrio e a coordenação, reduzir a dor e aumentar a força.

Noções básicas de yoga

Começar pode parecer algo avassalador, mas se você souber como começar a praticar yoga da maneira correta não irá ser nada intimidante.

Um dos melhores pontos da yoga é que não há requisitos mínimos assim como não existe um “objetivo final”. É uma prática que está em constante evolução e que você pode começar independente de como se encontre.

Algumas partes da sua prática serão mais naturais enquanto outras mais desafiadoras. Pode ser que você consiga tocar os dedos dos pés sem ter que pensar duas vezes, mas não consegue manter uma respiração profunda.

Não há um cenário melhor do que o outro. Não há hierarquia, nada como “ser bom em yoga” e nenhum prêmio a ser ganho por dominar as posturas.

A yoga irá trabalhar exatamente como você está e os aspectos desta prática que você considera desafiador serão os seus maiores professores e não suas maiores fraquezas.

A melhor maneira de como começar a fazer yoga é ir fazer, mas se estiver um pouco nervoso em ir direto assistir uma aula você pode praticar e estudar um pouco em casa.

Tipos de yoga

As aulas são oferecidas em vários estilos, portanto é uma boa ideia ler as descrições das aulas para descobrir qual é a certa para você. Os tipos mais comuns de yoga são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Vinyasa, Ashtanga e Powey Yoga: podem ser mais desafiadoras dependendo do seu nível de instrução.
  • Hot yoga: é praticada em um ambiente quente. Muitos estúdios atingem 60º C e embora muitas pessoas gostem deste tipo de yoga, as que são sensíveis ao calor ou com certas condições médicas podem achar desconfortável.
  • Hatha Yoga: costumam ser boas para iniciantes porque são mais lentas.
  • Kundalini: frequentemente usada como um tipo de yoga de cura suas aulas podem incorporar meditação, canto e elementos espirituais.
  • Iyengar: tem um forte foco no alinhamento correto e costuma usar adereços para ajudar os alunos a aperfeiçoar sua forma.

Dicas de como começar a fazer yoga

Veja agora essas 6 dicas de etapas básicas para começar a fazer yoga.

1. O que vestir

Escolha roupas confortáveis, calças ou shorts elásticos e uma blusa mais justa que não caia sobre a sua cabeça toda vez que fizer uma inversão.

Você não precisará de sapatos especiais porque a yoga é feita com os pés descalços.

Se preferir, também poderá usar um par de meias de ioga com alças na parte inferior para evitar que seus pés deslizem sobre o tapete.

2. Aprenda a respirar

O ponto mais importante da prática de yoga é a respiração, principalmente quando se mantém a postura.

Aprenda a respiração básica do Dirga pranayama que é usada durante a yoga.

O mais importante é inspirar e expirar pelo nariz até a barriga.

De acordo com um estudo realizado em 2014 e publicado no Medical Science Monitor Basic Research, um único protocolo guiado de 25 minutos de respiração alternada por narinas diminuiu significativamente a pressão arterial e a taxa de respiração em voluntários tanto hipertensos como saudáveis.

3. Comece com uma breve meditação e objetivo

Sente-se em uma pose fácil, qualquer uma que seja confortável para você e dedique alguns minutos para o seu corpo com o foco em seu interior fazendo uma meditação.

Você também pode definir uma intenção, objetivo ou oração na sua prática de meditação para iniciantes.

4. Use posturas de nível básico e para iniciantes

Certifique-se de ter pesquisado sobre as posições de nível básico e para iniciantes, como torção sentada, gato, cachorro, criança, cobra, montanha, triângulo, curva, etc.

Se você for praticar em algum estúdio, pode ser que os nomes das poses sejam referenciados em sânscrito ou em português, ou uma combinação de ambos, o que pode ser confuso nas primeiras aulas.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, pesquise algumas das poses mais comuns para ir se familiarizando com os nomes em português e hindi bem como a sua forma básica.

5. Termine com Shavasana (pose de relaxamento)

Sempre termine a sua prática de yoga com Shavasana, descansando de costas e conscientemente relaxando o seu corpo por cerca de 5 a 15 minutos.

Também é recomendável praticar uma meditação curta após o Shavasana para integrar a sua prática de yoga e fazer a transição de volta ao mundo.

Observe que é comum que nas primeiras vezes que uma pessoa pratique ioga ela se sinta estranha, mas isso se passará com o tempo e a prática.

6. Defina os seus limites

A yoga é uma prática muito pessoal, e por isso, o que é seguro e eficaz para uma pessoa pode não ser para outra.

Embora a maioria das poses de ioga seja totalmente segura, é importante ouvir o seu corpo e definir seus próprios limites à medida que avança.

Por exemplo, se tiver problemas na coluna lombar, pode ser necessário pedir para o seu professor fazer algumas modificações em poses básicas, como a dobra para a frente ou a postura do arado.

Se você está iniciando uma prática de ioga em casa, é particularmente importante não fazer as poses que são mais arriscadas para iniciantes e que você não está preparado.

Muitas poses de ioga exigem força e equilíbrio que levam tempo para desenvolver, por isso, comece desenvolvendo uma prática básica e reserve um tempo para trabalhar a partir daí,

Não se surpreenda se for difícil permanecer em algumas posições por um tempo mais longo, é comum que iniciantes se surpreendam com o quão desafiador a yoga pode ser.

Faça pausas sempre que sentir necessidade, e se quiser, pratique poses de ioga para iniciantes que são projetadas para ajudar a aumentar a força quando tiver alguns minutos sozinho.

Antes que perceba já será capaz de realizar uma aula inteira de yoga como um campeão, basta seguir essas dicas de como começar a fazer yoga e seguir praticando.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como começar a fazer yoga? Pretende começar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário