Como Desidratar Maçã?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

As maçãs desidratadas são uma opção saborosa de lanche prático para levar para todos os lados, além de serem super saudáveis e fáceis de serem preparadas. Para fazê-las em casa, você só precisa aprender como desidratar maçã.

No Brasil, os tipos de maçã mais cultivadas são a Gala e a Fuji, porém há também a Eva, Brasil, Catarina, Golden Delicious, Granny Smith e Condessa. Aproveite para conhecer também os benefícios da maçã para a saúde.

Para desidratá-las no forno, você deve seguir apenas alguns passos, porém isso requer várias horas em uma temperatura baixa. Veja agora como desidratar maçã:

Como desidratar maçã em casa

1. Descasque e tire os caroços

O primeiro passo para começar o processo é lavar bem as maçãs, descascar e tirar os caroços. Você poderá usar uma faca ou um descascador de legumes para remover a casca, mas caso queira deixá-las, saiba que as cascas ficarão afiadas e duras quando estiverem secas.

Em seguida, retire o “miolo” da maçã e os seus caroços. Você pode fazer isso com um utensílio destinado apenas para isso ou cortando a maçã em quartos e depois cortando a parte dura de cada pedaço.

Não descarte essas partes nem as cascas, use-os para fazer vinagre, geleia e pectina de maçã caseira.

O próximo passo de como desidratar maçã é fatiá-la.

2. Fatie as maçãs

As maçãs secas são melhores quando cortadas em fatias finas. Com uma faca afiada ou uma mandolina (fatiador de alimentos que faz lâminas bem fininhas), corte as maçãs em fatias com aproximadamente 6 a 7 milímetros de espessura.

Ao cortar as maçãs, coloque os pedaços em água acidulada, para evitar que fiquem escuras. Você pode fazer água acidulada adicionando uma colher e meia de sopa de vinagre ou suco de limão para cada um litro de água.

Deixe as fatias de molho nesta água enquanto termina de cortar o resto de suas maçãs.

3. Escorra as maçãs

Assim que todas as maçãs estiverem fatiadas e terem sido mergulhadas na água acidulada, escorra-as em uma peneira e deixe descansar por cerca de 2 a 3 minutos para drenar o máximo possível de água.

Se os pedaços de maçã estiverem muito úmidos, em vez de desidratar, as maçãs irão cozinhar.

4. Desidrate as maçãs

Arrume os pedaços de maçã em uma assadeira de modo que nenhuma fatia fique sobre ou em contato com a outra.

Ligue o forno na temperatura mais baixa e coloque as assadeiras com as maçãs no forno.

Deixe elas secarem até ficarem crocantes, o que pode levar de 6 a 10 horas. Se o forno ficar mais quente em alguns pontos específicos, vire a assadeira de vez em quando para que as partes sequem uniformemente.

5. Esfrie as maçãs

Até que os pedaços esfriem, você não terá certeza se estão totalmente desidratados. Remova as bandejas do forno e deixe as maçãs esfriarem por cerca de 20 minutos.

Após esse período, quebre um dos pedaços da fruta ao meio. Não deve haver umidade visível ao longo da superfície que foi quebrada. Se a maçã ainda estiver macia, volte ao forno.

Como armazenar maçã desidratada

Mesmo depois das maçãs estarem desidratadas, ainda pode haver alguma umidade residual na fruta que você pode não sentir. Isso não deve ser suficiente para evitar que a fruta seja preservada com segurança e sem mofo, porém, se fizer o que é chamado de “condicionador” das frutas secas, terá um produto melhor e mais saboroso.

Coloque as fatias de maçãs secas e resfriadas em frascos de vidro enchendo apenas os frascos com cerca de 2/3 de alimento. Cubra os fracos e agite algumas vezes por dia durante uma semana. Isso redistribui os pedaços de frutas, bem como qualquer umidade que eles ainda possam conter.

Se alguma condensação aparecer nas laterais dos frascos, sua fruta ainda não estará seca o suficiente e precisará voltar para o forno em sua temperatura mais baixa por uma ou duas horas.

Depois que as maçãs secas forem condicionadas, guarde-as em recipientes hermeticamente fechados, longe da luz direta ou do calor.

Não há problema em encher totalmente os frascos nesse ponto, já que a recomendação de 2/3 era apenas para a fase de condicionamento, quando você precisava ser capaz de agitar os pedaços da fruta.

Se você gostar, poderá adicionar um pouco de canela nas maçãs para dar um sabor ainda mais especial. Você poderá levá-las para todos os lados como um lanche, utilizá-las em receitas e até mesmo em bebidas como chás, que além de dar um sabor especial, irá decorar a sua bebida.

Agora que você já sabe como desidratar maçã em casa, é hora de escolher as que você mais gosta e prepará-las para tê-las sempre à mão como um lanchinho fora de casa.

Fontes e Referências Adicionais:

Você ainda não sabia como desidratar maçã? Pretende usar essas dicas para fazer a sua em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário