Maçãs

14 Benefícios da Maçã – Para Que Serve e Propriedades

A busca cada vez mais comum pela dieta perfeita faz as pessoas se voltarem a alimentos cada vez mais exóticos, procurando neles as propriedades mais desejáveis. Esse movimento, ainda que seja benéfico, muitas vezes leva ao esquecimento dos alimentos mais simples e comuns, que podem ser fortes aliados na busca da boa forma e da saúde.

Um desses alimentos é, sem dúvida, a maçã. Uma das frutas mais consumidas no mundo, a maçã é reconhecida há séculos como muito benéfica à saúde. Mas para que serve a maçã? Quais são as propriedades da maçã que a deixaram tão bem conceituada?

Benefícios da Maçã – Para Que Serve e Propriedades

Os conhecimentos tradicionais estão sendo, porém, confirmados pela ciência. Nesse artigo separamos 14 benefícios da maçã para a saúde e para a boa forma.

1. Dentes brancos e saudáveis

A crença popular de que comer uma maçã substitui a o ato de escovar os dentes não é verdadeira, mas isso não significa que não haja benefícios da maçã para os dentes. A maçã tem a propriedade de estimular a produção de saliva durante a mastigação, o que reduz os níveis de bactérias e, por isso, diminui o risco de cáries e outros problemas nos dentes, mantendo-os também mais brancos.

2. Desintoxicação

Os hábitos alimentares prejudiciais têm intensificado cada vez mais a quantidade de toxinas com que o corpo humano precisa lidar. O papel de desintoxicação desempenhado pelo fígado não é suficiente, de modo que esse órgão se sobrecarrega e passa a acumular em si essas toxinas. Um dos modos mais simples de colaborar para a desintoxicação do fígado é consumir regularmente frutas como a maçã.

3. Diminui o Risco de Diabetes

As fibras presentes na maçã ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Essa ação faz com que o consumo regular de maçãs seja uma forma eficaz de reduzir o risco de adquirir diabetes, uma doença cada vez mais comum.

Essa redução dos níveis de açúcar no sangue também contribui para o emagrecimento, uma vez que o excesso de açúcar circulando colabora para a acumulação de energia na forma de gordura.

4. Equilibra o Intestino

Um intestino desregulado pode ser ajustado com o consumo adequado de fibras, e um dos benefícios da maçã é fornecer fibras de qualidade em abundância. As fibras da maçã regulam o intestino, ajudando no alívio de quaisquer distúrbios, desde a constipação até a diarreia.

A regularização da atividade intestinal também garante menos estresse sobre o reto, de modo que o consumo de maçã também é uma forma de evitar as incômodas hemorroidas.

5. Evita o Mal de Alzheimer

Os benefícios da maçã para a saúde cerebral foram indicados por um estudo publicado no Journal of Food Science que aponta que a maçã protege as células nervosas de neurotoxinas criadas pelo estresse. Dessa forma, consumir maçãs pode ajudar a diminuir os sintomas do envelhecimento do cérebro, como por exemplo o Mal de Alzheimer.

6. Evita o Mal de Parkison

Os benefícios da maçã no combate dos radicais livres podem proteger as células nervosas produtoras de dopamina. O Mal de Parkinson, provocado pela decadência dessas células, pode, portanto, ser evitado com o consumo regular de maçãs.

7. Fortalece o Sistema Imunológico

O antioxidade quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças.

8. Ossos Saudáveis

Um componente presente apenas na maçã, o flavonoide floridzina, foi apontado em pesquisas recentes como um possível protetor dos ossos das mulheres depois da menopausa, agindo contra a osteoporose ao aumentar a densidade óssea.

9. Previne a Catarata

Recentes estudos mostram que, a longo prazo, o consumo regular de frutas que contêm antioxidantes (como a maçã) é capaz de diminuir em até 15% o risco de catarata. Essa doença, ainda que seja frequentemente resolvida com cirurgias, ainda é a maior causa de cegueira tratável no mundo todo.

10. Protege contra o Câncer

Numerosos estudos confirmam os benefícios da maçã para prevenir os tipos mais variados de câncer. Elementos presentes na fruta, sobretudo na sua casca, atuam contra o crescimento de células cancerosas. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda uma dieta rica em fibras para prevenir o câncer colorretal, o que também inclui a maçã.

11. Protege o Coração e as Artérias

Os mais sérios problemas cardiovasculares originam-se da obstrução de artérias coronárias, provocada pelo acúmulo de gordura. Elementos encontrados na casca das maçãs são capazes de prevenir que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias, de modo que a maçã, se comida com casca, é uma forte protetora da saúde cardiovascular.

12. Reduz o Colesterol

As fibras solúveis da maçã têm a propriedade de se unir à gordura no intestino, o que leva a uma menor absorção de gorduras pelo organismo. Isso é particularmente eficaz na redução dos níveis de colesterol.

13. Reduz o Peso

A maçã, por ser rica em fibras que demoram a ser digeridas, fornece ao corpo uma saciedade de longa duração. Dessa forma, é de grande ajuda a quem procura resistir à fome ao longo do dia para perder peso. Comer uma maçã algumas horas antes das refeições também pode ajudar a comer menos.

14. Vitaminas

Uma das propriedades nutricionais mais destacadas da maçã é a sua concentração de vitaminas. Além de conter boas quantidades de vitamina C, a maçã ainda é uma boa fonte de vitaminas do complexo B.

Riscos e Cuidados

Se o os benefícios da maçã para a saúde e para a boa forma tornam o seu consumo recomendável, é preciso, por outro lado, estar atento à procedência da fruta. É um fato conhecido que muitas vezes são usadas grandes concentrações de pesticidas no cultivo da maçã, extremamente prejudiciais à saúde humana e que se alojam sobretudo na casca – uma das partes mais nutritivas da fruta.

Referências Adicionais:

Quais benefícios da maçã são os que mais ajudam o seu organismo, em sua opinião? Você gosta de comer maçã? Agora que você sabe para que serve a maçã você pretende come-la com mais frequencia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

12 comentários

  1. Gostei de mais das informações acima , agora que descobrir que maçã e muito bom para saúde do corpo vou passar a comer uma vez no dia achei super , importante !!!

  2. Foi bom fazer melhor dos benefícios da maçã.
    Pois eu não ligava para comer a fruta mas mediante este artigo , vou passar a comer mais com frequência , já que estou com o colesterol um pouco alto

  3. Corrigindo foi bom saber os benefícios que a maçã nos oferece.

  4. Olha não pode ficar com esta fixação em comer só a maçã também não se esquecendo que outras frutas também devem fazer parte da nossa alimentação,como Banana ,Abacate ,abacaxi e outras ,pois todas elas têm a sua função em nosso metabolismo e de preferência consumilas naturais sem agrotóxicos

  5. Como 2 maças medias ao dia. Sao suculentas e saborosas.

  6. Como todos os dias uma maca em jejum, ate minha pele melhorou.

  7. Adriane Gomes de Oliveira

    Gostei muito!E com certeza vou fazer o uso da maçã com mais. Frequência.

  8. Eu já sabia. Uso com frequência. Assim mesmo valeu a informação e confirmação. Abraços.

  9. Depois que eu assei a ler sobre os benefícios da maçã, agora tô pegando o hábito de comer pelo menos uma por dia…

  10. Eu geralmente tenho uma maçã na bolsa, para me saciar nas horas de fome, quando estou voltando do trabalho, assim me ajuda a não comer algo artificial. Também fiquei sabendo que faz bem para as cordas vocais, então amei mais ainda. Mas, o que me deixou preocupada foi saber que são usadas muitas pesticidas nas plantações de maçãs.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*