Como é o corrimento antes da menstruação? É normal?

publicado em

A produção de muco ou corrimento vaginal é necessária para prevenir infecções. A espessura e cor do muco podem variar conforme o ciclo menstrual e a produção de hormônios. Na maioria dos casos, a secreção é normal, especialmente, quando não apresenta nenhum odor, e tem uma textura aquosa ou turva.

Mudanças na cor, textura e odor do corrimento podem indicar casos de infecções. As principais doenças que causam alterações na secreção vaginal incluem ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como gonorreia, candidíase e tricomoníase. Além do corrimento anormal, as infecções também desencadeiam sintomas como coceira, queimação e dor pélvica, podendo ocorrer na parte interna ou externa da vagina.

Todas essas infecções vaginais possuem tratamento. Portanto, procure um ginecologista se observar quaisquer alterações anormais e desconfortáveis no seu corrimento.

Veja também: Conheça os tipos, causas e tratamento do corrimento vaginal.

Por que as mulheres produzem muco?

Corrimento vaginal
O muco é naturalmente produzido na vagina e desempenha uma série de funções

As mulheres produzem muco por uma série de fatores, como:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Manter a lubrificação da vagina.
  • Evitar infecções.
  • Manter o equilíbrio do pH.
  • Facilitar a fecundação, principalmente, na ovulação, quando o muco se torna aquoso e é secretado 30x mais do que qualquer fase do período menstrual, para facilitar a movimentação dos espermatozoides.
  • Evitar o ressecamento do tecido vaginal.
  • Promover a limpeza natural do aparelho genital, removendo células mortas e outros resíduos.

Tipos de corrimentos normais

Os tipos de corrimentos normais são divididos conforme a fase do ciclo menstrual:

  • Fase folicular: o corrimento costuma ser branco e cremoso. Normalmente, entre o fim da menstruação e começo da ovulação, a quantidade de muco é mínima.
  • Fase ovulatória: há um aumento de até 30x na produção de muco, associado ao pico de estrogênio, com uma textura transparente e aquosa. Especialistas usam a textura da clara de ovo como comparação para identificar o corrimento nessa fase do ciclo menstrual. Saiba mais sobre o corrimento transparente (clara de ovo), o que pode ser e o que fazer.
  • Fase lútea: após a ovulação, o corrimento volta a ser branco. Nessa fase, há um pico de progesterona, que deixa o muco branco ou, ligeiramente, turvo.

Como é o corrimento antes de vir a menstruação?

Antes da menstruação, é possível que o corrimento apresente uma cor amarelada ou levemente marrom. Isso pode indicar o início da menstruação. 

No entanto, quando há esse tipo de corrimento fora do período menstrual, como um sangramento de escape, pode indicar fertilização bem sucedida, ou seja, esse tipo de corrimento fora do período menstrual pode apresentar uma possibilidade de gravidez e deve ser melhor avaliado. 

Corrimentos anormais e quando consultar um médico

Corrimentos anormais costumam ter um odor diferente e aparecem em maior quantidade. O primeiro sinal de que o corrimento é anormal, além do odor diferente, é quando há um corrimento associado a ardência ou coceira na vagina. 

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, você deve procurar um médico quando estiver apresentando:

  • Sangramentos de escape fora do período menstrual.
  • Sangramentos após relação sexual.
  • Dor e queimação na região pélvica, na parte interna ou externa da vagina.
  • Coceira.
  • Odor forte ou corrimento com “cheiro de peixe”.
  • Erupções ou ferimentos na vulva.
  • Corrimento branco com textura semelhante a queijo cottage.
  • Corrimento espumoso.

Principais doenças que podem causar um corrimento anormal

Doença ginecológica
O aspecto do corrimento vaginal pode mudar de acordo com algumas doenças ginecológicas

As doenças que provocam mudanças no corrimento ou muco vaginal são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como tricomoníase, gonorreia e candidíase. 

O corrimento vaginal na infecção por tricomoníase ou candidíase, normalmente, é branca com um forte odor. Enquanto o corrimento na infecção por gonorreia parece amarelado ou esverdeado. Nessas infecções, você também pode sentir dor pélvica, sangramento fora do período menstrual e dor ao urinar

Na candidíase, o corrimento branco é espesso, se assemelhando a textura de queijo cottage. Ela provoca coceira e queimação, sintomas característicos de uma infecção por fungos.

Outra doença que também provoca alterações no muco vaginal é a vaginose bacteriana, desencadeada por uma alteração no pH e desequilíbrio da flora bacteriana da vagina. Nesse caso, o corrimento pode adquirir uma cor cinza, branca ou verde, com um cheiro característico que se assemelha ao cheiro de peixe. Além disso, a textura do muco pode ser aquosa.

  Continua Depois da Publicidade  

As infecções que afetam o sistema reprodutivo apresentam melhores prognósticos quanto mais cedo forem tratadas. Em contrapartida, quando negligenciadas, podem promover muitas complicações, incluindo infertilidade.

Por fim, consulte seu ginecologista caso ocorra qualquer alteração no seu corrimento vaginal, para que ele possa prescrever os cuidados ideais para tratar e prevenir novas infecções. 

Fontes e referências adicionais

Você já percebeu mudanças no seu corrimento antes da menstruação? Como foi feito o tratamento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário