Anda sentindo cansaço demais? Conheça possíveis motivos

Especialista da área:
atualizado em 09/09/2021

Sentir cansaço é normal, especialmente com a rotina corrida que muitos enfrentam nos dias de hoje, dividindo-se entre trabalho, estudos, cuidados com a casa, compromissos familiares e vida social.

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Entretanto, quando esse cansaço é excessivo, custa a passar e faz a pessoa sentir-se constantemente sem ânimo ou energia para fazer as atividades do dia a dia, vale a pena ligar o sinal de alerta.

Será que todo esse cansaço não pode ter algum motivo em especial? Por exemplo, será que ele não pode ter relação com seus hábitos de saúde? Então, conheça algumas causas que podem estar por trás de tanto cansaço!

1. Sono inadequado

Insônia

Pode parecer um pouco óbvio, porém, os problemas de sono não podem deixar de ser citados porque não são incomuns. A partir de dados da pesquisa “Acorda, Brasil!”, da plataforma Persono e da consultoria MindMiners, estimou-se que 62% dos brasileiros dormem mal.

A saber, a pesquisa foi realizada entre cinco a 10 de novembro de 2020 com 2 mil pessoas das cinco regiões do Brasil, que tinham a partir de 18 anos de idade.

O sono inadequado engloba tanto a dificuldade para manter-se dormindo ao longo de toda a noite, quanto os problemas para pegar no sono após deitar-se. Portanto, conheça algumas dicas para dormir bem, mas, se o seu sono continuar ruim, o ideal é procurar ajuda médica. 

2. Consumir muitos carboidratos refinados

Conhecidos também como carboidratos simples ou de alto índice glicêmico, o grupo dos carboidratos refinados conta com: pão branco, macarrão branco, batata inglesa, sorvetes, doces, sobremesas e açúcares em geral.

Os carboidratos desses alimentos são absorvidos muito rapidamente na corrente sanguínea, o que gera picos nos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Então, ao estranhar a presença de tanta glicose no sangue, o organismo secreta insulina para armazenar todo esse açúcar. A queda brusca dos níveis de glicose no sangue provoca a sensação de cansaço.

É por isso que o ideal é dar preferência aos carboidratos complexos, que o corpo absorve mais lentamente, sem causar essas oscilações imediatas nas taxas de açúcar no sangue e de energia. Batata doce, leguminosas e grãos integrais são exemplos de alimentos com carboidratos complexos.

Na dúvida, opte sempre pelos alimentos de menor índice glicêmico.

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3. Não beber água o suficiente

Não tomar água o suficiente todos os dias também pode ser a razão do cansaço extra. Afinal, sentir-se cansado é um dos sintomas da desidratação, assim como a sensação de sede extrema, a urina menos frequente, escura e/ou com cheiro forte, a tontura ou vertigem, a confusão e a secura na boca, lábios e olhos.

Para evitar o cansaço e os demais perigos da desidratação, deixe sempre um copo ou garrafinha de água por perto. Além disso, outra dica que pode ajudar é colocar alarmes no celular para lembrar-se de beber água.

4. Sedentarismo

Sedentarismo

Enquanto praticar exercícios físicos pode melhorar os níveis de energia, a falta de atividade física tem relação com um maior cansaço e fadiga. E quanto mais cedo a prática de exercícios se tornar um hábito, melhor.

Uma pesquisa britânica apontou que crianças ativas tiveram menor chance de desenvolver a síndrome da fadiga crônica quando mais velhas do que as crianças sedentárias. A saber, a condição é uma fadiga severa que dura pelo menos seis meses e não melhora significativamente com o descanso. 

Para quem não tem se exercitado muito, a dica é começar aos pouquinhos. Por exemplo, troque o elevador pelas escadas, tente andar mais a pé e conheça um treino iniciante que você pode fazer em casa.

5. Tomar cafeína demais

Ao sentir muito cansaço, algo que muitas pessoas fazem para tentar melhorar a energia é tomar muito café ou algum energético que contenha cafeína. O problema é que o excesso de cafeína pode gerar um efeito rebote, ou seja, ainda mais cansaço depois de algumas horas.

Além disso, alguns energéticos não trazem apenas cafeína, eles também contém açúcar. Há ainda as pessoas que colocam muito açúcar no cafezinho. Vale lembrar que o açúcar é um carboidrato refinado, cujo consumo é outra das causas do cansaço, como já vimos.

Busque ajuda

Se mesmo após melhorar essas questões na sua rotina, você perceber que o cansaço excessivo persiste, procure ajuda médica. Isso porque é possível que todo esse cansaço tenha relação com algum problema de saúde.

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Vídeo

Confira o que a nossa nutricionista explica sobre os possíveis motivos do cansaço excessivo.

Fontes e referências adicionais

Você sente muito cansaço? Acha que algum desses problemas pode ser a causa? Então, comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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