Home » Dieta » Dicas Para Engordar » 13 Dicas Para Uma Dieta Hipercalórica Saudável

13 Dicas Para Uma Dieta Hipercalórica Saudável

Embora pareça um privilégio quando uma pessoa pode comer tudo o que deseja, sem engordar, nem sempre é isso o que acontece realmente.

  Continua Depois da Publicidade  

Há muitos casos onde o metabolismo é tão exageradamente acelerado, que é preciso uma dieta hipercalórica para ajudar no ganho de peso, tentando evitar os quadros de anemia e desnutrição profunda, mas há outros fatores a serem analisados (genéticos, emocionais, ambientais, etc).

A dieta hipercalórica também é usada por pessoas que estão buscando ganho de massa muscular. Para que o corpo ganha peso na forma de construção de músculos ele precisa receber mais calorias por dia do que gasta. Nesse sentido, praticantes de musculação aumentam as calorias da dieta para atingir seus objetivos. Se este é o seu caso, vai gostar de ver também os 7 Melhores Suplementos Para Engordar.

O que é uma dieta hipercalórica

Basicamente, para ganhar peso, é preciso ingerir mais calorias do que gastamos. Uma nutricionista poderá ajudar nesse tipo de dieta, mas, quem pretende fazê-la por conta própria deverá anotar tudo o que come diariamente, calcular as calorias e aumentar o consumo de alimentos. É claro que esse valor vai variar de uma pessoa para outra. De um modo geral, recomenda-se que essas pessoas passem a ingerir algo em torno de 500 a 1000 calorias a mais diariamente, divididas em 6 refeições ao longo do dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia).

Estar abaixo do peso envolve riscos

Estar muito acima do peso não é recomendado, mas, estar muito abaixo também envolve muitos riscos. Para as mulheres, por exemplo, a gordura está diretamente ligada à produção do estrogênio. Quando esta gordura está muito abaixo do que deveria, poderá haver alterações nos ciclos menstruais, infertilidade e desgaste ósseo.

  Continua Depois da Publicidade  

Pessoas magras demais poderão ter seu sistema imunológico mais enfraquecido, se tornando mais vulneráveis às infecções oportunistas. Outra parte do corpo que fica comprometida são os cabelos, a pele e as unhas.

Fatores genéticos têm grande influência, onde a velocidade do metabolismo poderá estar definindo os padrões estéticos.

Para outras pessoas, os fatores ambientais, como por exemplo, o ambiente de trabalho, poderá provocar estresse e/ou depressão, e em alguns casos, isso leva à perda de apetite.

Em casos de perda de peso rápida e sem motivo, convém buscar ajuda médica, pois, poderá estar ocorrendo algum problema relacionado à tireoide, ou problemas digestivos, e até mesmo câncer.

Doces e alimentos gordurosos

Parece simples assim. Uma solução imediatista, ou seja, quem está abaixo do peso, basta simplesmente comer mais doces e mais alimentos gordurosos.

O caminho não é esse. A ideia é ganhar peso com saúde, e nesse caso, esses alimentos não são os mais indicados, além do mais uma dieta rica em açúcar, gordura saturada e gordura trans, poderá trazer gordura localizada na barriga, coxas e bumbum, deixando o resto do corpo ainda muito magro.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas para uma Dieta hipercalórica

Nos casos citados acima, e em outros não mencionados, poderá ser necessária uma dieta hipercalórica, para que haja ganho de peso, porém, essas calorias extras não deverão vir de chocolates, sorvetes ou batatas fritas. O ideal é que se siga uma dieta hipercalórica saudável, com boa escolha de alimentos e uma boa divisão de macronutrientes. Aqui vão algumas dicas:

1-Mantenha lanches saudáveis à mão, o tempo todo. Alimente-se com frequência.

2- É preciso aumentar o consumo de proteína magra, que ajuda a manter e construir a musculatura. Procure se assegurar que essa proteína, embora de origem animal, seja com baixo teor de gordura, para não ter problemas com colesterol. Prefira a proteína dos ovos, depois, as de origem láctea. Tente colocar algum tipo delas em todas as refeições. Alterne entre ovos, peixes, frango sem a pele, carnes magras, peito de peru e produtos lácteos.

  Continua Depois da Publicidade  

3- Procure começar o dia com alguma proteína, como por exemplo dos ovos, que poderão ser mexidos, ou algum derivado do leite como iogurte com frutas. Elas ajudarão a construir e fortalecer a massa muscular.

4- Outras fontes de proteína poderão ser de origem vegetal, principalmente no caso de vegetarianos e veganos, então, deveremos incluir as leguminosas, as nozes, castanhas, ervilhas, feijões, soja, lentilhas, etc.

5- Há outras fontes de gorduras saudáveis que deverão fazer parte de uma dieta hipercalórica saudável, como por exemplo o azeite, azeitonas, abacate, nozes e castanhas. Elas ajudam a aumentar o valor calórico das refeições sem prejudicar a saúde.

6- Não deixe de comer saladas. Embora sejam utilizadas tradicionalmente para a perda de peso, as saladas deverão ser enriquecidas, por exemplo, com grão de bico, queijo branco, peito de peru, frango desfiado, azeitonas, sementes, nozes, abacate, uva passa, etc.

7- Não beber líquidos em excesso durante as refeições, para não encher o estômago com água, ao invés de alimentos.

8- Tome vitaminas com frutas e shakes nos intervalos das refeições.

9- Não deixe de se exercitar, fazendo ao menos caminhadas. Evite exercícios intensos onde a queima de calorias irá levar por terra a dieta hipercalórica.

10- Frutas secas têm muitas calorias, mas também são fontes de fibras. Procure utilizá-las como lanches entre as refeições, incluindo algumas nozes ou castanhas.

11- Substitua os farináceos brancos por integrais. São carboidratos de qualidade que agregam gorduras e carboidratos saudáveis à dieta.

12- Muitas vezes, para as pessoas, não é fácil manter uma dieta hipercalórica. Nesse caso, poderá ser incluído à dieta hipercalórica algum tipo de suplemento vitamínico, shakes proteicos, ou algo assim.

13- Substitua o açúcar por mel, que também é bastante calórico, mas, extremamente mais saudável.

Para mais dicas para engordar saudável, inclusive de alimentos e suplementos para ganhar peso, veja nossa seleção de dicas para ganho de peso saudável.

Dieta hipercalórica X Treinamentos

Para as pessoas que precisam manter-se numa dieta hipercalórica, mas, não abrem mão de seus treinamentos, há duas recomendações básicas:

  • Pré-treino

Não é indicado que refeições pesadas sejam feitas antes dos treinos. É importante que seja feita a ingestão de carboidratos como a batata doce, por exemplo, que são de lenta absorção, associados a algum tipo de proteína, como um peito de frango, peru, whey protein, etc.

  • Pós-treino

Nesse momento é importante que se opte por algum carboidrato de absorção rápida, para permitir que o corpo entre em anabolismo, e boa quantidade de proteína magra. Pode-se comer frutas, suplementos de proteína, laticínios, peito de peru, atum, etc

Considerações finais

As dicas que sugerimos são para os casos mais simples. Obviamente, as situações onde o ganho de peso seja demasiadamente complicada e difícil, exigirão acompanhamento médico e de nutricionista, para avaliar e determinar as causas e os melhores tratamentos possíveis. Se nossas dicas não mostrarem os resultados esperados, busque um profissional da saúde.

Qual é sua maior dificuldade para ganhar peso? É muito difícil fazer uma dieta hipercalórica e comer mais? Voê não tem apetite? O que está planejando fazer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,47 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

14 comentários

  1. Eu tenho muuuito apetite, como bastante mesmo e não ganho peso. Já tive acompanhamento com nutricionista e endocrinologista por um tempo mas não adiantou. Fiz dieta hipercalórica e musculação e não ganhei peso. Tenho intolerância a lactose, talvez isso me atrapalhe muito a ganhar peso. Agora que chegou vários alimentos lácteos sem lactose ao mercado comecei novamente uma dieta hipercalórica e vamos ver no que dá. Adorei as dicas, são muito parecidas com as da nutricionista que me orientava.

  2. Estou cansado, correria com a faculdade e serviço, não tenho tempo para academia, por enquanto.

    Sonho em ganhar peso, tenho 1,85 e peso 60kgs.

    Estou cheio de piadinhas. Procuro na internet uma dieta pronta, para que eu possa me adaptar, mas está difícil.

    • Vinicius, sou nutricionista. Procure ajuda de um profissional, você vai otimizar seu resultado. Esse cansaço a gente consegue reverter com a alimentação e suplementação adequada!

  3. Eu consegui 5 kg na academia tomando massa porém hoje sinto muito sono. Acho a troca de alimentos saudáveis por hipercaloricos gordurosos me trouxe uma anemia. Então se for para engordar recomendo nutricionista mesmo.

  4. Conseguir Ganhar 5kilos Em umas 3 semanas
    com Whey Protein

  5. Meu filho tem desnutrição devido síndrome,preciso dieta hipercalórica já fez uso sonda para alimentar, mas ficou depre

  6. quero ganhar peso. Mas principalmente quero ganhar massa muscular. Faço academia, eu gostaria de saber se eu correr pode prejudicar meu ganho de massa..

  7. Bom dia, para ganhar peso mais rapido , o ideal seria comer de quanto em quanto tempo, e qual seria a sujestao de alimentos para acelerar esse ganho de peso?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*