Especialista da Área:

Como Engordar em Uma Semana com Saúde

A maioria das pessoas já está careca de saber que estar acima do peso traz prejuízos para a saúde. Mas você sabia que ter um peso abaixo do ideal também carrega os seus riscos?

Exatamente, quem tem baixo peso está sob o perigo de sofrer com problemas como desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas, osteoporose, baixa do sistema imunológico, problemas de fertilidade, aumento do risco de sofrer complicações em procedimentos cirúrgicos e problemas de crescimento e desenvolvimento, principalmente em crianças e adolescentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma vez que a pessoa foi diagnosticada como abaixo do peso, ela pode querer chegar rapidamente ao seu peso ideal e buscar estratégias e alternativas de como engordar em poucos dias. Entretanto, assim como acontece com quem precisa emagrecer, é necessário que o processo de aumento de peso ocorra de maneira saudável.

Porém, como engordar em uma semana com saúde?

O primeiro e mais importante ponto para a pessoa ganhar peso rapidamente de modo que a sua saúde não seja prejudicada é consultar um médico e contar com o seu acompanhamento ao longo de todo o processo.

Por mais que existam informações gerais – como as que você verá abaixo – que podem ajudar, cada qual é uma pessoa e tem um organismo diferente, o que exige abordagens diferentes para enfrentar o problema do baixo peso.

Assim, a primeira dica de como engordar em uma semana com saúde é pedir ajuda do médico para encontrar uma dieta que não somente auxilie a atingir esse objetivo, como também garanta que isso ocorra de modo saudável, garantindo que o organismo receba os nutrientes e a energia que necessita para funcionar corretamente.

Também vale ter o acompanhamento de um bom nutricionista para auxiliar a montar os cardápios da dieta de um jeito que possa ser aplicado com facilidade na rotina do seu dia a dia.

1. Fuja da junk food

Em uma tradução literal, isso significa algo como “comida lixo” ou “comida porcaria”. Estamos falando aqui daqueles alimentos ricos em calorias, ao mesmo tempo em que são pobres em nutrientes, como refrigerantes, guloseimas e pratos de lanchonetes fast-food, por exemplo.

A pessoa que precisa engordar rapidamente pode cair na tentação de se empanturrar desse tipo de comida com a desculpa de que eles ajudarão a ganhar peso. Não que eles não possam auxiliar a engordar – o problema é que esse tipo de alimento também pode trazer uma série de prejuízos para a saúde.

Por exemplo, eles costumam ser abundantes em açúcar, que, quando consumido em excesso, não está associado somente ao aumento de peso.

De acordo com informações da Escola Médica da Universidade de Harvard, um estudo realizado por pesquisadores americanos e divulgado na publicação JAMA Internal Medicine (JAMA Medicina Interna, tradução livre) indicou que uma dieta carregada de açúcar aumenta os riscos de falecer de doença cardíaca mesmo para as pessoas que não têm excesso de peso.

Mas não é só isso: o excesso de açúcar também causa problemas como cárie nos dentes, doença hepática gordurosa, resistência à insulina (condição que pode gerar condições graves como diabetes do tipo 2, obesidade, síndrome metabólica e doença cardiovascular), aumento dos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim e até mesmo câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Escolher alimentos que apesar de calóricos, são saudáveis

No lugar do junk food, opte por alimentos que apesar de serem calóricos, também são nutritivos e saudáveis, como é o caso de alimentos como:

  • Abacate;
  • Nozes e sementes;
  • Molhos à base de azeite;
  • Granola;
  • Pasta de amendoim;
  • Queijo;
  • Quinoa;
  • Tahine (pasta feito à base das sementes de gergelim);
  • Pães Integrais;
  • Abacaxi;
  • Batata;
  • Leite integral.

Outros alimentos e bebidas que também podem ajudar quem busca como engordar em uma semana com saúde são: shakes de proteínas (de banana, whey protein e manteiga de amendoim ou abacate, banana, abacaxi e whey protein, por exemplo), arroz, carne vermelha, aveia, milho, abóbora, legumes, salmão, iogurte integral e ovos.

3. Aumentar o tamanho das porções e pular os lanchinhos

Essa estratégia pode funcionar para algumas pessoas que não aguentam ficar comendo muito a cada 3 horas. A ideia aqui é que ao cortar os lanchinhos ao longo do dia, a pessoa ficará mais faminta na hora em que for fazer uma das refeições principais e conseguirá consumir porções maiores dos alimentos e, por consequência, engordar.

Na teoria isso pode funcionar, porém, não podemos negar que na prática existem pessoas que não conseguem comer muito de uma vez só. E, obviamente, ela não deve se forçar a isso, ou poderá passar mal depois.

Assim, essa é uma tática que precisa ser testada. Fale com o seu médico a respeito dela, veja se ele aprova e experimente para ver se a estratégia é realmente útil no seu caso.

4. Comer mais vezes ao dia

Se a estratégia acima não funcionar para você, uma alternativa de como engordar mais rápido pode ser aumentar o seu número de refeições diárias. Por exemplo, se você come cinco vezes ao dia, pode colocar mais um lanchinho na sua lista de refeições.

Caso você não esteja acostumado a comer entre o café da manhã e o almoço, pode tentar fazer um lanchinho durante esse intervalo consumindo, por exemplo, uma salada de frutas ou um sanduíche natural com queijo.

Assim, você fará uma refeição que não é tão pesada e poderá aumentar a sua quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, o que é sempre útil para quem procura como engordar em poucos dias.

5. Fazer um lanchinho antes de ir dormir

Para as pessoas que procuram emagrecer, costuma-se dizer que elas não devem comer nada depois das 19h. Assim, entende-se que fazer um lanchinho antes de ir deitar pode ajudar quem precisa ganhar peso.

A explicação dada por muitos nesse caso é que, ao comer durante a noite, a pessoa fornece ao seu organismo calorias que não poderão ser prontamente queimadas. Ainda que o corpo funcione e queime calorias durante a noite de sono, ele não trabalha tanto quanto durante o dia, período em que a pessoa exerce diversas atividades e gasta bem mais calorias.

Apenas tome cuidado para não comer algo muito pesado e acabar passando mal no meio da noite.

6. Estimular o apetite

Para quem sofre para sentir fome, uma dica é fazer uma caminhada de uns 30 minutos antes de uma refeição principal. A prática de exercícios pode fazer com que a pessoa sinta-se faminta.

  Continua Depois da Publicidade  

E uma vez que ela está com fome, é provável que coma mais do que o habitual, o que ajudará em relação ao aumento de peso.

Outra sugestão para quem procura como engordar em uma semana com saúde é consumir as bebidas separadamente das comidas, visto que os líquidos costumam encher rapidamente, ainda que não o mantenham satisfeito por muito tempo.

A saída pode ser deixar para beber a água ou o suco depois que terminar a refeição para evitar que, ao beber e comer ao mesmo tempo, a pessoa entenda que já está satisfeita e consuma menos alimentos do que precisa para poder engordar como o esperado.

7. Aumentar a ingestão de proteínas

As proteínas colaboram com a construção de massa muscular. Construir mais músculos ajuda a ganhar peso sem ganhar muita gordura corporal.

Algumas boas fontes de proteínas são: ovos, carnes magras, nozes, sementes, ervilha, grão de bico, feijão, peixes e manteiga de amendoim.

Nesse sentido, é importante ressaltar a importância de ter uma boa noite de sono: é enquanto a pessoa dorme, o corpo constrói os músculos.

8. Cozinhar com azeite de oliva 

Uma colher de sopa ou 15 ml do azeite de oliva apresenta 119 calorias. Ou seja, preparar pratos como carnes e vegetais refogados com a adição do ingrediente eleva o teor calórico da refeição e, portanto, pode auxiliar o ganho de peso.

9. Abandonar o vício do cigarro

Se toda a publicidade negativa ao redor do cigarro por contas dos riscos que ele provoca à saúde não for suficiente para fazer com que você largue o hábito, saiba que ele também pode atrapalhar a vida de quem precisa engordar.

Isso acontece porque o cigarro tem o efeito de suprimir o apetite. O que, de maneira alguma, significa que ele deva ser usado por quem precisa emagrecer – nunca é demais lembrar que ele está associado a uma série de prejuízos para a saúde que vão além do peso.

10. Treinar com pesos (ex: musculação) 

Os exercícios com pesos também podem ser muito úteis para quem busca como engordar mais rápido, para que as calorias adicionais consumidas na dieta sejam usadas em prol da construção de músculos no lugar de simplesmente virarem gordura.

Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, cheque com o seu médico se você está realmente apto a executar o exercício em questão. Além disso, conte com o apoio de um bom personal trainer para te ajudar durante as sessões.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

O que você achou dessas dicas de como engordar em uma semana com saúde? Necessita ganhar peso rapidamente para melhorar sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 4,28 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Como Engordar em Uma Semana com Saúde”

  1. Tenho 1, 80m e peso 55 kg.
    Desejo aumentar meu peso.
    O que devo tomar ou tem um medicamento que posso tomar?

    • Olá amigo, tenho 1,81 e tinha 54 kilos, comecei a ir a academia, e fazer dieta e já estou com 63 kilos, é bom comer alimentos de alta densidade calórica e muita proteína. Ótimo também a ingestão de plurivitaminico, boa jornada.