Parece estranho, mas assim como muitas pessoas querem emagrecer rapidamente, outras buscam formas de como engordar em uma semana com saúde.
Mas você sabia que da mesma forma que estar acima do peso pode trazer prejuízos para a saúde, estar abaixo dele também?
Desse modo, pessoas que estão abaixo de seu peso ideal estão mais sujeitas a sofrer com:
- Problemas de desnutrição;
- Anemia;
- Deficiência de vitaminas;
- Osteoporose;
- Queda do sistema imunológico;
- Problemas de fertilidade;
- Aumento do risco de sofrer complicações em procedimentos cirúrgicos;
- Problemas de crescimento e desenvolvimento, principalmente em crianças e adolescentes.
Uma vez que a pessoa foi diagnosticada como estando abaixo do peso, ela pode querer chegar rapidamente ao seu peso ideal e buscar estratégias e alternativas para engordar em poucos dias.
Entretanto, assim como acontece com quem precisa emagrecer, é necessário que o processo de aumento de peso ocorra de forma saudável.
Índice deste artigo:
Como engordar em uma semana com saúde?
O primeiro e mais importante ponto para engordar de forma saudável é consultar um médico e manter um acompanhamento ao longo de todo o processo.
Por mais que existam informações gerais – como as que você verá abaixo – que podem ajudar, cada pessoa tem um organismo único, o que exige abordagens diferentes para enfrentar o problema de baixo peso.
Além disso, receber o acompanhamento de um nutricionista também pode ser uma ótima opção. Desse modo, fica muito mais fácil montar os cardápios da dieta de uma forma que possa ser aplicado com facilidade no seu dia a dia.
1. Fuja do junk food
Em uma tradução literal, isso significa algo como “comida lixo” ou “comida porcaria”. Nesse caso, estamos falando daqueles alimentos ricos em calorias ao mesmo tempo que são pobres em nutrientes, como por exemplo, refrigerantes, guloseimas e fast-food.
Infelizmente, quem precisa engordar rapidamente pode cair na tentação de se empanturrar desse tipo de comida com a desculpa de que eles ajudarão a ganhar peso, o que de fato é verdade.
Entretanto, ingerir estes alimentos de forma exagerada também podem trazer uma série de prejuízos para a saúde que vão além do aumento de peso, como por exemplo desenvolver diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Além disso, as pessoas que consomem junk food podem estar ingerindo açúcar em excesso, e consequentemente ter problemas como:
- Cárie nos dentes;
- Doença hepática gordurosa (também conhecida como Esteatose Hepática);
- Resistência à insulina (condição que pode gerar condições graves como por exemplo diabetes do tipo 2, obesidade, síndrome metabólica e doença cardiovascular);
- Aumento dos níveis de triglicerídeos e do colesterol ruim;
- E até mesmo câncer.
2. Escolha alimentos calóricos que são saudáveis
No lugar do junk food, opte por alimentos que apesar de serem calóricos também são nutritivos e saudáveis, como por exemplo:
- Abacate;
- Tahine (pasta feito à base das sementes de gergelim);
- Molhos à base de azeite;
- Aveia;
- Granola;
- Pasta de amendoim;
- Nozes e sementes, como por exemplo quinoa;
- Produtos lácteos, como por exemplo queijo, leite e iogurte integral;
- Produtos de origem animal: carne vermelha, salmão e ovos;
- Pães Integrais;
- Shakes de proteínas com whey protein (de banana, pasta de amendoim, abacate, banana e abacaxi por exemplo);
- Arroz;
- Milho;
- Batata;
- Legumes em geral.
3. Aumente o tamanho das porções e pule os lanchinhos
A ideia é que cortar os lanchinhos ao longo do dia pode fazer com que a pessoa fique com mais fome na hora em que for fazer uma das refeições principais. Desse modo, conseguirá consumir porções maiores dos alimentos e, por consequência, engordar.
Na teoria isso pode funcionar, entretanto não podemos negar que na prática algumas pessoas não conseguem comer muito de uma vez só. E, obviamente, ela não deve se forçar a isso, ou poderá passar mal depois.
De qualquer forma, essa é uma tática que pode ser testada por aqueles que não tem o hábito de comer a cada 3 horas. Portanto, converse com o seu médico a respeito dela, veja se ele aprova e experimente para ver se a estratégia é realmente útil no seu caso.
4. Coma mais vezes ao dia
Se a estratégia acima não funcionar para você, uma outra alternativa de como engordar mais rápido pode ser aumentar o seu número de refeições diárias, ou seja, se você come cinco vezes ao dia pode colocar mais um lanchinho na sua lista de refeições.
Caso você não esteja acostumado a comer entre o café da manhã e o almoço, pode tentar fazer um lanchinho durante esse intervalo, consumindo, por exemplo, uma salada de frutas ou um sanduíche natural com queijo.
Assim, você fará uma refeição que não é tão pesada e poderá aumentar a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, o que é bom para quem deseja engordar em poucos dias.
5. Pratique exercícios de resistência (musculação por exemplo)
Os exercícios com pesos também podem ser muito úteis para quem busca engordar mais rápido, fazendo com que as calorias adicionais consumidas na dieta sejam usadas na construção de massa muscular ao invés de simplesmente virarem gordura.
Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de treinamento, confirme com o seu médico se você está realmente apto a executar o exercício em questão.
Além disso, é importante conversar com um personal trainer sobre os seus objetivos para que ele possa montar um treino adequado, definir quantas vezes por semana é necessário você treinar e ajudar você durante as sessões
6. Estimule o apetite
Para quem tem dificuldade em sentir fome, uma dica é fazer uma caminhada de uns 30 minutos antes de uma refeição principal, pois a prática de atividade física pode ajudar a abrir o apetite.
Dessa forma, uma vez que a pessoa está com fome é provável que coma mais do que o habitual, o que ajudará em relação ao aumento de peso.
Outra sugestão para quem quer engordar em uma semana com saúde é consumir as bebidas separadamente das comidas, visto que os líquidos costumam encher o estômago rapidamente, ocupando o espaço disponível para a comida.
Assim sendo, você pode optar por beber a água ou o suco depois que terminar a refeição para evitar que, ao beber e comer ao mesmo tempo, seu organismo entenda que já está satisfeito e faça com que você coma menos do que precisa para ganhar peso.
7. Cozinhe com azeite de oliva
Além de fazer parte do grupo das gorduras boas, uma colher de sopa ou 15 ml do azeite de oliva apresenta 119 calorias. Desse modo, preparar pratos como carnes e vegetais refogados com a adição do ingrediente eleva o teor calórico da refeição e, portanto, pode ajudar você a engordar.
8. Aumente a ingestão de proteínas
As proteínas colaboram com a construção de massa muscular, e construir mais músculos ajuda a ganhar peso sem ganhar muita gordura corporal.
Assim sendo, algumas boas fontes de proteínas são:
- Ovos;
- Carnes magras;
- Nozes;
- Sementes;
- Ervilha;
- Grão de bico;
- Feijão;
- Peixes;
- Pasta de amendoim.
Nesse sentido, é importante ressaltar a importância de ter uma boa noite de sono, uma vez que é enquanto a pessoa dorme que o corpo constrói os músculos.
9. Abandone o vício do cigarro
Se toda a publicidade negativa em relação ao cigarro por contas dos riscos que ele causa à saúde não for suficiente para fazer com que você largue o hábito, saiba que ele também pode atrapalhar a vida de quem precisa engordar.
Isso acontece porque o cigarro tem o efeito de suprimir o apetite – o que, de maneira alguma, significa que ele deva ser usado por quem precisa emagrecer.
Entretanto, nunca é demais lembrar que ele está associado a uma série de prejuízos para a saúde que vão além do peso. Portanto, já que você está buscando um estilo de vida mais saudável, porque não repensar o vício do cigarro?
10. Faça um lanchinho antes de ir dormir
Para as pessoas que procuram emagrecer, costuma-se dizer que elas não devem comer nada depois das 19h. Assim, entende-se que fazer um lanchinho antes de ir deitar pode ajudar quem precisa ganhar peso.
Nesse sentido, a explicação é que ao comer durante a noite a pessoa fornece ao seu organismo calorias que não poderão ser prontamente queimadas.
Ainda que o corpo funcione e queime calorias durante a noite de sono, ele não trabalha tanto quanto durante o dia, que é o período em que a pessoa gasta mais calorias.
No entanto, apenas tome cuidado para não comer algo muito pesado e acabar passando mal no meio da noite.
Vídeo do especialista
Veja abaixo o vídeo da nutricionista explicando como engordar com saúde.
Fontes e referências adicionais
- Jama Internal Medicine – Added Sugar Intake and Cardiovascular Diseases Mortality Among US Adults
- American Journal of Lifestyle Medicine – The Hidden Dangers of Fast and Processed Food
- American Journal of Food Science and Nutrition Research – Underweight, the Less Discussed Type of Unhealthy Weight and Its Implications: A Review
- Nutrition: Science and everyday application – Overweight and Underweight – What are the Risks?
- Scandinavian Journal of Public Health – Underweight, overweight and obesity as risk factors for mortality and hospitalization
- The New England Journal of Medicine – Changes in Diet and Lifestyle and Long-Term Weight Gain in Women and Men
- Harvard Medical School – The sweet danger of sugar
Fontes e referências adicionais
- Jama Internal Medicine – Added Sugar Intake and Cardiovascular Diseases Mortality Among US Adults
- American Journal of Lifestyle Medicine – The Hidden Dangers of Fast and Processed Food
- American Journal of Food Science and Nutrition Research – Underweight, the Less Discussed Type of Unhealthy Weight and Its Implications: A Review
- Nutrition: Science and everyday application – Overweight and Underweight – What are the Risks?
- Scandinavian Journal of Public Health – Underweight, overweight and obesity as risk factors for mortality and hospitalization
- The New England Journal of Medicine – Changes in Diet and Lifestyle and Long-Term Weight Gain in Women and Men
- Harvard Medical School – The sweet danger of sugar
OLÁ, TENHO 18 ANOS E NÃO CONSIGO ENGORDA NADA,TENHO 1,62 DE ALTURA E SÓ PESO 47KG
Eu tenho pouco peso o que faço para aumentar?
Tenho 25 anos, tenho 1,57m peso 50kg não gosto desse peso todos reclamam Estou a virar pequenenina
Tenho 1, 80m e peso 55 kg.
Desejo aumentar meu peso.
O que devo tomar ou tem um medicamento que posso tomar?
Olá amigo, tenho 1,81 e tinha 54 kilos, comecei a ir a academia, e fazer dieta e já estou com 63 kilos, é bom comer alimentos de alta densidade calórica e muita proteína. Ótimo também a ingestão de plurivitaminico, boa jornada.
Muito boas as dicas preciso muito ganhar peso pra depois poder entrar na academia…
Adorei o video, mas gostaria de saber mais para homens. Obrigado
Cleber Cristiano Martins