Gordura vegetal faz mal? O que é, tipos e dicas

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atualizado em 15/11/2020

Quando o assunto é saúde, as gorduras costumam ser consideradas as inimigas número um. Isso acontece porque certos tipos de gorduras levam ao aparecimento de problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.

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Mas será que a gordura vegetal faz mal?

É fato que o nosso corpo precisa de gorduras. Por exemplo, elas são essenciais para várias funções do corpo, e a falta deste nutriente pode trazer problemas para a saúde.

Veja a seguir o que é a gordura vegetal, quais seus benefícios e quais os alimentos mais ricos nesse nutriente.

O que é gordura vegetal?

alimentos com gordura boa

É a gordura derivada de fontes vegetais, ao invés de originar-se de um animal. A maioria das gorduras vegetais é considerada saudável, pois elas vêm na forma de gorduras insaturadas, mas algumas delas, como a gordura trans, não são saudáveis ​​e devem ser evitadas o máximo possível.

Vale lembrar que a gordura é essencial para a sua dieta, da mesma forma que as proteínas e os carboidratos, pois além de ser uma das fontes de energia usadas pelo corpo, certas funções corporais também dependem da presença de gordura.

O que é gordura vegetal hidrogenada?

A gordura vegetal é um produto que pode assemelhar-se à banha, é uma forma cremosa de gordura saturada feita a partir de óleos vegetais, e é usado em alguns alimentos industrializados.

Seu consumo está associado ao aumento de colesterol e triglicérides, e deve ser evitado.

Quais são os tipos de gorduras?

As gorduras não são todas iguais, algumas são muito boas e podem ajudar a promover a boa saúde, enquanto outras causam o efeito contrário.

Saber a diferença pode ajudá-lo a determinar qual irá fazer parte do seu cardápio.

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Gorduras ruins

São as gorduras saturadas e trans, e já existem estudos mostram que são prejudiciais ao coração.

  • Gordura saturada: Este tipo de gordura é principalmente de origem animal. Ela é encontrada em carnes e laticínios ricos em gordura. Outras fontes são óleos tropicais como o óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau e banha. Entenda mais como a gordura saturada faz mal.
  • Gordura trans: A gordura trans aparece em alimentos que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados, são as gorduras que trazem os piores efeitos para a saúde, e estão presentes principalmente em alimentos fritos e processados.

Gorduras boas

As gorduras mais saudáveis são as chamadas de monoinsaturada e poli-insaturada. Mas você deve incluí-las em sua dieta com moderação.

  • Gordura monoinsaturada: É uma gordura útil presente em uma variedade de alimentos e óleos. E estudos mostram que o consumo moderado leva a redução dos níveis de colesterol e do risco de problemas cardíacos. Aprenda mais sobre a gordura monoinsaturada.

É possível encontrar a gordura monoinsaturada em amêndoas, castanhas de caju, amendoim, nozes e alguns óleos vegetais.

  • Gordura poli-insaturada: Assim como a gordura monoinsaturada, a poli-insaturada pode diminuir o risco de doenças cardíacas, assim como os níveis de colesterol no sangue. A principal fonte dessa gordura são os vegetais. Uma parte dessa gordura é chamada de ácidos graxos ômega-3, que demonstraram ser particularmente benéfico para o coração.

Dicas de alimentos ricos em gordura vegetal saudável

  • Abacates: Diferente da maioria das outras frutas que contêm principalmente carboidratos, os abacates são ricos em gorduras. Ele contém uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico que é constantemente associada a vários benefícios à saúde.
  • Nozes e sementes: São alimentos incrivelmente saudáveis e benéficos para a saúde. Elas são ricas em gorduras e fibras, além de serem uma boa fonte de proteína vegetal. Estudos mostram que as pessoas que comem nozes tendem a ser mais saudáveis ​​e têm menor risco de várias doenças, como a síndrome metabólica.
  • Azeitonas e azeite de oliva: As azeitonas fornecem uma quantidade significativa de gordura vegetal e são ricas em gorduras monoinsaturadas. Quando azeitonas são prensadas e usadas para fazer azeite, seu alto teor de gordura é mantido. O azeite é considerado rico em gorduras boas ​​e muitas vezes é recomendado como parte de uma dieta saudável para o coração, como por exemplo a dieta do Mediterrâneo.
  • Óleos vegetais: Os óleos à base de plantas também são saudáveis. Da quantidade total de gorduras, o óleo de cânhamo contém 80% de gorduras poli-insaturadas, o óleo de semente de uva 70% e o óleo de linhaça contém 58% de suas gorduras a partir de ácidos graxos ômega-3;
  • Cocos e óleo de coco: O coco e também o óleo de coco são as fontes mais ricas de gordura saturada que existem. Aproximadamente 90% dos ácidos graxos presentes são considerados saturados. Porém é um tipo de gordura saturada chamada de ácidos graxos de cadeia média (TCM’s), que é metabolizada diretamente no fígado, e não se acumula no corpo.

Conclusão

As gorduras vegetais podem ser ótimas aliadas da saúde e da boa forma, desde que sejam usadas com moderação. Para isso, é necessário conhecer suas fontes e assim incluir alimentos ricos nestes nutrientes na dieta.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você imaginava que a gordura vegetal faz mal ou não? Sabia que existem tipos diferentes dela? Quais você consome com mais frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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