Gordura Vegetal Faz Mal? O Que é, Tipos e Dicas!

Especialista:
atualizado em 17/07/2020

Gorduras saturadas, gorduras trans e gorduras insaturadas: entenda se a gordura vegetal faz mal, conheça o que é e mais dicas!

Certos tipos de gorduras contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade. Por outro lado, o nosso corpo precisa de gorduras. Por exemplo, elas são essenciais para a atividade nervosa adequada, absorção de vitaminas, função do sistema imunológico e células saudáveis.

Diante desse cenário, a alternativa é escolher aquelas que são melhores para você e para a saúde, as chamadas gorduras boas, que ajudam a diminuir o risco de doenças como o colesterol ruim no sangue, ataque cardíaco e até câncer, além de reduzirem a inflamação e estimularem o metabolismo.

O que é gordura vegetal e onde se encaixa?

A gordura é considerada vegetal quando é derivada de fontes vegetais. A maioria das gorduras vegetais é considerada saudável, pois elas vêm na forma de gorduras insaturadas, mas algumas gorduras vegetais, como a gordura trans, não são saudáveis e devem ser evitadas o máximo possível.

Comer alimentos que contêm gorduras vegetais saudáveis como substitutos para gorduras saturadas e gorduras trans em sua dieta pode ajudar a manter seu coração saudável e melhorar o seu colesterol. No entanto, o excesso de gordura de qualquer tipo pode levar ao ganho de peso, de acordo com o Stanford Hospital and Clinics.

Gorduras vegetais ruins x Gorduras vegetais boas

– Gorduras saturadas

Esta gordura está muito presente em alimentos de origem animal como cortes gordurosos de carne e produtos laticínios integrais, mas também é encontrada em alguns produtos vegetais como óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau.

Um estudo relatou que o excesso de gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol no sangue e lipoproteína de baixa densidade (LDL), o que pode aumentar o risco de doença cardíaca e possivelmente diabetes tipo 2, especialmente quando combinado com uma dieta rica em carboidratos refinados. Entenda mais como a gordura saturada faz mal.

– Gorduras trans

A gordura trans aparece em alimentos que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Elas são as piores gorduras e estão presentes principalmente em alimentos fritos, principalmente de fast food, margarina, gordura vegetal, biscoitos, bolos, doces, salgadinhos processados e pipoca de micro-ondas. Assim como a gordura saturada, a gordura trans faz mal porque pode elevar o colesterol ruim, diminuir o bom e aumentar o risco de doenças cardíacas três vezes mais do que a ingestão de gordura saturada.

– Gordura vegetal hidrogenada

Pode assemelhar-se à banha, é uma forma cremosa de gordura saturada feita a partir de óleos vegetais. Feita 100% de gordura, é muito calórica, não contém carboidratos nem proteínas e apresenta algumas poucas vitaminas e minerais. Confira outros problemas da gordura vegetal hidrogenada:

  • Tem gorduras ruins: O processo de hidrogenação feito para transformar o óleo vegetal líquido em sólido bombardeia o óleo com átomos de hidrogênio, o que altera a estrutura química, principalmente de insaturado para saturado. O processo de hidrogenação também cria gorduras trans artificiais, que como vimos têm sérios efeitos negativos sobre a saúde;
  • É um alimento processado: O termo processado é aplicado para alimentos que passam por uma modificação, ou seja, não estão mais no seu estado natural. A gordura vegetal, por exemplo, passa pelo processo de hidrogenação para que o óleo líquido se transforme em uma gordura sólida.

– Gorduras monoinsaturadas

Uma pesquisa mostrou consistentemente que comer com gordura monoinsaturada pode melhorar o seu nível de colesterol no sangue e diminuir o risco de doença cardiovascular. É possível encontrar a gordura monoinsaturada em amêndoas, castanhas de caju, amendoim, nozes e óleos vegetais como o azeite, óleo de canola, óleo de amendoim, e também na manteiga de amendoim e manteiga de amêndoa e no abacate. Aprenda mais sobre a gordura monoinsaturada.

– Gorduras polinsaturadas

Assim como a gordura monoinsaturada, a polinsaturada pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo os níveis de colesterol no sangue. Uma parte dessa gordura é chamada de ácidos graxos ômega-3, que demonstraram ser particularmente benéfico para o coração.

Os ômega-3 não só parecem diminuir o risco de doença arterial coronariana, mas também podem ajudar a baixar os níveis de pressão arterial e proteger contra batimentos cardíacos irregulares. Eles podem te origem animal, encontrados nos peixes gordurosos como o salmão, arenque, sardinhas e truta e também vegetal, nas sementes de linhaça e nozes.

Lista de alimentos com gordura vegetal saudável

  • Abacate;
  • Nozes;
  • Azeitonas;
  • Sementes de chia;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Óleo de semente de uva;
  • Óleo de linhaça.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você imaginava que a gordura vegetal faz mal ou não? Sabia que existem tipos diferentes dela? Quais você consome com mais frequência? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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