7 melhores frutas para engordar

Especialista da área:
atualizado em 27/01/2022

Se você precisa ganhar peso, mas quer fazer isso sem perder a saúde, vale a pena apostar em frutas para engordar.

Apesar de ser o sonho de muita gente, estar abaixo do peso ideal pode ser ruim para a sua saúde. Nesses casos, é importante engordar, mas de forma saudável.

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Para alcançar esse objetivo, a melhor estratégia é apostar em alimentos saudáveis como as frutas.

Além de comer frutas nos lanches do dia, você pode adicioná-las em várias receitas, inclusive de saladas, smoothies, shakes ou misturá-las com aveia e granola, por exemplo. 

As frutas combinam com várias coisas, então use sua criatividade nas receitas e comece a consumir hoje mesmo as melhores frutas para engordar com saúde.

1. Banana

A banana é uma das melhores frutas para quem deseja engordar. Isso porque além de acessível, a fruta é rica em calorias. Em uma porção de 100 g há até 109 calorias.

A fruta também apresenta fibras que regulam o intestino e minerais como o potássio e o magnésio que previnem as cãibras musculares e ajudam a controlar a pressão arterial.

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2. Abacate

Abacate
O abacate é uma das frutas mais calóricas, mas cheia de nutrientes

Uma porção de 100 g de abacate contém 160 calorias. Além de calórica, a fruta contém ácidos graxos monoinsaturados que são benéficos para o sistema cardiovascular. 

Outros nutrientes presentes no abacate são vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, potássio e magnésio.

3. Coco

Em um pedaço de 100 g de polpa de coco existem cerca de 423 calorias. De fato, o coco é uma fruta extremamente calórica e rica em carboidratos, fibras e gorduras. 

O coco é uma boa pedida para a sobremesa, já que ele é doce e suculento. Além disso, ele funciona como um isotônico natural, pois contém minerais como o manganês, o selênio, o fósforo e o cobre.

Ao incluir o coco na sua dieta, você pode ter mais facilidade no ganho de peso e ainda colhe benefícios como a melhoria da digestão, um coração mais saudável e um sistema imunológico mais forte. Apenas tome cuidado com o excesso e aposte em uma alimentação o mais variada possível no dia a dia.

4. Manga

O teor calórico pode variar de acordo com o tipo de manga, mas em geral uma porção de 100 g da fruta fornece cerca de 70 calorias.

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Trata-se de uma fruta de sabor agradável, refrescante e que oferece nutrientes como fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas como a vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Por conta desses nutrientes, a manga ajuda não só a engordar com saúde como também a fortalecer o sistema imunológico, melhorar o funcionamento do intestino, melhorar a saúde dos olhos e deixar a pele e cabelos mais bonitos.

5. Frutas secas

frutas secas
Frutas secas são outra opção com uma boa quantidade de calorias

Uma pequena porção de frutas secas oferece muitas calorias. Uma xícara com 100 g de uvas passas, por exemplo, contém até 326 calorias.

Além da uva passa, outras frutas secas ou desidratadas como a tâmara, a ameixa, o damasco e o cranberry também cumprem o papel de ajudar a engordar.

As frutas desidratadas também apresentam fibras insolúveis e micronutrientes importantes para a saúde. Porém, é preciso consumi-las com moderação para não elevar muito o açúcar no sangue, já que as frutas secas têm um alto índice glicêmico.

Outra opção bem calórica são as frutas em calda, mas geralmente elas são ricas em açúcar e aditivos alimentares que prejudicam a saúde.

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6. Açaí

O açaí é um fruto brasileiro que fornece bastante energia. Uma porção de 100 g de polpa de açaí in natura sem açúcar tem cerca de 68 calorias.

Além de ser delicioso, o açaí tem compostos antioxidantes que melhoram o sistema imunológico, previnem o envelhecimento precoce e ajudam a evitar várias doenças.

Mas tome cuidado para não escolher um açaí com açúcares adicionados que podem causar picos de glicose e insulina no sangue e prejudicar o seu ganho de peso saudável.

7. Uva

Uva
Uvas são um ótimo petisco para quem precisa ingerir mais calorias no dia

A depender do tipo de uva, podem existir variações, mas em geral uma porção de 100 g contém aproximadamente 57 calorias. Dessa forma, a fruta pode te ajudar a consumir mais calorias ao longo do dia.

Vale ressaltar que a uva é extremamente saudável e, na sua casca, é encontrado o antioxidante resveratrol que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de câncer.

Por fim, se você estiver com dificuldades no ganho de peso, procure um nutricionista para te orientar.

Fontes e referências adicionais

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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