Como Escolher Uma Cerveja Sem Glúten

Especialista:
atualizado em 23/07/2018

Muitos grãos diferentes foram usados para fazer cerveja no último milênio. É claro, cevada é melhor, seguida pelo trigo e centeio. O problema com esses grãos – pelo menos para pessoas que sofrem de doença celíaca – é que todos eles contêm glúten. Glúten é responsável por criar uma reação autoimune no intestino delgado das pessoas com essa condição particular. A reação pode ser debilitante, causando grande desconforto e possível interrupção de longo prazo no funcionamento do intestino delgado. Isso quer dizer que pessoas com doença celíaca não retiram os nutrientes que precisam dos alimentos e podem experimentar muitos outros problemas de saúde.

Em resposta à demanda crescente por cerveja sem glúten no mercado, muitas fábricas pelo mundo começaram a introduzir novos produtos todos os anos.

Grãos e amidos usados na cerveja sem glúten

Aqui está uma lista dos grãos proibidos e seus derivados que pessoas com doença celíaca devem evitar:

  • Cevada e malte de cevada
  • Malte, extrato de malte, saborizante de malte e vinagre de malte.
  • Centeio
  • Trigo – incluindo semolina, kamut e espelta

Cerveja feita com grãos sem glúten provavelmente não se iguala à cerveja normal em sabor e qualidade, mas para algumas pessoas que encaram uma restrição para a vida toda, a cerveja sem glúten é uma interessante saída.

Sorgo, milhete e trigo sarraceno são as três substituições mais comuns usados para fazer cerveja sem glúten, mas há uma lista mais completa de grãos e amidos que são seguros para consumo:

  • Feijão
  • Trigo Sarraceno é uma planta com origens na China. Seus pequenos grãos são moídos, o que separa a parte comestível de suas cascas. Essa parte comestível é então torrada e usada como um produto de grãos.
  • Milho
  • Milhete é uma família de gramas e representa uma das culturas mais antigas a ser cultivada pelo homem. As sementes de milhete são colhidas e usadas em alimento ou alimentação; nesse caso, o alimento é cerveja! O milhete tem sido usado regularmente para fazer cerveja na África, e agora é um dos grãos mais usados comercialmente para fazer cerveja sem glúten.
  • Batata
  • Quinoa
  • Arroz
  • Sorgo é uma grama vigorosa que tolera o tempo seco e é comumente usado como um dos ingredientes da cerveja africana.
  • Soja
  • Tapioca

Uma lista de cervejas sem glúten

A maioria das fábricas de cerveja sem glúten formularam seus produtos com ingredientes e processo totalmente sem glúten que asseguram a pureza do produto. Mas alguns processos de filtragem usados por companhias tornam o glúten indetectável em cervejas com pouco glúten, então a menos que a cerveja seja totalmente sem glúten, pessoas com doença celíaca não têm garantia de que seja completamente segura. Compradores e bebedores, cuidado!

Cervejas Sem Glúten Comercializadas

Cerveja Cervejaria País
Australia Pale Ale Billabong Austrália
O’Brien Premium Lager O’Brien Austrália
Green’s Discovery Amber Ale De Proef Bélgica
Green’s Endeavor Dubbel De Proef Bélgica
Green’s Quest Tripel De Proef Bélgica
La Messagère New France Canadá
Kukko Pils Laitilan Finlândia
Beer Up Glutenfrei Pale Ale Brauerei Grieskirchen Alemanha
Birra 76 Bi-Aglut (produtos alimentares) Itália
Mongozo Palmnut Mongozo Beers Holanda
Mongozo Quinua Mongozo Beers Holanda
Celia Saison The Alchemist Estados Unidos
Dragon’s Gold Bard’s Tale Estados Unidos
New Grist Lakefront Estados Unidos
Mbege Sprecher Estados Unidos
Passover Honey Beer Ramapo Valley Estados Unidos
Redbridge Anheuser-Busch Estados Unidos
Shakparo Ale Sprecher Estados Unidos
Tread Lightly Ale New Planet Estados Unidos

Você sofre de alguma condição em que é necessário o consumo de produtos sem glúten? A cerveja é um desses exemplos? Comente abaixo sua experiência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 3,59 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

25 comentários em “Como Escolher Uma Cerveja Sem Glúten”

  1. Tenho intolerância ao glutem .Aqui em Teresina no pi não encontro em supermercados nenhum a cerveja sem glutem. Como faço pra comprar?

  2. A cerveja 55 Beer tem rótulo de ¨Sem glúten¨. Ela é feita no Brasil. Mas, entre os ingredientes está o malte. E alerta que contém derivados de cevada. Fiquei com muita dúvida sobre a segurança em consumí-la. Vocês poderia dar alguma orientação sobre isso? Grata.

  3. O Brasil deveria fabricar cervejas sem glútem para não cansar problemas de saúde na população que consome. As cervejas brasileiras deveria rever esse problema.
    Infelizmente o Brasil é do tempo da roda quadrada.

  4. Bom dia sou Rose Gmur! Moro na Suiça zurick ,amei essa reportagem gosto de cerveja mais sempre estou preocupada com o glúten, agora estou muito feliz pela listagem de cervejas sem glúten que vcs postaram. Amei e muito obrigada vou passar pra muita gente essa informação. Obrigada

  5. Interessante a cerveja sem gluten, gostaria de recer mais informacoes sobre o assunto por favor
    silasdml@gmail.com
    muito obrigado

  6. Olá, gostaria de saber como fabricar a cerveja caseira sem glutem? Sou intolerante à gluten e lactose.
    Ficaria muito feliz em saber fazer eu mesma a minha bebida!

    Desde já obrigada
    Luzia

    • Cerveja Lake side, meus caros, e para quem está desinformado o glúten faz mal pra qualquer ser humano, sorte nos que tem intolerância à isso pois nós aos quais não somos obrigados a fazer uma dieta restrita estamos fadados a vários tipos de problemas de sai de provenientes dessa proteína e poucos sabem que o responsável maior é o glúten.

      • Como você pode falar uma coisa dessa, para seus leitores?
        O glúten e uma substância altamente prejudicial a saúde humana!
        Não somente para quem tem a doença celíaca.
        O glúten significa cola, e é isso mesmo que ele é!
        Ele adere as paredes do entestino de qualquer um que consuma ele, causando falta de absorção de nutrientes, e deixando algumas proteínas não digeridas passarem o que faz com que nossos anticorpos entre em ação e ataquem essas substâncias.
        Aí então começa o desastre, pois se algum órgão seu tiver a mesma cadeia de proteína que foi atacada, por exemplo a tireóide, nossos próprios anticorpos vai atacar sua tireóide, causando danos irreversíveis e até câncer!
        Então pelo amor de Deus, pesquise sobre o assunto e se retrate diante de seus leitores.
        pois o GLÚTEN É MALÉFICO PARA TODOS OS SERES HUMANOS, E NÃO APENAS PARA CELÍACOS!

  7. Senhores, bom dia. Agora fiquei triste e desanimado com essa historia do GLUTEN nas Cervejas. Porque sou usuario de CERVEJAS, bebo no sabado e no domingo. Vendo agora uma reportagem sobre o Gluten que ofende o organismo humano, fiquei triste e desanimado, principalmente com referencia a CERVEJA. O Gluten ingerido pela pessoa, dar cancer no intertino, diabete 2 e tireoide. Sera que no brasil, não existem uma fabrica que produza Cerveja sem Gluten? Gostaria que os Senhores me respondessem para meu e-mail essa pergunta, ficarei muito grato pela resposta. Essa reportagem foi muito objetiva e boa, gostei muito, resta agora, encontrar CERVEJAS sem GLUTEN. Obrigado e aguardo e aguardo resposta.

    • Prezado Antonio. Nao se desamine. O gluten so é prejudicial para quem tem intolerancia à proteina. Existe o celiaco, que é uma condição severa e mero “intolerante”. O meu caso é o segundo. Assim, caso vc. nao tenha a intolerancia (exame de sangue e ou biopsia do intestino te darão a resposta), nao terá problema algum em consumir o gluten. Quanto as cervejas sem gluten, existe sim no brasil, mas independentemente disto, o valor de uma lata chega a R$20,00… O boa dica é dedicar-se a produção de cerveja artesanal sem gluten. O macete é o extrato de sorgo. Mas pode ser feita com milho, quinoa, trigo serraceno, etc.. Caso tenha paciencia, se aventure na produção da cerveja caseira. É barata, é relativamente gostosa, (nao é comparável a cerveja comum), e feita por vc. Se animar, mande e-mail que trocamos experiencias sobre o fabrico caseiro das sem gluten. Abraços

      • Boa tarde Mozart Tavares! Quero saber mais sobre a produção de cerveja artesanal sem gluten por favor. Obrigado. Meu nome é WALTER e moro em Maceió AL meu e-mail é walter1974alves@gmail.com

      • Boa tarde Mozart Tavares! Quero saber mais sobre a produção de cerveja artesanal sem gluten por favor. Obrigado. Meu nome é WALTER e moro em Maceió AL meu e-mail é parfan@gmail.com

      • Sr Mozart Boa noite. Seria possível ter o seu apoio na produção de cerveja sem glúten. Meu contato e 62 9 9181 7980 wth zap email henriquegirao@hotmail.com
        Abcs

      • Mozart boa tarde, eu sou um grande apreciador de cervejas e recentemente descobri que tenho intolerância à glúten. Lendo seu comentário gostaria de saber mais sobre a fabricação de cerveja artesanal de cerveja sem glúten.

    • Glúten faz mal sim, e não é somente pra quem é celíaco, apresentei problema na tireóide, meu médico me recomendou a tirar o glúten tratar o intestino e fazer as reposições, me acostumei a não ter a proteína pois como os carboidratos e faço as substituições, melhorei até meu índice glicêmico melhorou. Mas sinto onde moro já procurei cerveja sem glúten e não encontro… sinto falta. Mas recomendo quem puder retire o glúten.