Como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz

publicado em

A lavagem nasal diária é a melhor forma de desentupir o nariz e reduzir os desconfortos da gripe, resfriado, rinite alérgica e sinusite.  

Aprender a como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz pode ser a solução de quem fica diariamente em contato com substâncias que irritam a mucosa do nariz e desencadeiam uma resposta inflamatória exagerada, por meio da qual há uma produção excessiva de catarro nas vias respiratórias. 

Essas substâncias irritantes podem ser o pólen de alguma planta da época, pelos de animais, poeira, mudança de clima, entre outros. Para aliviar o nariz entupido e promover uma recuperação mais rápida, nada melhor do que uma lavagem nasal. 

Veja como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz

Lavagem nasal
O uso do soro fisiológico é o mais comum para a lavagem nasal

1. Soro fisiológico 

O soro fisiológico é a solução mais recomendada para se fazer a lavagem do nariz. Você pode adquiri-lo em uma farmácia. Caso compre um frasco grande, cujo conteúdo não será usado de uma única vez, guarde-o na geladeira e retire apenas a quantidade que irá usar, alguns minutos antes do procedimento, para que a solução não esteja gelada durante a lavagem. 

Caso queira fazer um soro fisiológico caseiro, você vai precisar de: 

  Continua Depois da Publicidade  
  • 1 litro de água filtrada
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Dissolva e misture os sais na água, até obter uma solução homogênea. A quantidade ideal de soro a ser injetado em cada narina é de 10 a 20 mL, para os adultos, e 5 mL para as crianças. 

O que sobrar do soro fisiológico pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas. 

Saiba mais sobre para que serve o soro fisiológico

2. Instrumentos

Os instrumentos mais eficientes para fazer as lavagens nasais são aqueles desenvolvidos especificamente para isso, encontrados em farmácias com o nome de “higienizador nasal”. Existem várias marcas no mercado, mas as mais conhecidas são Narin® e Nasivent®.

  Continua Depois da Publicidade  

Caso não consiga adquirir esses instrumentos próprios para lavagem, não tem problema, você pode comprar uma seringa de rosca, que é aquela sem bico e agulha. A seringa com ponta de rosca é mais confortável e gera menores riscos de você se machucar.

3. Lavagem nasal para desentupir o nariz

O melhor local para fazer a lavagem a nasal para desentupir o nariz é no banheiro. 

  • Posicione-se em frente ao espelho.
  • Incline a cabeça levemente para frente, de modo que seu nariz fique apontado para o ralo da pia. 
  • Agora, incline levemente a cabeça para o lado esquerdo. 
  • Durante a lavagem, você terá que respirar pela boca, então deixe-a aberta. 
  • Pegue de 10 a 20 mL de soro e insira a ponta da seringa ou higienizador nasal na narina direita. 
  • O excesso de catarro, que estava obstruindo seu nariz e os seios nasais, sairá pela narina esquerda. 
  • Assoe o nariz suavemente com um lenço de papel, para retirar qualquer resíduo que tenha ficado e o excesso de umidade.
  • Em seguida, faça o mesmo procedimento na outra narina. 

4. Frequência de lavagem nasal

Em tempos em que você não sente tantos desconfortos no nariz, por exemplo, quando não está com gripe ou enfrentando uma alergia, você pode lavar o nariz 2 vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. 

Mas, se estiver com rinite alérgica, sinusite, gripe ou resfriado, em que muito catarro é produzido e fica acumulado nos seios nasais e no nariz, é recomendado fazer a lavagem nasal, pelo menos, 4 vezes ao dia

Fazendo isso, você não só alivia o desconforto de ficar com o nariz entupido, como também diminui as chances do processo inflamatório se intensificar e prolongar. Assim, você se recupera mais rapidamente do problema. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer lavagem nasal em bebês

Nos bebês, deve-se utilizar uma seringa menor, com capacidade para 5 mL de líquido:

  1. Posicione o bebê no seu colo, de frente para o espelho. 
  2. Segure, gentilmente, a cabeça do bebê, para que ele não vire e se machuque. 
  3. Coloque a seringa em uma narina do bebê e injete o soro fisiológico de uma vez. 
  4. O jato entrará por uma narina e sairá pela outra, naturalmente.
  5. Em seguida, faça o mesmo procedimento na outra narina.  

Com o tempo, o bebê se acostuma com as lavagens nasais e tende a não ser mais necessário segurar sua cabeça. 

É muito importante praticar a lavagem nasal nos bebês, para que consigam mamar e dormir melhor. O ideal é lavar as narinas do bebê antes da mamada, para facilitar a sua alimentação e para que o soro na garganta não provoque vômito, atrapalhando a sua nutrição. 

Para dormir, deixe a cabeça do bebê mais alta, para facilitar sua respiração. A dica é válida também para os adultos que sentem dificuldade para dormir, quando o nariz está entupido. 

Caso você ou o bebê esteja com tosse noturna, confira as dicas deste artigo

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas para evitar o nariz entupido

Nariz entupido
Algumas dicas podem ajudar a reduzir os casos de nariz entupido

Além das lavagens nasais, você pode diminuir o seu contato com os gatilhos que provocam a sua alergia. 

Se você sabe que tem alergia ao pólen de alguma planta que floresce nesta época, evite praças e parques que têm muitas árvores, para reduzir as chances de você entrar em contato com o pólen da planta alérgena. Quadros alérgicos também estimulam muitos espirros, veja como parar de espirrar rapidamente

Muitas pessoas também têm alergia a ácaro, então é uma boa prática colocar o seu colchão e travesseiros na área externa, para receber a luz do sol. Também é importante lavar e trocar as roupas de cama com frequência. 

Ao chegar o inverno, tiramos as roupas de frio que ficaram guardadas no guarda-roupas. Ao fazer isso, podemos entrar em contato com o mofo, que cresce em ambientes quentes, úmidos e escuros. Para evitar o problema, limpe o seu guarda-roupa com um pano úmido e deixe-o aberto para secar. 

Em dias muito secos, utilize um umidificador de ar nos cômodos de sua casa ou no seu local de trabalho. Caso não tenha um umidificador ou vaporizador, coloque um balde com água fervente perto de você, para melhorar a sua respiração e aliviar o desconforto. 

Não esqueça de beber água, mesmo em dias muito frios, pois nosso corpo precisa ser hidratado. Quanto menor a quantidade de água ingerida no dia, mais espesso fica o catarro preso nas vias respiratórias, dificultando a sua eliminação. Confira algumas sugestões de aplicativos, para te lembrar de beber água

Use compressas quentes no rosto, para ajudar a soltar o catarro que fica preso nos seios nasais, especialmente em quem tem sinusite

Sempre que for possível fazer a lavagem nasal com soro fisiológico ao invés de usar medicamentos em spray que desobstruem o nariz, faça-o. Muitos medicamentos que desobstruem o nariz promovem uma vasoconstrição, que é a diminuição do calibre dos vasos que irrigam o nariz. Isso pode prejudicar a saúde do seu coração em longo prazo e até levar à dependência. 

Fontes e referências adicionais

Você já tentou fazer lavagem nasal? O que você acha do efeito da lavagem nasal? Quantas vezes por dia, você costuma lavar o seu nariz? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário