Como aliviar a tosse noturna – Dicas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 12/07/2021

A tosse pode dificultar o sono e causar muito estresse, ainda mais durante a noite. Para resolver esse problema, confira como aliviar a tosse noturna de uma vez por todas.

  Continua Depois da Publicidade  

A condição pode ter várias causas, desde alergias respiratórias até infecções. Mas a impressão que temos é que ela à noite, não importa a sua causa. Assim, trouxemos algumas soluções para acabar com a tosse noturna.

Como aliviar a tosse noturna

Em primeiro lugar, garanta a limpeza do seu ambiente – principalmente do seu quarto. Se você é propenso a alergias, por exemplo, qualquer poeira no seu ambiente de sono pode ser um gatilho para a tosse noturna.

Além disso, outros truques úteis para acabar com a tosse noturna são:

1. Inclinar a cabeceira da cama

Um dos motivos para a tosse piorar durante a noite é o somples fato de deitar. Quando uma pessoa com tosse deita reto na cama, o muco pode se acumular atrás da garganta e causar mais vontade de tossir.

Por isso, elevar a cabeceira da cama ou usar travesseiros extras para dormir pode ser uma ótima opção para diminuir o seu reflexo de tossir.

2. Tomar mel

A menos que você seja alérgico, o mel pode fazer maravilhas pela sua tosse, pois ele pode diminuir a irritação na garganta, suprimir a tosse, reduzir a inflamação e até mesmo ajudar a soltar o muco acumulado nas vias respiratórias.

Se possível, adoce um chá quentinho com um pouco de mel para combinar os dois remédios caseiros em uma tacada só.

3. Beber água

Muitas vezes, a tosse noturna é um sinal de desidratação. As nossas mucosas – incluindo a garganta – precisam de hidratação constante.

Por isso, manter-se bem hidratado ao longo do dia ajuda a proteger a garganta de substâncias irritantes. Além da água, você pode tomar chás e sucos naturais sem açúcar para ajudar na hidratação.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Fazer gargarejo com água salgada

A água salgada morna pode aliviar a dor e a irritação na garganta. Assim, fazer um gargarejo pouco antes de deitar pode acabar com a sua tosse noturna.

Para preparar o gargarejo, basta misturar uma colher de chá de sal em um pouco de água morna. Mas lembre-se de não engolir a água salgada!

5. Umedecer o ar

A sua tosse noturna pode piorar quando o ar está seco. Se este for o caso, use um umidificador de ar no seu quarto para tossir menos e dormir melhor.

Se você não tiver um aparelho de umidificar o ar, coloque uma bacia com água morna perto da sua cama. A evaporação da água será suficiente para deixar o seu quarto mais agradável.

6. Evitar o uso de ar condicionado

Aliás, evitar o ar condicionado contribui com a dica anterior de umidificar o ar. Isso porque o ar condicionado contribui para deixar o ar mais seco. Por isso, ele pode ser muito prejudicial para a sua tosse noturna. Assim, quando você estiver com tosse, desligue o ar condicionado.

7. Usar um spray nasal

Aplicar um spray nasal dentro do nariz pouco antes de dormir pode ajudar em alguns casos. Isso porque geralmente a tosse noturna está associada com outros sintomas respiratórios – incluindo o nariz entupido.

Usando um spray de solução salina, o seu nariz fica mais úmido e menos irritado. Além disso, o muco fica mais fino, facilitando a sua saída.

Toda essa remoção de impurezas do nariz promovida pelo spray nasal ajuda a aliviar a garganta irritada e, consequentemente, a tosse noturna.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Trocar a roupa de cama com maior frequência

Nós não percebemos, mas nossa roupa de cama acumula muitos ácaros e pequenas impurezas ao longo do dia. 

Assim, lavar a sua roupa de cama a cada dois dias ou no mínimo 1 vez por semana é fundamental para diminuir a quantidade de alérgenos na hora de dormir.

9. Tomar um supressor de tosse à noite

Quando a tosse noturna é seca – isto é, não produz catarro – o seu médico pode indicar um supressor de tosse para você tomar antes de dormir. 

Esse remédio é capaz de bloquear o reflexo de tosse e permitir uma noite de sono mais tranquila. No entanto, nunca tome um supressor de tosse sem orientação médica, pois ele pode piorar a sua condição quando usada da maneira errada.

Aproveite e confira também outros remédios para a tosse.

Cuidados 

Caso a tosse não melhore ou venha acompanhada de outros sintomas, procure o seu médico. Os sintomas aos quais você deve ficar mais atento para buscar ajuda incluem:

  • Tosse com sangue;
  • Febre;
  • Muco por mais de 5 dias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor no peito.

Apesar do desconforto e dificuldades no sono que a tosse pode causar, não se esqueça de que a tosse é um ótimo mecanismo de defesa do organismo, pois é através dela que o corpo consegue eliminar boa parte de impurezas e germes das vias aéreas.

Mas, quando a tosse persiste por muito tempo, o ideal é consultar um médico para tratar a condição da forma mais segura e eficaz para você.

Vídeo

Se além da tosse noturna, você sente muita dor de garganta, não deixe de conferir o vídeo abaixo! Nele, a nossa nutricionista mostra os melhores remédios caseiros para acabar com a dor de garganta:

Fontes e referências adicionais

Você tosse muito a noite? Já considerou a possibilidade de uma alergia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário