Como parar de espirrar rapidamente: 6 dicas

Especialista da área:
atualizado em 18/02/2022

Ter uma crise de espirro pode ser um tanto constrangedor, especialmente quando estamos com pessoas à nossa volta que acabam nos desejando “saúde” várias vezes seguidas. Nesses momentos, tudo que queremos é parar de espirrar rapidamente. 

Muitas são as causas dos espirros ininterruptos: alergias, gripe, resfriado, odores fortes, ar seco, irritantes químicos e físicos. Por exemplo, a crise de espirros pode acontecer por causa do cheiro de um perfume, de um produto de limpeza, de pimenta-do-reino, pela presença de poeira sobre os móveis ou, simplesmente, ao sair no sol.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja algumas formas de parar de espirrar rapidamente e saiba quando os espirros constantes podem ser preocupantes.

homem espirrando
Confira algumas ideias que podem ajudar a parar de espirrar

Lavar dentro do nariz

A melhor forma de parar de espirrar rapidamente é lavar dentro do nariz com soro fisiológico, que você encontra em qualquer farmácia. Você também pode fazer soro fisiológico em casa, veja como

Uma dica para preservar o soro é manter o frasco na geladeira e tirá-lo alguns minutos antes de usar, para que o líquido fique na temperatura ambiente. 

  • Com uma seringa sem agulha, pegue 20 mL de soro fisiológico. 
  • Coloque a seringa em uma narina e incline a cabeça na direção oposta. Ou seja, se você colocar a seringa na narina direita, você vai inclinar a cabeça para a esquerda e manter a boca aberta. 
  • Injete o soro fisiológico na narina direita. Nesse momento, o soro saíra pela narina esquerda e pela boca. 
  • Faça esse mesmo procedimento, aplicando o soro na narina esquerda. 
  • Ao final, você pode usar um lenço de papel para secar o excesso de água. 

Esse procedimento elimina os possíveis microrganismos ou alérgenos presentes dentro do seu nariz. Além disso, também limpa o excesso de muco, te ajudando a respirar melhor. Ao eliminar as impurezas, você consegue parar de espirrar rapidamente. 

Usar vapor de água

Essa estratégia é bastante eficiente para limpar as narinas e parar uma crise de espirros, principalmente quando é causada por poeira e ar seco. Há algumas opções que você pode usar conforme a sua condição no momento: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • Umidificador de ar: se a crise de espirro costuma acontecer no trabalho, por causa da poeira ou até o cheiro de algum perfume, você pode usar um umidificador de ar portátil. O vapor de água manterá as suas vias aéreas sempre úmidas e, assim, reduzirá as chances de você ter uma crise de espirros. 
  • Banho morno ou quente: se você chegou em casa e tem algum tipo de alergia sazonal, aquela que aparece em uma época específica do ano devido ao pólen de alguma planta, por exemplo, e ficou com uma crise de espirros, a melhor opção é tomar um banho morno ou quente. O banho tirará todo o resíduo de pólen ou outro alérgeno do seu corpo e do seu cabelo, e o vapor de água te ajudará a parar de espirrar. 

Tomar medicações

Algumas pessoas necessitam de medicações antialérgicas para ajudar a controlar as reações, incluindo as crises de espirro. Existem muitos medicamentos desenvolvidos para este fim, por isso é essencial que você se consulte com um médico alergologista, para que ele indique a medicação mais adequada para o seu caso. 

  • Anti-histamínicos orais: esses medicamentos reduzem a reação exagerada do sistema imunológico, responsável pelos sintomas característicos das alergias, como coriza, lacrimejamento ocular, espirros, congestão nasal e coceira. Os anti-histamínicos de primeira geração provocam sonolência, como é o caso da loratadina. Os de segunda geração, geralmente, não provocam esse efeito, como a desloratadina, ebastina e bilastina. 
  • Spray nasal: os anti-histamínicos também podem ser encontrados na forma de sprays nasais, como o Dymista® (cloridrato de azelastina + propionato de fluticasona), cujo efeito é rápido, entre 5 e 15 minutos após a administração. 

Eliminar a causa

Se a causa da sua alergia não estiver mais presente, suas crises de espirro cessarão. Para eliminar a causa, você precisa, antes, identificá-la. 

  • Será que é alguma espécie de flor que está florescendo? Nesse caso, você pode evitar, quando possível, sair de casa. Quando não for possível, você pode trocar de roupas ou tomar um banho, para eliminar o pólen que estiver depositado sobre você. 
  • Você teve contato com algum bichinho de estimação, cujo pelo desencadeou uma crise de espirros? Se for esse o caso, você pode aspirar o ambiente e usar um rolo adesivo para tirar pelos de cadeiras, sofá e da sua roupa. 
  • Você consegue identificar algum foco de mofo no ambiente ou excesso de poeira nas superfícies? Você pode passar um pano umedecido sobre as superfícies e, também, no chão. Evite usar espanador e vassoura, porque eles fazem a poeira levantar, o que pode piorar a sua crise de espirros. Para resolver o problema do mofo, o ideal é que você contrate um profissional especializado, para fazer uma impermeabilização da estrutura. 

Não olhar diretamente para a luz

Você conhece alguém que começa a espirrar ao sair no sol? Ou já ouviu aquela recomendação de olhar para a luz, quando está com vontade, mas não está conseguindo espirrar? Isso realmente acontece com algumas pessoas, que são portadoras da Síndrome ACHOO

Essa síndrome é caracterizada pela sensação de formigamento no nariz e uma vontade incontrolável de espirrar ao olhar para uma luz muito forte, geralmente o sol. Trata-se de uma herança genética dominante, ou seja, se você tem, com certeza um de seus pais também. 

A forma mais eficiente de evitar os espirros causados pela luz é proteger os seus olhos do sol, utilizando óculos escuros. 

Coçar o céu da boca

Outra forma prática para parar de espirrar rapidamente é coçar ou esfregar o céu da boca com a língua. Após 5 ou 10 segundos fazendo isso, você sentirá um alívio da vontade incontrolável de espirrar. Outra opção é pressionar a língua contra os dois dentes da frente, que terá o mesmo efeito de coçar o céu da boca. 

  Continua Depois da Publicidade  

Quando procurar ajuda médica

Mulher espirrando
Se os sintomas estiverem perdurando muito tempo ou piorando, é melhor procurar um médico

Geralmente, os espirros, assim como a coriza e a coceira no nariz, são resolvidas com essas dicas. Mas, em alguns casos, esses sintomas podem se tornar preocupantes, quando acompanhados de outros sinais ou sintomas, como: 

  • A duração dos sintomas passa de 10 dias. 
  • Febre acima de 38ºC.
  • Catarro com cor amarelada ou esverdeada.
  • Dor na cavidade e nos seios nasais. 
  • Catarro com sangue

Ao apresentar esses sinais e sintomas, é recomendado que você procure um médico, pois os espirros podem ser uma das indicações de que alguma infecção ou outro problema de saúde esteja ocorrendo.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar da Síndrome ACHOO? Você prefere lavar o nariz com soro fisiológico utilizando uma seringa ou aplicar um spray nasal? Qual método você já usou para parar de espirrar rapidamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário